O Cento Acadêmico da Matemática- CAMAT convida a comunidade acadêmica a participar do I Mini Colóquio Acadêmico da Matemática que irá acontecer nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 2017.

A programação completa pode ser acessada aqui.

Como parte do processo de Internacionalização da FURG, a estudante Laura Neves do Amaral, Mestranda da pós-graduação em Física da IMEF, viajou para o México realizar um intercambio de um semestre (Agosto-Dezembro 2017) no Instituto de Geofísica da Universidad Nacional Autónoma de México, IG-UNAM.

A viagem é realizada através de uma parceria entre o Professor Cristian Giovanny Bernal da IMEF-FURG e o Dr. Primoz Kajdic da IG-UNAM, os quais são Orientador e Co-orientador de Laura respectivamente.

A aluna vai usar seus conhecimentos em um projeto de pesquisa que faz parte da ESA (Agência Espacial Européia) para investigar a interação do vento solar sobre a atmosfera marciana. Para isso, vai aprender sobre o analise de dados de observatórios espaciais como MAVEN e Mars Express usando ferramentas numéricas sofisticadas. Alem disso, a aluna vai cursar a disciplina: "A Física do Meio Interplanetário", fundamental para expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu trabalho de tese.

 Laura Neves do Amaral espera aproveitar ao máximo a oportunidade, inclusive para melhorar seu conhecimento da língua espanhola e inglesa e para fazer parcerias que possam acrescentar sua formação profissional.

 

Nesta segunda-feira (17), no LabEst, ocorreu a defesa e aprovação dos Trabalhos de Conclusão de Curso do acadêmico Jorge Iran Conceição Ferreira, intitulado "O Geogebra, uma sequência didática e os projetos de Aprendizagem na formação do professor de Matemática", sob orientação da Profa. Dra. Mauren Porciúncula; e da acadêmica Daniele Amaral Fonseca, intitulado "O ensinar matemática para deficientes visuais", sob orientação da Profa. Debora Laurino.

A Coordenação de Curso convida para as próximas defesas que ocorrerão nesta quarta-feira (19), das 8h30 às 10h45, no CEAMECIM - sala1.

 

Investigando o tecnoestresse em um coletivo de professores de Matemática.

Estudante: Fabrine Diniz Pereira

Profa. Dra. Tanise Paula Novello - orientadora

 

Ressignificando concepções sobre o ensino de Matemática para alunos surdos: uma prática pedagógica na escola bilíngue e as relações com trabalhos científicos.

Estudante: Tatiane Santos de Oliveira Muniz

Prof. Me. Daniel da Silva Silveira - orientador

 

Mal-estar docente de professores de Matemática das escolas Públicas.

Estudante: Luana Maria dos Santos da Silva

Profa. Dra. Tanise Paula Novello – orientadora

 

Os cursos de Pré-Calculo e de Matemática Financeira com HP12c do Programa de Incentivo à Matemática (Prima) estão com inscrições abertas para o segundo semestre de 2017. Os interessados podem realizar a inscrição pelo site http://www.sinsc.furg.br, até 14 de agosto.

O curso é uma promoção da Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante em parceria com o Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da FURG. O programa atende ao disposto no Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante (PDE), instituído pela Deliberação Nº 157/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea).

 

Curso de Pré-Calculo 
O curso de Pré-Calculo tem como intuito promover condições necessárias à formação acadêmica do estudante. Assim, são retomados os conteúdos de matemática básica de nível fundamental e médio, indispensáveis para as disciplinas que envolvem matemática em nível Superior. Podem participar estudantes matriculados em qualquer curso de Graduação da FURG. Serão disponibilizadas 300 vagas e o curso será ministrado à distância.


Curso de Matemática Financeira com HP-12C
O curso de Matemática Financeira com HP-12C é um curso presencial com a utilização da calculadora financeira HP-12C. A atividade tem como objetivo mostrar, por meio de exemplos práticos, os conceitos da Matemática Financeira e suas aplicações com a utilização da calculadora financeira HP12C. Serão disponibilizadas 25 vagas para estudantes matriculados na FURG que já tenham cursado a disciplina de Matemática Financeira ou que esteja dispensado.

Edital Matemática Financeira

Edital Pré-Calculo

 

No dia 12 de julho, às 14:00, na sala 2218, teremos um seminário com dois alunos de mestrado do IMEF. São eles:

  •  Nome: Augusto César Calígula

           Título:  Estudos Magneto-hidrodinâmicos dos GRBs longos.

 

  •  Nome: Vanessa Sobrosa

           Título:  Estudo da interação da radiação gama com o material plástico usado para armazenar sangue através das técnicas de  Pixe e SIMS de MeV.

O Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF  tem o prazer de convidá-los para a defesa pública de Memorial para ascensão à Classe E (Professor Titular), na Carreira de Magistério Superior no âmbito da FURG, da Profª. Drª. Débora Pereira Laurino.

Data: 10/07/2017
Local: Auditório da Secretaria de Educação a Distância (Campus Carreiros)
Horário: 14:30h

O convite para defesa pode ser acessado clicando AQUI.

No dia 28 de junho, às 14:00, na sala 2218, terá um seminário com o Dr. Otavio Socolowski. O título é " Plasma de quarks e glúons: descoberta e propriedades."

 

Resumo:

O plasma de quarks e glúons é um estado da matéria formado em colisões nucleares relativísticas nos grandes aceleradores como o RHIC e o LHC e que, possivelmente, existe também no interior de estrelas de nêutrons. Neste colóquio, descreverei suas propriedades e as evidências que levaram à sua descoberta.

 

 

Na noite do último dia 20 de junho, o projeto de extensão "Auxilio da tecnologia 3D na Física Experimental", de coordenação dos docentes Everaldo Arashiro e Aline Guerra Dytz, visitou o Colégio Estadual Lemos Júnior na cidade de Rio Grande. Na ocasião, quatro turmas de alunos e professores do colégio puderam ter uma atividade prática de observação astronômica. Os participantes além de observarem os planetas Saturno e Júpter e algumas de suas luas discutiram aspectos gerais de astronomia.

A atividade foi desenvolvida em ação conjunta dos professores Jankiel Pires e Ector Popiorek, ambos do colégio Lemos Junior, da professa Aline Guerra Dytz (IMEF- FURG) e dos discentes Gutemberg Conrado (licenciatura em Física) e Laura Neves do Amaral (mestrado em Física).

O telescópio utilizado, construído com tecnologia de impressão 3D, foi desenvolvido pelos integrantes do Laboratório Ciência 3D Impressa (IMEF-FURG), Everaldo Arashiro e Gutemberg Conrado, e com colaboração de Matheus Jatkoske Lazo e Dinalva Aires de Sales. Abaixo, algumas imagens do projeto:

O Programa de Pós Graduação em Física da Universidade Federal promove o ciclo de palestras na praia da ciência, realizado na Livraria Vanguarda. Os palestrantes são professores e pesquisadores do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) e o único pré-requisito para participar é a curiosidade. 

A atividade oferece à comunidade de Rio Grande um contato com a Ciência desenvolvida na universidade. Serão abordados diversos temas de caráter científico, conectando a tecnologia e a pesquisa com o nosso cotidiano através de uma linguagem simples e acessível.

O objetivo do projeto é a pulverização das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidos pela FURG de forma a contribuir para as políticas públicas e o desenvolvimento regional. Além de oferecer à comunidade universitária e à comunidade no entorno mais um espaço de vivência científica, discutir o impacto da ciência e da tecnologia na vida das pessoas, complementar a formação acadêmica dos estudantes de graduação e fortalecer a interação da comunidade acadêmica local (estudantes, técnicos e professores) com a comunidade externa.

O projeto será realizado hoje, 23, às 19h

O 1º módulo do curso “Matemática Animada”, promovido pela Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante (Caape) em parceria com o Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) encerrou as atividades na última quarta-feira, 22. Na conclusão do 1º módulo, os estudantes apresentaram trabalhos resultantes da utilização do Blender, um software de modelagem 3D e animação.


O curso teve como objetivo abordar conteúdos de matemática básica, presentes nos currículos do ensino médio e primeiro ano universitário, a partir do desenvolvimento de projetos que consistem em utilizar recursos de softwares que servem de suporte ao estudo da Matemática. O projeto é coordenado pelo professor Mario Retamoso, que ressalta a "importância de formar profissionais criativos, críticos e que contribuam positivamente com a sociedade". 


O 2º módulo do curso tem previsão de início em agosto e será aberto a todos os acadêmicos de graduação de qualquer curso da Universidade. 


Mais informações podem ser obtidas com a Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante (Caape/Dides), no telefone (53) 3293-5088.