Palestrantes: Dr. Jorge Pimentel & Augusto (Mestrando)
 
Título: Teoria do Funcional Densidade aplicada a Supercondutores
 
Resumo:
Nesta apresentação iremos mostrar as principais características da Supercondutividade, a partir do seu desenvolvimento histórico e dos modelos propostos para o entendimento da transição de fase que promove o estabelecimento do estado supercondutor. Apresentaremos como a Teoria do Funcional Densidade pode contribuir na análise da distribuição de cargas atômicas que possibilita caracterizar o estado supercondutor ao utilizar o critério do gap de energia HOMO-LUMO (que deve ser da mesma ordem de grandeza do gap supercondutor). Trabalhos recentes mostram que a metodologia é apropriada para descrever os sistemas investigados e caracterizar o estado supercondutor. 
   
Dia: Quarta-feira, 20/06/2018
Hora: 13:30 
Sala: 2207

Estão abertas até 29/07/2018 as inscrições do Processo Seletivo para Ingresso de Aluno Especial no Mestrado Profissional em Ensino de Física - Polo 21 FURG. Os interessados poderão escolher até duas disciplinas dentre as ofertadas no segundo semestre letivo de 2018, que inicia em 03/08.

Podem participar da seleção candidatos que sejam portadores de diplomas de graduação em Física ou áreas afins ou que estejam em seu último ano do curso de graduação.

Serão selecionados candidatos para o preenchimento de 10 vagas no total. Todos os detalhes e instruções constam no

Edital do Processo Seletivo que pode ser acessado em 
https://siposg.furg.br/curso/1005 

Maiores informações:
http://www.mnpefprg.furg.br/

Banner de divulgação
https://bit.ly/2ycz9v7

O ingresso como Aluno Especial não cria vínculo com o Programa, dando direito a cursar apenas disciplinas específicas. Para realizar todas as atividades do MNPEF e adquirir o grau de Mestre, é necessária a aprovação em processo seletivo regular, concorrendo em iguais condições com os demais candidatos

1. Palestrante: Dr. Cristiano Mariotti

Título: Do vácuo a interações múltiplas - investigando as interações fortes no run 2 do LHC.
 
Resumo:
As altas energias atingidas no grande colisor de hádrons (LHC), além de tornar possível a produção de partículas de Higgs e a busca sistemática por física além do Modelo Padrão, também permitem estudar em detalhe os vários regimes da Cromodinâmica Quântica (QCD), a teoria das interações fortes entre quarks e glúons que constituem a matéria. A segunda etapa de funcionamento do LHC - o chamado run 2, com energias de centro de massa de 13 TeV (em 7 TeV, no run 1, o Higgs foi descoberto) permite melhores estatísticas para a caracterização do Higgs, e abre janelas cinemáticas para outras descobertas. Neste seminário, abordaremos a produção múltipla de partículas pesadas, o que também pode ser investigado em vários regimes - desde em processos onde objetos com características do vácuo são trocados, até processos onde, em um evento, vários processos de espalhamento podem ocorrer. Estes processos correspondem aos canais de produção difrativa e de duplo espalhamento partônico, respectivamente.
 
2. Palestrante: Taneo Shida (Mestrando)
 
Título: Produção Simultânea de Mésons B e Mésons D no LHC usando Pythia 8
 
Resumo:
Neste seminário apresentaremos o que são mésons (hádrons) B e D e como estes podem ser produzidos nas colisões de próton-próton em altas energias no Grande Colisor de Hádrons (LHC) utilizando o MONTE CARLO PYTHIA8. Investigamos os processos de espalhamento partônico simples (SPS) e duplo espalhamento partônico (DPS) e suas contribuições na produção de hádrons B e D.
  
Sala: 2207
Data & Hora: 06 Junho 2018, 13:30 h
 
Café e bolachas.
Professora: Grasiela Martini
 
Vigência da bolsa: 1 ano (junho de 2018 a maio de 2019)
 
Carga horária: 48 horas mensais (compatíveis com as atividades acadêmicas)
 
Valor da bolsa: R$ 400,00
 
Requisitos:
- Alunos interessados em aprofundar seus conhecimentos na área de álgebra (Não precisa ser necessariamente da Matemática Aplicada ou Licenciatura;.
-  Bolsa EPEC SOCIAL: Alunos que tiveram a entrada na universidade por intermédio de alguma ação afirmativa. (caso tenham dúvida, compareçam do mesmo jeito na entrevista);
- Ser titular de Conta Corrente;
- Não possuir vínculo empregatício;
- Não acumular bolsas. 
 
Entrevista: Comparecer na sala L27 do IMEF 4º feira (06/06/2018), em algum dos horários abaixo:
9h30-11h30 ou 13h-15h ou 17h-20h.
Título: Modelo baseado em agente: Simulação de perseguição e fuga.
 
Palestrantes: Matheus Lazo & Pedro Lobo (Mestrando)
 
Resumo: em construção...
 
Sala: 2207
Data & Hora: 16 Maio 2018, 13:30 h
 
Café e bolachas

Iniciou nesta terça-feira, 15, às 14h, a Semana Acadêmica de Matemática. O evento será realizado até 18 de maio e é promovido pelo Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) e o Centro Acadêmico de Matemática (Camat) da FURG. Os interessados poderão se inscrever na sala do Camat.

Estão sendo apresentados e discutidos temas relacionados à Matemática e a Educação, através de palestras, minicursos, apresentações orais e mesas redondas. Os objetivos do evento são a socialização de conhecimentos relacionados à Matemática e Educação, a integração dos cursos de Matemática da FURG, Licenciatura e Bacharelado, além de incentivar os participantes a pesquisarem sobre os temas discutidos durante o evento para, assim, enriquecerem seus conhecimentos.

Confira o cronograma de atividades

Título:  Variação da Dinâmica da Relatividade Geral e Cosmologias não-singulares

Palestrantes: Matheus Lazo & Ângelo Hartmann (Mestrando)

Resumo: A Teoria da Relatividade Geral foi originalmente arquitetada a partir da hipótese de que a geometria do espaço-tempo é a geometria Riemanniana. Nesta, o tensor métrico gμν e a conexão Γαμν estão vinculados pela condição de metricidade, gμν;α = 0, onde o ponto e vírgula representa a derivada covariante.

A proposta consiste em investigar, via método de Palatini, o acoplamento não-mínimo do campo eletromagnético à gravidade, no qual a Lagrangiana tem uma dependência com o termo RFμνFμν, onde R é o escalar da curvatura. Em seguida, examinar suas consequˆencias cosmológicas e realizar um estudo comparativo com casos particulares – de campo escalar e campo vetorial – não-minimamente acoplados à gravidade, ambos pelo procedimento variacional de Palatini.

 Sala: 2207

 Data & Hora: 02 Maio 2018, 13:30 h

 Café e bolachas

O Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da FURG realizou, na quarta-feira, 25, a terceira edição do “Encontro Interno de Formação do Imef”, organizado pela direção do instituto e pela Comissão Interna de Avaliação e Planejamento (Ciap). Na ocasião, foi apresentado o andamento do planejamento da unidade, com as metas projetadas para 2018.

A comissão apresentou também os resultados da Avaliação Docente pelo Discente 2017, que serão divulgados aos discentes dos cursos do Imef. O encontro de formação contou com a presença do professor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), Lucas Neiva, que ministrou a palestra “Relações interpessoais e saúde no contexto universitário”. Ainda foi realizada uma homenagem ao professor Tales Popiolek, que se aposentou neste ano.

Segundo a diretora do Imef, Adriana Pereira, a prática teve início na gestão anterior e, “devido à pertinência e importância de espaços de formação e diálogo entre os servidores do Imef, a ação tem se mantido”.

8765 8764

 87628763

O Laboratório de Estatística Ambiental do IMEF - FURG (Sala 2112)  está promovendo um Curso de Introdução à Linguagem R em 06 encontros a partir de 15 de maio, sempre nas manhãs de terća-feira, no Laboratório de Informática sala 2206.

Estamos trazendo para o IMEF um curso que vem sendo um sucesso na UFRGS onde é preciso ficar em lista de espera para conseguir uma vaga.

APROVEITEM A OPORTUNIDADE

O link para informações e inscrição é: https://www.ufrgs.br/wiki-r/furg/

O Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) realizou, na última sexta-feira, 16, o 1º encontro de discentes e egressos do curso na FURG. Na ocasião, foram debatidos assuntos relacionados ao mestrado, como as dificuldades em relação aos conteúdos, bem como o acompanhamento dos egressos e o impacto da pós-graduação nas carreiras profissionais. A programação contou com palestras, rodas de conversa e apresentação de trabalhos.