O 1º módulo do curso “Matemática Animada”, promovido pela Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante (Caape) em parceria com o Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) encerrou as atividades na última quarta-feira, 22. Na conclusão do 1º módulo, os estudantes apresentaram trabalhos resultantes da utilização do Blender, um software de modelagem 3D e animação.


O curso teve como objetivo abordar conteúdos de matemática básica, presentes nos currículos do ensino médio e primeiro ano universitário, a partir do desenvolvimento de projetos que consistem em utilizar recursos de softwares que servem de suporte ao estudo da Matemática. O projeto é coordenado pelo professor Mario Retamoso, que ressalta a "importância de formar profissionais criativos, críticos e que contribuam positivamente com a sociedade". 


O 2º módulo do curso tem previsão de início em agosto e será aberto a todos os acadêmicos de graduação de qualquer curso da Universidade. 


Mais informações podem ser obtidas com a Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante (Caape/Dides), no telefone (53) 3293-5088.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) por meio da Coordenação de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante (Caape) em parceria com o Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), torna público que estão abertas as inscrições para o curso “Estudos em Física como agente integrador nas Ciências Exatas e suas Aplicações”, que integra o Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante, desenvolvido em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). 

As inscrições podem ser realizadas no site http://www.sinsc.furg.br, no prazo de 23 à 30 de junho. 

São 40 vagas disponíveis nessa edição, divididas em duas turmas: Turma A, as quartas-feiras, das 9h às 11h e Turma B, as quintas-feiras, das 14h às 16h.

A duração do curso vai de 9/08 à 14/12 e será fornecido certificado de 40 horas para os estudantes que comparecerem no curso. 

A ação tem como foco propiciar um ambiente de discussão sobre aspectos relacionadas à disciplina acadêmica de Física, permitindo que a interação auxilie no desenvolvimento dos aspectos ligados às dificuldades apresentadas pelos estudantes, através de estudo tutorial, vivências de laboratório e resolução de problemas.

A iniciativa atende ao que dispõe o Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante (PDE), instituído pela deliberação nº 157/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (Coepea). 

Mais informações podem ser obtidas no edital, pelo telefone da Caape (53) 3293.5088 ou com o Prof. Luiz Fernando Mackedanz pelo telefone (53) 3233 6891.

Edital

 

Resultado da seleção para vaga de bolsista do projeto Estatísticas de Desembarque Pesqueiro RS. 

Clique aqui para visualizar o resultado.

No dia 14 de junho, às 14:00, na sala 2218, terá um seminário com o Jean Marcel de Almeida Espinoza. O título é "Modelagem Da Interação Entre O Sinal Radar Sar-X E Neve Seca."

Resumo:

O propósito geral desta pesquisa é modelar a dinâmica do retro-espalhamento radar SAR-X ao longo de um pacote superficial de neve seca através do uso de uma ferramenta computacional de modelagem de micro-ondas (RF Module®, PDETOOL®, MATLAB®), baseado na física da interação entre o feixe de micro–ondas e este pacote de neve, e executar a aplicação de métodos estatísticos para geração de relações entre as variáveis estratigráficas desse pacote de neve e o respectivo retro-espalhamento SAR-X observado. Para tanto, o presente trabalho buscou avançar na organização de um modelo analítico para o processo de interação entre um feixe de micro–ondas na banda X e o pacote de neve superficial, aplicando ferramentas computacionais para a resolução dos equacionamentos que compõe nesse problema. Como área de estudo, delimitou–se a porção ocidental antártica, especificamente junto à área da geleira Union.

No dia 07 de junho, às 14:00, na sala 2218, terá um seminário com o Dr. João-Thiago Amaral. O título é "O modelo AGBS para a amplitude de dipolo no espaço de momentum: concepção e aplicações."

 

Resumo:

O modelo AGBS (Amaral-Gay Ducati-Betemps-Soyez) é um modelo para a amplitude de espalhamento de dipolo no espaço de momentum que se baseia no escalamento geométrico, uma propriedade importante da Cromodinâmica Quântica em altas energias. Neste seminário, apresentarei brevemente como esse modelo foi construído, em quais processos ele foi aplicado e discutirei propostas de novas aplicações.

Estão abertas as inscrições para seleção de bolsistas no Laboratório de Estatística Ambiental, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef/LEA), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A vaga é para atuação no projeto de extensão “Estatísticas de Desembarque Pesqueiro RS” e a carga horária é de 20 horas semanais.

Para participar da seleção, os candidatos devem estar matriculados em algum programa de mestrado ou doutorado da FURG e deve ter graduação em Oceanologia, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental ou áreas afins.

É necessário também ter conhecimento operacional do software R, conhecimento básico de Estatística e Delineamento Amostral e familiaridade com a atividade de pesca na região (espécies e petrechos). O valor da bolsa será compatível com o nível do  PPG (mestrado ou doutorado)

As inscrições estão abertas até as 17h do dia 5 de junho, na Secretaria do Imef (anexo do pavilhão 2). Para concorrer a vaga é necessário entregar currículo lattes impresso. A homologação das inscrições assim como a data e horário da entrevista de candidatos classificados serão divulgados no mural da secretaria no dia 6 de junho.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3293 5160 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

 

No dia 31 de maio, às 14:00, na sala 2218, terá um seminário com o Dr. Claudio Maekawa. O título será: Assimetria matéria-antimatéria do universo: a busca por fontes da assimetria e as teorias efetivas (Tef).

Resumo:

Entender a razão da predominância de matéria sobre a antimatéria é uma das questões fundamentais ainda não respondidas. Propostas incluem teorias de grande unificação, teorias de antimatéria escura e até mecanismos de metamorfose de léptons em bárions. No âmbito experimental a busca se faz

em duas frentes: busca de novas partículas e detecção de desvios nas previsões do modelo padrão para as propriedades das partículas conhecidas. Nesta segunda frente veremos como as Tef solucionam os problemas gerados pelos modelos fenomenológicos na análise das propriedades das partículas.

Ex-diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e um dos mais importantes e prolíficos autores de livros de matemática do país, com 40 títulos publicados, o alagoano Elon Lages Lima morreu na manhã do último domingo, aos 87 anos. Ele recebeu duas vezes o Prêmio Jabuti de Ciências Exatas, da Câmara Brasileira do Livro. Também foi mentor de jovens matemáticos de destaque no país, como o ganhador da Medalha Fields Artur Avila, além de Carlos Gustavo Moreira, também do Impa, Ralph Teixeira, da UFF, e Nicolau Saldanha, da PUC-Rio, entre outros.

— Eu era aluno de graduação, em Portugal, quando ouvi falar de Elon pela primeira vez, por meio de seus livros. Ninguém, nos dois países, contribuiu como ele para a criação de uma literatura matemática em língua portuguesa — afirma o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana.

Para o ex-diretor do Impa Jacob Palis, Elon “foi um excelente matemático, escritor e didata”.

— Ele deu uma contribuição muito grande ao Impa, desde o início, integrando um grupo pequeno e de alta qualidade.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1963, Elon Lages Lima foi diretor do Impa entre 1969 e 1971; de 1979 a 1980; e de 1989 a 1993, além de presidente da Sociedade Brasileira de Matemática de 1973 a 1975 e integrante do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Superior da Faperj. Ele recebeu, ainda, a Ordem do Mérito Científico na Classe Grã-Cruz, da Presidência da República, e o Prêmio Anísio Teixeira, do Ministério da Educação.

A formação inicial do matemático foi no Ceará. Ao chegar ao Rio, Elon presenciou a fundação do Impa, por Leopoldo Nachbin e Maurício Matos Peixoto. Obteve os graus de mestrado e doutorado na prestigiosa Universidade de Chicago, onde se especializou em Topologia Algébrica, entre 1954 e 1958, e recebeu o Prêmio Edna M. Allen.

Após voltar ao Brasil, Elon se tornou pesquisador do Impa. Com uma bolsa Guggenheim, esteve em Princeton e Columbia e foi influenciado pelo americano Stephen Smale, ganhador da medalha Fields — abrindo caminho, inclusive, para que outros pesquisadores do Impa, como Jacob Palis e César Camacho, fossem orientados por Smale, hoje pesquisador honorário do Impa. Elon foi professor da UnB, de onde pediu demissão em 1965, após o início do regime militar.

FORMAÇÃO E DIVULGAÇÃO

Além de pesquisador de alto nível, Elon sempre compreendeu a importância da divulgação da Matemática e da formação de professores, áreas em que desempenhou um papel de protagonista nacional. Colaborou para estruturar os cursos de licenciatura, bacharelado e pós-graduação da Universidade Federal do Ceará, de onde recebeu, em 1989, o título de Professor Honoris Causa. Ele também era doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Alagoas.

Elon idealizou e dirigiu as coleções “Projeto Euclides” e “Coleção Matemática Universitária” e foi o criador, em 1990, do PAPMEM (Programa de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio), que continua ativo e já beneficiou mais de 20 mil professores do país. Talvez porque tenha sido justamente na educação básica o início de sua brilhante trajetória de matemático, como professor, aos 18 anos, no Ginásio Farias Brito e no Colégio Estadual do Ceará.

O matemático era casado com Carolina Celano e tinha cinco filhas da primeira união, com Valdece.

Fonte: https://impa.br/page-notices/

 

A ação "Ciência Impressa", iniciativa do Laboratório de Impressão Científica, Educacional e Tecnológica - LICET, faz parte da Mostra de Extensão e Cultura (Caravanexc) promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da FURG.

Ciência Impressa tem coordenação do Prof. Everaldo Arashiro e participação dos discentes Conrado Roddick e Suzielli Martins Mendonça e dos docentes Aline Guerra Dytz, Matheus Jatkoske Lazo e Dinalva Aires de Sales. O projeto visa instigar tantos aos alunos da FURG como a própria comunidade a verem a física como parte de suas vidas cotidiana, de uma forma mais prática e objetiva, utilizando a impressão 3D para criar experimentos físicos/mecânicos.

O primeiro dia da Caravanexc aconteceu, no dia 26/06,  no campus de  Santa Vitório do Palmar. E os próximos serão nos campi Santo Antônio da Patrulha (12/05) e São Lourenço do Sul (26/05). Nesses dias levados o telescópio, espectroscópio, modelo do sistema solar entre outros produtos produzidos pelo LICET com o auxílio da tecnologia de impressão 3D.

As professoras Mauren Porciúncula e Suzi Samá, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) participam da 8ª Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, que ocorre entre 23 e 30 de abril, no Rio de Janeiro. Integrando a programação, Suzi Samá coordenou a mesa redonda “A formação do professor de Matemática para inovar e promover o Letramento Estatístico”, que contou com a presença dos palestrantes Mauren Porciúncula – FURG, Humerto Boltolossi – UFF e Luciane Velasque - Unirio.

A Bienal de Matemática tem o objetivo de despertar o interesse dos estudantes para a pesquisa e o ensino da Matemática e disseminar o conhecimento matemático em todo o país, propiciando a estudantes e professores uma visão ampla da Matemática e suas aplicações.

No período de 27 a 30 de abril de 2017, está acontecendo também o Festival da Matemática, parte da Bienal e também do conjunto de iniciativas de popularização da Matemática durante o Biênio da Matemática (2017-2018), instituído no Brasil. No festival, as professoras da FURG participam como debatedoras no Cine Clube de Matemática e Estatistica – “O Prazer da Estatística”, um documentário apresentado pelo professor Hans Rosling, que leva os expectadores a uma viagem pelo mundo da Estatística, ao explorar o poder que essa ciência tem de mudar o entendimento do mundo.