A CAPES recebeu no dia 2 de abril alguns coordenadores locais de todo o país do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT. Entre estes coordenadores, está a professora Dra. Luciele Nunes representando o PROFMAT – FURG.

Foi discutido neste encontro aspectos acadêmicos da matriz curricular do programa e o aumento de fomento para o PROFMAT pela Diretoria de Educação a Distância da Fundação. O objetivo é melhorar o ensino de matemática na Educação Básica, principalmente na Rede Pública.

A FURG é uma das Instituições Associadas da rede e oferta o programa desde 2011. Já formou vários profissionais que atuam como professores na rede Básica de Ensino, aprimorando seus conhecimentos na área de matemática.

Notícia completa: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-recebe-coordenadores-de-mestrado-profissional-em-matematica

O Programa de Educação Tutorial – PET Conexões de Saberes Estatísticos – SabEst da FURG, torna público o presente Edital de Seleção de Estudante, visando o preenchimento  de uma  (1) vagas para bolsista,  três (3) vagas para não bolsista (voluntários) e cinco (5) no cadastro reserva.

Para mais informações, consulte o edital no link abaixo:

 

 

Consulte o edital - Publicado em 26 de março (Formulário de inscrição)

Homologação das incrições - 8 de abril

Divulgação do resultado final da homologação das inscrições - 10 de abril

 

O Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) divulga o resultado final da Bolsa de Monitoria Acadêmica do Edital 05/IMEF (Profª. Elaine Corrêa):

 

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O Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) divulga o resultado do Edital de Bolsas de Monitoria Acadêmica dos Espaços de Aprendizagem Colaborativa (EAC) do IMEF:

 

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O Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) divulga o resultado preliminar da Bolsa de Monitoria Acadêmica do Edital 05/IMEF (Profª. Elaine Corrêa):

 

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O Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) divulga a homologação e horário das entrevistas da Bolsa de Monitoria Acadêmica do Edital 05/IMEF (Profª. Elaine Corrêa):

 

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O Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) torna pública a seleção de bolsistas para as monitorias do Espaço de Aprendizagem Colaborativa (EAC) no ano letivo de 2024. As possibilidades de bolsa estão listadas abaixo e todas as informações estão contidas no Edital:

 

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No dia 1º de março, sexta-feira, a equipe do projeto de extensão “Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo” foi convidada para participar da entrega de Kits Experimentais de Ciências realizada pela Secretaria Municipal de Educação – SMEd para escolas da rede municipal de Rio Grande/RS.

A Feira das Ciências é um dos projetos do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática - CEAMECIM, e é coordenado pela professora Profa. Dra. Rafaele Rodrigues de Araujo e a TAE MSc. Daiane Rattmann Magalhães Pirez, ambas do Instituto de Matemática, Estatística e Física- IMEF. A equipe também é composta pela professora do IMEF Dra. Fernanda Sauzem Wesendonk, as colaboradoras Dra. Anahy Arrieche Fazio e Dra. Franciele Pires Ruas, as pós-graduandas do PPGEC Joana Pasinatto e MSc. Isabel Bacelo e as graduandas Francislene Sampaio de Lemos e Emilia de Pinho Machado.

A equipe, juntamente com alguns professores da Educação Básica, contribuiu com a elaboração dos roteiros e seleção dos materiais que compõem os Kits Experimentais de Ciências, através de uma parceria que surgiu com a SMEd no ano de 2022.  Os kits contemplam um conjunto de materiais que contribuem com atividades práticas, os quais podem ser utilizados tanto nas atividades pedagógicas de Ciências, bem como nas demais áreas do conhecimento.

Com isso, a equipe pretende dar continuidade ao projeto de extensão “EXPERIMENTA CIÊNCIAS: Kits de Atividades experimentais para escolas municipais de Rio Grande/RS” de forma a organizar e ofertar ações de formação continuada, a fim de incentivar e contribuir com os professores da Educação Básica para a utilização dos Kits disponibilizados. As coordenadoras dos projetos de extensão ressaltam a importância da articulação entre Universidade e Escola, pois os Kits são uma forma de incentivo não somente à experimentação, mas para possíveis práticas interdisciplinares e investigativas, sejam nas aulas de Ciências ou outras áreas do saber.

Informações sobre o roteiro elaborado para os Kits: https://feiradascienciasrg.furg.br/

 

     
 
     
   

O livro de “Equações Diferenciais: Exercícios resolvidos e propostos” conta com dois volumes e tem a autoria da professora Daniela dos Santos de Oliveira da Unifesp e do professor Edmundo Capelas da Unicamp.

No primeiro volume, são abordadas as Equações Diferenciais Ordinárias e as Séries de Fourier. No volume dois, as transformadas de Fourier e Laplace e as Equações Diferenciais Parciais (lineares). Os dois volumes contêm teoria sucinta, exercícios resolvidos e propostos.

Segundo a professora Daniela “O que deve despertar grande interesse dos estudantes é, sem dúvida, a maneira de discutir os exercícios com o passo a passo, pois são muitos detalhes que, às vezes, acabam se perdendo”.

A professora Daniela dos Santos de Oliveira, possui graduação em Matemática Aplicada – Bacharelado, pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2012), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2014) e doutorado em Matemática Aplicada pela mesma universidade (2018). Realizou pós-doutorado em Matemática Aplicada no Imecc-Unicamp (2018-2020). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São José dos Campos. Desenvolve pesquisas na área de Cálculo Fracionário, atuando principalmente nos seguintes temas: generalização de operadores relativos ao Cálculo Fracionário, pseudo-operadores fracionários e cálculo variacional fracionário.

Os links para adquirir os livros estão a seguir: 

https://lfeditorial.com.br/produto/equacoes-diferenciais-exercicios-resolvidos-e-propostos-volume1/  

https://lfeditorial.com.br/produto/equacoes-diferenciais-exercicios-resolvidos-e-propostos-volume2/ 

O Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) divulga o processo de seleção para bolsista CNPq PIBIC-AAf do projeto intitulado Python e Jupyter Notebook: ferramentas computacionais para a aprendizagem significativa de conceitos de Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica e Álgebra Linear – Oficinas e Vídeos destinada exclusivamente a graduandos(as) da FURG autodeclarados pretos ou pardos.

Com base nos benefícios proporcionados pelo Google Colab e a linguagem de programação Python, acompanhado das bibliotecas SymPy, Numpy e Matplotlib, este projeto pretende abordar conceitos matemáticos de uma forma diferenciada: através da linguagem de programação Python e da solução de problemas matemáticos no formato de vídeos e oficinas, que serão disponibilizados mensalmente, de forma online e/ou presencial. A cada atividade uma questão central norteará os trabalhos e as simulações. Perguntas formuladas previamente estimularão o estudante a investigar, pesquisar e realizar suas próprias conjecturas e conclusões. As atividades serão norteadas por um tema central. A fim de promover a aprendizagem em um ambiente dinâmico e versátil, propõe-se a utilização do ambiente Google Colab, uma plataforma onde é possível criar arquivos contendo células de texto explicativos e códigos fonte, que são armazenados na nuvem, servindo como um ambiente de estudos da linguagem de programação Python e suas funcionalidades.

O bolsista (caso seja contemplado por este edital) realizará as seguintes atividades:

  • Elaboração e organização dos roteiros para gravação das oficinas, cursos e/ou vídeos utilizando a linguagem Python e o Google Colab;
  • Gravação de oficinas, cursos e vídeos com tópicos previamente selecionados acerca de conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica e Álgebra Linear, previamente selecionados, utilizando a linguagem Python e o Google Colab;
  • Oferecimento das oficinas e cursos de forma online e/ou presencial de acordo com a demanda do público-alvo;
  • Elaboração e aplicação de questionários de pesquisa online para avaliar o nível de satisfação dos discentes em participar de oficinas envolvendo a linguagem Python e o Google Colab;
  • Elaboração e organização dos roteiros para gravação do curso piloto para professores utilizando a linguagem Python e o Google Colab;
  • Disponibilização dos vídeos gravados em plataformas educacionais e ou sites. 

O candidato precisa estar em Rio Grande após o dia 08 de fevereiro, impreterivelmente, pois será agendada a aferição da condição autodeclarada, por comissão de heteroidentificação. Esta entrevista é presencial, sem margem para outro formato de aferição. Caso o estudante já tenha passado pela comissão, não será necessária nova entrevista. Porém, ao ser indicado para a bolsa, a FURG fará a averiguação de entrevista já realizada e resultado indicado pela Comissão.

O edital para o processo de seleção encontra-se disponível em 

http://tinyurl.com/pythonAAf2024