Por iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Física da FURG PPG-Fís/FURG, esta sendo organizado uma série de palestras em parceria com a Livraria Vanguarda, do Shopping Partage, para divulgação científica.

O objetivo do Ciclo de Palestras, denominado "Na Praia da Ciência", é oferecer à comunidade de Rio Grande um contato com a Ciência desenvolvida na principal universidade da cidade. Serão abordados diversos temas de caráter científico, conectando a tecnologia e a pesquisa com o nosso cotidiano através de uma linguagem simples e acessível. Os palestrantes são professores e pesquisadores do Instituto de Matemática, Estatística e Física da FURG, e o único pré-requisito para participar é a curiosidade.

As palestras irão ocorrer sempre na terceira sexta-feira dos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, na Livraria Vanguarda. Todos estão convidados a participar. A programação completa estará sendo divulgada na página do facebook do projeto: https://www.facebook.com/napraiadaciencia/

Programação do mês:

Título: Conhecendo nossa Casa "A Via Láctea" e seu Buraco Negro 

Palestrante: Prof. Drª. Dinalva Aires de Sales

Contato: dsales@furg.br

Data: 19 de agosto de 2016 – 19h

Resumo:Uma galáxia, assim como a nossa, é composta por um aglomerado de gás, poeira e centenas de bilhões de estrelas que se mantêm unidas por meio da força gravitacional de cada uma delas. Do ponto de vista energético, as galáxias no Universo dividem-se em “normais” e ativas. Nas galáxias normais, a maior parte da energia vem das estrelas. As galáxias ativas, por sua vez, estão entre os objetos mais energéticos do Universo e podem emitir cerca de 100 a 1000 vezes o brilho de todas as estrelas. O núcleo dessas galáxias emite energia que não pode ser explicada como sendo gerada unicamente por estrelas. Dentro do paradigma atual, a energia emitida por um galáxia ativa é gerada por um Buraco Negro Supermassivo. A palestra é um convite para conhecer os principais mecanismos de formação e evolução de galáxias, ou seja, a formação da nossa própria galáxia "A Via Láctea" e o que ela tem de especial.