As professoras do Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF, da FURG, Dra. Mauren Porciúncula Moreira da Silva e Dra. Suzi Samá Pinto tiveram o artigo Teaching Statistics Through Learning Projects publicado na principal revista mundial de Educação Estatística, a Statistical Education Research Journal (SERJ), da International Association for Statistical Education (IASE).

O texto apresenta uma reflexão do ensino da Estatística através da pesquisa. De acordo com as docentes, não é uma pesquisa comum, mas um trabalho que tem sido feito nas aulas de Estatística, com temáticas de interesse dos alunos. Esta metodologia de ensino, denominada de Projetos de Aprendizagem, é praticada desde 1999 pela pesquisadora e professora Mauren Porciúncula, adaptada para o Ensino da Estatística.

Além disso, o artigo retrata o desenvolvimento das diversas fases de Projetos de Aprendizagem, realizados pelos alunos da também pesquisadora e professora Suzi Samá. O estudo foi essencial para compreender as potencialidades e as limitações desta abordagem para estudantes de graduação, nos aspectos técnicos e sociais, tais como: a complexidade da relação quando se trabalha em um grupo, a importância de escolher o tema da pesquisa, a coleta de dados e a gestão de todas as fases de uma análise estatística.

A avaliação contínua do processo de aprendizagem, e os ajustes feitos ao longo do semestre experiencial estudado, permitiu observar a construção dos conceitos estatísticos pelos próprios estudantes. Essa inovação na Educação Estatística, reconhecida pela comunidade internacional da área, coloca o grupo de Pesquisa de Educação Estatística (EDUEST/FURG/CNPq), sediado no Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística (LabEst), do IMEF da FURG no cenário internacional na área de Educação Estatística.