O Laboratório de Plasmas Tecnológicos está sendo estruturado para utilizar, basicamente, quatro configurações de geração de plasma.

1 Plasma gerado com barreira dielétrica - DBD, caracterizado por ser um plasma de baixa potencia (P< 10 w) e em estado de não equilíbrio térmico. Utilização em tecnologias de materiais, tratamento de superfícies, processos em gases, com muitas aplicações às áreas médicas e biológicas.

2 Plasma de Arco Deslizante (GlidingArcDischarge - GAD), caracterizado por ser um plasma também de baixa potência (P~1kw), em um estado de não equilíbrio térmico. Utilização em tecnologias de materiais, tratamento de superfícies, processos em gases.

3 Plasma Térmico, caracterizado por ser um plasma de alta potência (P ~ 80kW) e em  estado de equilíbrio térmico. Utilização em tecnologias de materiais, revestimento de superfície (plasma spray), produção de nano materiais.

4 Plasma em descarga luminescente - “Glow”, caracterizado por ser um plasma de baixa potência (P ~ 1kw) e em estado de não equilíbrio térmico. Utilização em tecnologias de materiais como nitretação, revestimentos de nitreto de titânio, modificação de superfícies, deposição de filmes finos e limpeza de superfícies.

 Atividades desenvolvidas:

(x) ensino

(x) pesquisa

(x) extensão

Principais equipamentos instalados: Fonte para geração do plasma DBD, fonte para geração do plasma de arco deslizante GAD e descarga luminescente, fonte para a geração do plasma térmico, alimentador de pó, trocador de calor, osciloscópios de quatro canais, espectrômetro de emissão, dois sistemas de vácuo, duas câmaras de processos. 

Capacidade de atendimento: 8 alunos

Área física disponível: 15m²

Responsável - Nome Completo/SIAPE: Magno Pinto Collares/1754203

Localização: ANEXO PAV. 02 - IMEF E EE

Contato/Email/Telefone: magnocollares@furg.br/(53) 98135-0540