O Programa de Pós-Graduação em Física do Imef promove a apresentação do seminário intitulado "Produção Exclusiva de Mésons Vetoriais envolvendo nêutron dominante: uma abordagem através do formalismo de dipolos no espaço misto", com o palestrante mestrando Vinicius M. Becker. O encontro será realizado no dia 07 de dezembro de 2016 às 14h, na sala 2211 - pavilhão 2 do Campus Carreiros.

Resumo: A estrutura dos hádrons pode ser investigada a partir do espalhamento profundamente inelástico (ou DIS, do inglês Deep Inelastic Scattering) elétron-próton. Estudos envolvendo o DIS mostram um crescimento das seções de choque hadrônicas e das densidades partônicas, à medida que ocorre o aumento da energia, o qual foi observado experimentalmente em HERA (Hadron-Electron Ring Accelerator). Porém, devido ao tamanho finito do próton, as seções de choque não podem crescer indefinidamente. 
Assim, em algum ponto, efeitos não lineares (recombinação de glúons) se tornam importantes, levando à chamada física de saturação partônica. O DIS pode ser estudado de forma bastante conveniente em um referencial no qual o fóton virtual possui energia suficiente para se separar em um par quark-antiquark, um dipolo, que interage com o próton. A amplitude de espalhamento dessa interação evolui com a energia através da equação não linear de Balitsky-Kovchegov (BK). Estudos recentes mostram que a equação BK com dependência cinemática no espaço transversal admite soluções de ondas progressivas, dado que a investigação do problema seja realizada em termos do momentum transferido durante a interação, ao invés do parâmetro de impacto. Essa propriedade motivou (e ainda motiva) o desenvolvimento de modelos fenomenológicos para a amplitude de espalhamento de dipolo com dependência no momentum transferido.
Neste seminário, utilizaremos um modelo fenomenológico com estas características para descrever a produção exclusiva de mésons vetoriais em colisões elétron-próton, nos casos em que observamos um nêutron no estado final.