O Laboratório de Física de Plasmas e Fusão está sendo estruturado para utilizar o plasma de alta energia gerado em um sistema toroidal chamado TOKAMAK - NOVA, para o estudo da física de plasma e fusão termonuclear controlada.

O TOKAMAK - NOVA realiza experimentos com plasmas de hidrogênio. O plasma produzido pode atingir temperaturas da ordem de 1,5 milhão de graus Celsius (essa é a temperatura dos íons; pois a dos elétrons é mais alta). O plasma sobrevive por um tempo em torno de 15 milissegundos, tempo suficiente para se realizar as investigações do grupo. Apesar da baixa densidade, um campo magnético de 1 tesla mantém o plasma a uma pressão 20 vezes maior que a pressão atmosférica.

 Atividades desenvolvidas:

( x ) ensino

( x ) pesquisa

(    ) extensão

Principais equipamentos instalados: TOKAMAK - NOVA (câmara de vácuo toroidal), sistemas de bobinas magnéticas para o aquecimento do plasma e seu confinamento, painel de controle, bancos de capacitores, principal ou toroidal (capacidade de armazenagem de 150KJ de energia), vertical e de aquecimento Joule. Sistema de vácuo composto de bombas mecânica e turbo molecular podendo atingir pressões de até 10-7 torr. Um espectrômetro de massa, espectrômetro de emissão de alta resolução, micro-ondas para caracterização, osciloscópio, detectores de raios-X, sondas magnéticas e computadores.

Capacidade de atendimento: 4 alunos

Área física disponível: 65 m2

Responsável - Nome Completo/SIAPE: Magno Pinto Collares/1754203

Localização: ANEXO PAV. 02 - IMEF E EE

Contato/Email/Telefone: magnocollares@furg.br/(53) 98135-0540