O Projeto Estatísticas de Desembarque Pesqueiro RS é resultado de um termo de cooperação técnica assinado em dezembro de 2010 entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O objetivo é coletar informações declaradas pelos pescadores referentes as descargas (i.e. produção) e esforços pesqueiros da pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos, complementadas com informações recolhidas tanto da pesca artesanal como das pescas semi-industrial e industrial na região oceânica adjacente.

A Fundação de Apoio a Universidade do Rio Grande (FAURG) é responsável pela gestão financeira do Projeto. A empresa de consultoria ambiental Ardea, vencedora em processo de pregão eletrônico, foi contratada pela FAURG para efetuar as atividades de coleta em campo, seguindo protocolos específicos desenvolvidos pelos pesquisadores da FURG com o apoio metodológico de técnicos do IBGE, parceiro permanente do Projeto.

A gestão técnico-administrativa do Projeto bem como a consolidação do banco de dados e a produção de sumários estatísticos é feita por pesquisadores e bolsistas no Laboratório de Estatística Ambiental (LEA) do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF). O LEA também abriga o computador servidor do banco de dados e é repositório das planilhas de dados brutos.

Os Boletins estão disponíveis neste site no seguinte link Boletins e são de domínio público podendo ser distribuídos e utilizados amplamente.