O discente do programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Física da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Leonardo de Albernaz Ferreira é um dos dois brasileiros que participam, esta semana, da conferência "Python in Astronomy 2016", realizada noeScience Institute, da Universidade de Washington, na cidade de Seattle. Ferreira apresenta o trabalho desenvolvido nos últimos anos por ele e o orientador, prof. Dr. Fabricio Ferrari, junto ao Grupo de Astrofísica Teórica e Computacional - GATC da FURG.

Intitulado "Morfometryka - Constraints on galaxy morphometry using redshift simulations", o trabalho busca os limites confiáveis para a classificação de galáxias, seja por inspeção humana ou por classificação automatizada por computador. Conforme o mestrando, isso também permitirá separar o que é erro observacional de evolução física, que é um problema importante, em aberto, na Astrofísica.

Ferreira acredita que esta participação demonstra a internacionalização e a qualidade da pesquisa que vem sendo efetuada dentro do Núcleo de Física e Astrofísica do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef-FURG). Do Brasil, além de Ferreira, só um pesquisador (da USP) participa da conferência, sobre desenvolvimento de ferramentas em Python.

A conferência tem participação dos pesquisadores mais importantes do mundo nessa área e vai tratar de várias aplicações desenvolvidas e o trabalho efetuado com elas. Os pesquisadores mais experientes ainda estão proporcionando treinamento em diversas áreas relacionadas.