O Programa de Pós Graduação em Física do Instituto de Matemática, Estatística e Física - Imef/FURG promove a apresentação do seminário da Profa. Dra. Carla Eliete Iochims dos Santos intitulado "Acelerador de íons e suas aplicações: interface entre Física, Alimentos e Biociências". O encontro será dia 3 de dezembro de 2014, quarta-feira, às 13h30, na sala 1108 - pavilhão 1 do Campus Carreiros.

Sobre o seminário

Nas últimas décadas, os aceleradores de íons de baixa e média energia receberam grande atenção quanto ao desenvolvimento de suas aplicações, através de técnicas de considerável resolução para modificação e análise de matérias. Por exemplo, Rutherford Backscattering Spectrometry (RBS) e Particle-Induced X-ray Emission (PIXE), utilizadas na análise de materiais, e implantação iônica, para modificação de materiais, incluindo formação de nanopartículas, são técnicas, pode-se dizer, consolidadas na área de feixes de íons.

No Brasil, existem atualmente quatro laboratórios de pesquisa com feixes de íons, sendo que dois deles trabalham com aplicações em diferentes áreas, como Arqueometria, Biociências e Alimentos. Neste aspecto, o objetivo deste seminário é apresentar um panorama geral sobre a Física de aceleradores de íons e suas aplicações, no contexto regional, e como estas estão inseridas no desenvolvimento da Física Experimental no Brasil. Além disso, serão apresentados exemplos de aplicações realizadas na análise de alimentos e em tecidos animais para auxiliar na compreensão de alguns processos fisiológicos, como formação da memória, relação entre alimentação, obesidade e doenças, dentre outros, a partir da análise elementar.