Com o objetivo de apresentar aos estudantes do Ensino Médio as oportunidades oferecidas pelo Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF, os coordenadores dos cursos ligados ao instituto organizaram uma mostra dos cursos de graduação oferecidos no campus Rio Grande que são Matemática Licenciatura, Matemática Aplicada, Física Licenciatura e Física Bacharelado.

As atrações ocorrem na sala 2120 do pavilhão 2 do campus Carreiros, com a ajuda de graduandos, professores e técnicos, que apresentaram o universo acadêmico aos futuros ingressantes, incluindo minilaboratórios e experimentos preparados para a ocasião. Além do contato direto, os estudantes tem a oportunidade de participar de palestras sobre o processo seletivo do Enem/Sisu, documentação, dúvidas frequentes e todo o processo que envolve o ingresso na universidade, com o coordenador de Processos Seletivos Ricardo Giaccobo e a Assistente da Pró-Reitoria de Graduação Letícia Chaplin.

O Professor Cristian Giovanny Bernal do IMEF, apresentou o minicurso astrofísica das estrelas de nêutrons na X Semana da Física do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Com mais de 120 estudantes inscritos o minicurso teve um  grande êxito e muitos estudantes já começaram a pensar num futuro mestrado nesta área, possivelmente na FURG. O IMEF foi bem representada pelo Dr. Cristian e parcerias de pesquisa estão começando a se formar.

Mais detalhes em: http://www.eventos.ufu.br/infis/xsefis/2017/09.

A Universidade Federal de Rio Grande, campus Carreiros, está oferecendo 10 vagas para cursar o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) em 2018.

Inscrições nacionais

A inscrição para o processo seletivo será realizada on-line, de 11/09/2017 à 01/10/2017, devendo o candidato preencher o formulário eletrônico disponível no endereço http://www.sbfisica.org.br/mnpef

02/10/2017: até o limite de horário estabelecido pela instituição bancária para processamento do pagamento nessa data: prazo final para pagamento da taxa de inscrição. O comprovante do pagamento da taxa de inscrição deverá ser apresentado no ato da realização da prova escrita.

Para maiores informações sobre a prova escrita nacional, a inscrição e o pagamento da taxa de inscrição veja:
o edital nacional: http://www1.fisica.org.br/mnpef/sites/default/files/EditalNacional-MNPEF2018-rev1.pdf
e o edital local: http://www1.fisica.org.br/mnpef/sites/default/files/Polo21-FURG-EditalComplementar2018-1.pdf

ou acesse: www.mnpef.poloriogrande.furg.br/ 
ou mande um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O aluno do curso de licenciatura em Física, Gutemberg Conrado, apresentou o trabalho "Ciência 3D impressa: construindo um telescópio newtoniano" na XLI Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, que aconteceu entre os dias 4 e 8 de setembro na cidade de São Paulo.

O trabalho apresentado detalha a construção de um telescópio newtoniano automatizado. A estrutura do telescópio foi desenvolvida e fabricada para ser compacta e leve, elaborada através de software de modelagem e confeccionada em impressora 3D. E para sua automatização foi necessária a programação do sistema de busca automático e o desenvolvimento e fabricação de um sistema de busca do tipo GOTO com base em Arduino.

Com os devidos cuidados na construção do telescópio foi possível obter um equipamento com qualidade comparada aos existentes no mercado, mas por um preço inferior. O telescópio já foi levado a várias escolas da cidade de Rio Grande e a alguns eventos para a realização de observações astronômicas. 

O trabalho faz parte de um dos projetos desenvolvidos pelo Laboratório Ciência 3D Impressa coordenado pelo Prof. Dr. Everaldo Arashiro e com participação dos professores Aline G. Dytz, Matheus J. Lazo e Dinalva A. Sales todos dos Instituto de Matemática, Estatística e Física.

Maiores informações: https://ciencia3dimpressa.wixsite.com/home

Clique aqui para visualizar o resultado do processo eleitoral para Coordenador Adjunto do Curso de Física Licenciatura.

O Laboratório Ciência 3D Impressa, de coordenação do Prof. Everaldo Arashiro e participação dos professores Aline Guerra Dytz, Matheus Jatkoske Lazo e Dinalva Aires de Sales, esteve presente nos dias 25 e 26 de agosto da Feira das Profissões no Partage Shopping.

Na oportunidade os alunos Gutemberg Conrado Santos, Suzielli Martins Mendonça, Erlifas Moreira Rocha, Enzo Fellippo Centenaro da Silva e Mateus Barcellos da Silva tiveram a oportunidade de mostrar para público presente alguns dos projetos desenvolvidos pelo laboratório com o uso da tecnologia de impressão 3D. Entre os produtos estavam um telescópio newtoniano automatizado, espectrômetro e um braço hidráulico, além de outros produtos direcionados ao ensino de física para cegos e projetos desenvolvidos em parceria com a Faculdade de Medicina.

A direção do IMEF parabeniza os docentes, estudantes e técnicos pela participação na Feira das Profissões da FURG no Shopping Partage. Agradece a todos que participaram divulgando os seus trabalhos e apresentando o IMEF para a comunidade neste lindo evento e também a todos que auxiliaram na organização do espaço IMEF.

Segundo a diretora do IMEF, professora Adriana Ladeira Pereira, "o stand do IMEF foi um sucesso e recebeu inúmeros elogios de todos que ali passaram".

 

O Cento Acadêmico da Matemática- CAMAT convida a comunidade acadêmica a participar do I Mini Colóquio Acadêmico da Matemática que irá acontecer nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2017.

A programação completa pode ser acessada aqui.

Como parte do processo de Internacionalização da FURG, a estudante Laura Neves do Amaral, Mestranda da pós-graduação em Física da IMEF, viajou para o México realizar um intercambio de um semestre (Agosto-Dezembro 2017) no Instituto de Geofísica da Universidad Nacional Autónoma de México, IG-UNAM.

A viagem é realizada através de uma parceria entre o Professor Cristian Giovanny Bernal da IMEF-FURG e o Dr. Primoz Kajdic da IG-UNAM, os quais são Orientador e Co-orientador de Laura respectivamente.

A aluna vai usar seus conhecimentos em um projeto de pesquisa que faz parte da ESA (Agência Espacial Européia) para investigar a interação do vento solar sobre a atmosfera marciana. Para isso, vai aprender sobre o analise de dados de observatórios espaciais como MAVEN e Mars Express usando ferramentas numéricas sofisticadas. Alem disso, a aluna vai cursar a disciplina: "A Física do Meio Interplanetário", fundamental para expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu trabalho de tese.

 Laura Neves do Amaral espera aproveitar ao máximo a oportunidade, inclusive para melhorar seu conhecimento da língua espanhola e inglesa e para fazer parcerias que possam acrescentar sua formação profissional.

 

Nesta segunda-feira (17), no LabEst, ocorreu a defesa e aprovação dos Trabalhos de Conclusão de Curso do acadêmico Jorge Iran Conceição Ferreira, intitulado "O Geogebra, uma sequência didática e os projetos de Aprendizagem na formação do professor de Matemática", sob orientação da Profa. Dra. Mauren Porciúncula; e da acadêmica Daniele Amaral Fonseca, intitulado "O ensinar matemática para deficientes visuais", sob orientação da Profa. Debora Laurino.

A Coordenação de Curso convida para as próximas defesas que ocorrerão nesta quarta-feira (19), das 8h30 às 10h45, no CEAMECIM - sala1.

 

Investigando o tecnoestresse em um coletivo de professores de Matemática.

Estudante: Fabrine Diniz Pereira

Profa. Dra. Tanise Paula Novello - orientadora

 

Ressignificando concepções sobre o ensino de Matemática para alunos surdos: uma prática pedagógica na escola bilíngue e as relações com trabalhos científicos.

Estudante: Tatiane Santos de Oliveira Muniz

Prof. Me. Daniel da Silva Silveira - orientador

 

Mal-estar docente de professores de Matemática das escolas Públicas.

Estudante: Luana Maria dos Santos da Silva

Profa. Dra. Tanise Paula Novello – orientadora