Entre os dias 5 de abril e 5 de maio, professoras do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) e do Instituto de Educação (IE), bem como Doutorandos do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências (PPGEC), estão em missão de estudos e de trabalho na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo/Moçambique.

Os representantes da FURG fazem parte do “Projeto de Cooperação Internacional Brasil – Moçambique para Formação de Professores de Ciências e Matemática”, coordenado no Brasil pelo professor do IE, João Alberto da Silva, e em Moçambique pelo professor da UEM, Francisco Maria Januário. Entre as atividades realizadas, estão previstas a participação em reuniões com os gestores da UEM, palestras, encontros com professores e pesquisadores de outras IES e do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano, no que tange à formação de professores nas áreas de Ciências, Matemática, Tecnologias, Políticas Públicas e História da Educação, bem como entrevistas para coleta de dados.

A missão contribui para a internacionalização do PPGEC/FURG e do PPGH/FURG, particularmente nos indicadores de solidariedade e visibilidade dos Programas, na medida em que estão integrados na política de fortalecimento dos programas de pós-graduação brasileiros.

Compõem a missão as professoras do Imef: Elaine Corrêa Pereira, Marília Nunes D’allasta (também doutoranda do PPGEC) e Karin Ritter Jelinek (do Campus de Santo Antônio da Patrulha). Pelo IE: a professora Rita de Cássia Grecco dos Santos. Doutorandos: Liliane Silva Antiqueira e César Costa Machado (também professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul, Campus Pelotas).