A terceira etapa da 5ª edição do projeto de extensão Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo acontecerá no período de 15 a 25 de novembro e 2021 de forma virtual, pelo site e pelo canal do Youtube do projeto de extensão. As escolas municipais envolvidas no projeto são: E.M.E.F. Profa. Zenir de Souza Braga, E.M.E.F Dr. Altamir de Lacerda Nascimento e E.E.E.M. Bibiano de Almeida. Devido a pandemia da COVID-19 o projeto de extensão está realizando o momento final, em que ocorre a apresentação dos trabalhos dos estudantes e a avaliação dos mesmos no formato virtual.

O projeto de extensão V Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo – 2ª edição virtual, coordenado pela Profa. Dra. Rafaele Rodrigues de Araujo do IMEF, com o apoio dos grupos de pesquisa “CIEFI – Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar” e “INTERAÇÃO – Rede de estudos e pesquisa sobre INTERdisciplinaridade na educAÇÃO”, tem por finalidade promover o incentivo da alfabetização científica e da interdisciplinaridade na Educação Básica, através da promoção de Feiras das Ciências nas escolas. Esse desenvolve atividades para execução de uma Feira das Ciências no município de Rio Grande/RS desde 2015. Dessa forma, com apoio da universidade, pretende-se elaborar estratégias para investir na alfabetização científica, envolvendo estudantes e professores da Educação Básica, acadêmicos e docentes, articulando Universidade e Escola, e assim contribuindo para a formação inicial, continuada e interdisciplinar.

A avaliação dos trabalhos enviados ocorrerá no período de 15 a 25 de novembro, por uma comissão avaliadora e pela comunidade. Serão divulgados até dia 30 de novembro, no site do projeto, os destaques na categoria Ensino Fundamental e do Ensino Médio: 1º, 2º e 3º lugar, Meninas nas Ciências e Voto Popular.

Nessa 5ª edição, no formato virtual, o destaque Meninas nas Ciências está intitulado, prêmio Profa. Dinalva Aires de Sales. A professora homenageada é docente do IMEF e possui reconhecimento na área da Física e Astrofísica, sendo coordenadora do projeto Astronomia do Extremo Sul – AstroESul, além de ter recebido o prêmio Carolina Nemes 2020 da Sociedade Brasileira de Física que é outorgado a mulheres físicas em início de carreira.

 O voto popular será realizado pelas indicações dos trabalhos realizados pela comunidade em geral.

Toda a comunidade está convidada a prestigiar a 5ª edição da Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo.

Link do Canal do Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCkXUHCFyHMO-9W298Tb0t5A

Link do site: https://feiradascienciasrg.furg.br/