A Primeira “FEIRA DE CIÊNCIAS: Integrando saberes no cordão litorâneo” aconteceu nessa terça (20), das 14h as 17h30min no campus Rio Grande o Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS). O evento está integrado com a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, acontecendo simultaneamente com a 5ª Mostra da Produção Científica e Tecnológica (MPCT) e o 4º Seminário de Extensão do IFRS. A Feira ocorreu devido aprovação no edital MCTI/CNPq/SECIS/MEC/SEB/CAPES Nº 44/2014 e foi Coordenada pelo grupo Novos Talentos da Física, da FURG, e executada em conjunto com professores e alunos tanto da Universidade quanto da Educação Básica.

A Feira foi idealizada por Rafaele Rodrigues de Araújo, professora da área de ensino de Física do IMEF da FURG, e contou com 3 etapas distintas: A primeira foi o “Curso de formação da Feira de Ciências para professores”, que tinha como público alvo professores da rede municipal ou estadual, de qualquer área do conhecimento, interessados em participar da Feira de Ciências com a suas respectivas escolas. A segunda seria a execução de Feiras individuais em cada escola, onde os dois melhores seriam convidados a participar da Feira municipal. Por ultimo, a etapa municipal, que contou com alunos do ensino fundamental e médio da cidade do Rio Grande, assim como a escola E.M.E.F Francisco Osvaldo Anselmi e escola Dr. Osmarino de Oilveira Terra, da cidade de Santa Vitória do Palmar/RS.

As inscrições para o curso de formação de professores ocorreram de 1º a 24 de abril. O curso, que contava com um encontro presencial semanal, com duas possibilidades de horários, iniciou na segunda semana de Maio e se estendeu até a última de Junho. Professores, de diversas escolas e áreas do conhecimento, compareceram do curso. As Feiras de Ciências, em algumas das escolas, foram prejudicadas, entre outros motivos, pelas fortes chuvas que ocorreram na região e por atrasos no calendário das escolas estaduais devido à paralisação.

A Feira premiou três trabalhos nas categorias “Ensino Médio” e “Ensino Fundamental”. Os grupos melhor colocados receberiam duas Bolsas de Iniciação Científica Júnior durante o ano de 2016, no valor de R$100 mensais. Não poderiam receber esse prêmio alunos do terceiro ano do ensino médio, pois não teriam vínculo com a escola durante o ano seguinte. O premio também ficou restringido às escolas do Rio Grande.

O professor Valmir Heckler, um dos organizadores da Feira, ressalta a importância da Feira em incentivar os projetos investigativos na escola, onde os trabalhos apresentados sejam fruto das pesquisas e vivências dos alunos. Também comenta que, para ele, um dos pontos fortes da Feira foi o curso de formação de professores e que a feira só pode acontecer com a integração da Universidade (professores e PIBID), professores da educação básica e das escolas.

A professora Rafaele Araújo explanou que ficou feliz em finalizar essa etapa do projeto, que se iniciou com um sonho em 2014, com a escrita do projeto, e agora a concretização do mesmo. Com o projeto da Feira de Ciências juntamente com o Projeto Novos Talentos da Física, estamos incentivando a alfabetização científica e fazendo com que professores da Educação Básica trabalhem conosco na Universidade. Com a execução desse projeto conseguimos em 2015 dar continuidade nas nossas ações de extensão e estar unindo comunidade, escolas e universidade.

Os trabalhos premiados, na categoria Ensino Fundamental, foram:

1º Permacultura (E.M.E.F Francisco Osvaldo Anselmi de SVP) / Trilha dos Sentidos (CAIC)

2º A EJA tendo atitudes sustentáveis (E.M.E.F Francisco Osvaldo Anselmi de SVP)

3º Alimentação (E.E.E.F. Agnella do Nascimento)

Os trabalhos premiados, na categoria Ensino Médio, foram:

1º Os Aspectos Sobre Sexualidade No Ponto De Vista Dos Alunos Da Escola Estadual De Ensino Médio Lília Neves (E.E.E.M Lília Neves) / O corpo humano bos aspectos fisiológicos e neurológicos na perspectiva dos medos, fobias e estresse (E. E. E. M. Augusto Duprat)

2º Trem Magnético (E.E.E.M. Marechal Mascarenhas de Moraes)

3º Dessalinização da Água (E.E.E.M. Marechal Mascarenhas de Moraes)

Fotos do evento: Foto 1, Foto 2, Foto 3