A primeira edição de 2018 do curso de Pré-Cálculo do Programa de Incentivo à Matemática (Prima) está com inscrições abertas. Interessados podem realizar a inscrição pelo Sistema de Inscrições FURG, até o dia 2 de abril. O curso é uma promoção da Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante (Caape) em parceria com o Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da FURG.

A atividade tem como intuito promover condições necessárias à formação acadêmica do estudante. Assim, são retomados os conteúdos de Matemática Básica de nível fundamental e médio, indispensáveis para as disciplinas que envolvem matemática em nível superior. Podem participar estudantes matriculados em qualquer curso de graduação da FURG.

Mais informações estão disponíveis no edital.

Acesse o edital

 

Anunciamos a abertura do processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-Física) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), RS. 

As inscrições serão realizadas pela internet no endereço eletrônico www.siposg.furg.br/curso/976 no período de 10 de janeiro de 2017 a 16 de fevereiro de 2018.

O edital pode ser vistos em http://ppgfisica.furg.br/
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O curso de Mestrado em Física da FURG é um programa aprovado pela CAPES que conta atualmente com 12 pesquisadores que desenvolvem atividades nas seguintes linhas de pesquisa:
1 - Astrofísica
2 - Física de Partículas e Campos 
3 - Física da Matéria Condensada.

Para maiores detalhes sobre o Programa e o processo de seleção

ver http://www.pgfisica.furg.br/, ou escreva para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Estão abertas de 02/01/2018 até 09/02/2018 as inscrições do processo seletivo para ingresso de aluno especial no Mestrado Profissional em Ensino de Física - MNPEF – Polo 21 FURG. Os interessados poderão escolher até três disciplinas dentre as ofertadas no primeiro semestre letivo de 2018, que inicia em 23/02/2018. Podem participar da seleção candidatos que sejam portadores de diplomas de graduação em Física ou áreas afins ou que estejam em seu último ano do curso de graduação.

Serão selecionados candidatos para o preenchimento de cinco vagas no total. Todos os detalhes e instruções constam no Edital do Processo Seletivo (Clique aqui).

Site para inscrição: https://siposg.furg.br/curso/1005

O ingresso como aluno especial não cria vínculo com o programa, dando direito a cursar apenas disciplinas específicas. Para realizar todas as atividades do MNPEF e adquirir o grau de Mestre, é necessária a aprovação em processo seletivo regular, concorrendo em iguais condições com os demais candidatos.

Mais informações:

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A data e local da Programação de Defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso da Matemática Aplicada pode ser acessada clicando aqui.

O ciclo de palestras “Na Praia da Ciência”, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Física da FURG promove nesta sexta-feira, 24, um novo encontro para discutir a ciência desenvolvida na universidade. A palestra "O Oceano e a Física: Suas importâncias para a Terra”, ministrada pelo professor Leopoldo Rota Oliveira, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), será realizada às 19h30, na Livraria Vanguarda do Shopping Partage. Mais informações podem ser obtidas pela página do projeto no Facebook.

A edição do ano letivo 2017 da Avaliação Docente pelo Discente começou nesta quarta-feira e vai até o dia 30 deste mês. O objetivo é avaliar a atuação dos professores de graduação e pós-graduação da FURG através de consulta aos estudantes, que ocorrerá exclusivamente através do site http://www.sistemas.furg.br.

O ciclo de palestras “Na Praia da Ciência”, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Física da FURG promove nesta sexta-feira, 17, um novo encontro para discutir a ciência desenvolvida na universidade. A palestra "A abundante materialidade do vácuo quântico: o encontro da Microfísica com a Cosmologia", ministrada pelo Jose Abdalla Helayël-Neto, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) será realizada às 15h, na sala de videoconferência da Sead.

Sobre a palestra
A palestra, de caráter menos técnico e com maior ênfase nas idéias e conceitos, tem por objetivo esclarecer a que tipo de estrutura a física se refere quanto se trata do vácuo quântico. O conceito vem sendo revisto à medida que a compreensão da física de interações fundamentais se aprofunda, ficando sempre mais clara a sua forte natureza material. Uma das ideias a se marcar nesta palestra é a complexidade do vácuo quântico como uma forma de matéria a ser compreendida. Um vácuo que é matéria e que faz com que o próprio espaço-tempo em si tenha um "peso". Uma vez esclarecido o vácuo quântico pela microfísica, pode-se chegar à solução do problema da constante cosmológica. A atividade irá promover esta discussão, visando a atingir um público de interessados não-especialista e mesmo de outras áreas que não a física.

Na próxima quarta-feira, 25, às 9h, no prédio da Alfândega da Cidade do Rio Grande, inicia a terceira edição da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. A ação é uma parceria da FURG com a Prefeitura Municipal do Rio Grande e integra a programação nacional do Dia C de Ciência.
Durante o evento serão mostrados para o público alguns dos projetos desenvolvidos pelo laboratório com o uso da tecnologia de impressão 3D. Serão mostrados um telescópio newtoniano, espectrômetro e um braço hidráulico, além de outros produtos direcionados ao ensino de física para cegos e projetos desenvolvidos em parceria com a Faculdade de Medicina.

Programação Completa do Evento:
https://sistemas.furg.br/sistemas/paginaFURG/arquivos/noticias/000030874000001895.pdf

Com o objetivo de apresentar aos estudantes do Ensino Médio as oportunidades oferecidas pelo Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF, os coordenadores dos cursos ligados ao instituto organizaram uma mostra dos cursos de graduação oferecidos no campus Rio Grande que são Matemática Licenciatura, Matemática Aplicada, Física Licenciatura e Física Bacharelado.

As atrações ocorrem na sala 2120 do pavilhão 2 do campus Carreiros, com a ajuda de graduandos, professores e técnicos, que apresentaram o universo acadêmico aos futuros ingressantes, incluindo minilaboratórios e experimentos preparados para a ocasião. Além do contato direto, os estudantes tem a oportunidade de participar de palestras sobre o processo seletivo do Enem/Sisu, documentação, dúvidas frequentes e todo o processo que envolve o ingresso na universidade, com o coordenador de Processos Seletivos Ricardo Giaccobo e a Assistente da Pró-Reitoria de Graduação Letícia Chaplin.

O Professor Cristian Giovanny Bernal do IMEF, apresentou o minicurso astrofísica das estrelas de nêutrons na X Semana da Física do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Com mais de 120 estudantes inscritos o minicurso teve um  grande êxito e muitos estudantes já começaram a pensar num futuro mestrado nesta área, possivelmente na FURG. O IMEF foi bem representada pelo Dr. Cristian e parcerias de pesquisa estão começando a se formar.

Mais detalhes em: http://www.eventos.ufu.br/infis/xsefis/2017/09.