O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos dos cursos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos visam promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

O PIBID na FURG

Na FURG, o programa PIBID articula ações educativas desenvolvidas em 7 Núcleos Multidisciplinares, cada um com dois ou três cursos/polos dentre as diferentes licenciaturas, com um intenso trabalho nas escolas. Os estudantes inserem-se na vida escolar assistindo aulas, elaborando oficinas, fomentando experimentação e auxiliando alunos e professores. Desenvolvem atividades de discussão e produção escrita de textos, roteiros e artigos em encontros presenciais sistemáticos.

O PIBID no IMEF

O Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) participa de 4 Núcleos Multidisciplinares do PIBID-FURG: 1) Física/Química/Biologia, 2) Ciências Exatas - Santo Antônio da Patrulha/Ciências EaD Novo Hamburgo/Ciências EaD Santa Vitória do Palmar, 3) Matemática/Pedagogia, 4) Educação do Campo - São Lourenço do Sul/Língua Portuguesa (os núcleos têm entre 24 e 30 integrantes) Os cursos: Física, Química, Ciências Exatas - Santo Antônio da Patrulha, Matemática e Educação do Campo - São Lourenço do Sul, são coordenados por professores do IMEF, os outros por colegas de outras Unidades Acadêmicas.

Atividades desenvolvidas:

(x) ensino

(x) pesquisa

(x) extensão

Principais equipamentos instalados: O IMEF conta com uma Sala do PIBID, equipada com lousa digital, que é um espaço para reuniões das equipes e para apoio a estudos, discussões e montagem de materiais didático-pedagógicos. Materiais experimentais, disponíveis nos Laboratórios de Ensino de Física ou no LEMAFI, também são utilizados nesses subprojetos.

Capacidade de atendimento: 30 alunos

Área física disponível: 40m² - Espaço compartilhado com o Laboratório INOVAFIS

Responsável - Nome Completo/SIAPE: Eliane Cappelletto/409083

Localização: ANEXO PAV. 02 - IMEF E EE

Contato/Email/Telefone: dfscapp@furg.br/(53)32364519