Esse laboratório de pesquisa têm como objetivo principal o estudo experimental na área da Física da Matéria Condensada. Estamos em etapa de nucleação e implementação dessa linha de pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Temos como objetivo o preparo de amostras de sistemas supercondutores, magnéticos e de outros materiais com interesse científico e tecnológico para o estudo de suas propriedades físicas.

O Laboratório de Supercondutividade, Magnetismo e Materiais Avançados, fica localizado na sala P16 do  Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF, onde estão alocados criostatos que permitem o estudo de propriedades de magneto-transporte em baixas temperaturas de amostras sólidas. Além disso, temos, na sala P13, o laboratório de preparação de amostras, onde estão os fornos, prensa e toda a instrumentação necessária para o preparo de amostras.

Contamos ainda com equipamentos destinados à caracterização estrutural das amostras: Difratômetro de Raios-X com acessório para medidas em função da temperatura e à caracterização microestrutural: Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET) e Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), disponíveis no Centro Multiusuário de Microscopia Eletrônica do Sul/ CEME-SUL.

Atividades desenvolvidas:

( x ) ensino

( x ) pesquisa

(    ) extensão

Principais equipamentos instalados: Plataforma de medidas de transporte elétrico, Balança, Microscópio óptico.

Capacidade de atendimento: 6 alunos

Área física disponível: 60 m2

Responsável - Nome Completo/SIAPE: Jorge Luiz Pimentel Jr. /2028116 e Águeda Maria Turatti/2212117

Localização: ANEXO PAV. 02 - IMEF E EE

Contato/Email/Telefone: jorge@furg.br /(51) 99935-6653, amturatti@furg.br/(51)999356673