O Programa de Pós-Graduação em Física do Imef promove a apresentação do seminário intitulado "Superfícies micro e nanoestruturadas superhidrofóbicas", com o Prof. Dr. Pedro Lovato Gomes Jardim. O encontro será realizado no dia 11 de novembro, às 13h30min, na sala 2211 - pavilhão 2 do Campus Carreiros.

Resumo: Materiais micro e nanoestruturados possuem uma vasta gama de aplicações na microeletrônica, na óptica e na fotônica. Bio-sensoriamento, aumento da eficiência energética em módulos fotovoltaicos, recobrimentos antirreflexivos, antiembaçantes e autolimpantes são alguns exemplos de aplicação. Neste seminário apresentaremos algumas técnicas de síntese e caracterização de filmes finos multifuncionais repelentes à água, visando à aplicação e o estudo teórico-experimental destes recobrimentos. Mais especificamente, apresentaremos os aspectos físicos do fenômeno da superhidrofobicidade.

Sobre o palestrante:

Graduado em Física (UFRGS, Porto Alegre. 2002); Mestre em Física (UFRGS, Porto Alegre, 2007); Doutor em Física (UFRGS, Porto Alegre, 2012). Realizou o pós-doutorado no Fraunhofer-IOF na cidade de Jena (Março de 2014) e, recentemente, concluiu o estágio pós-doutoral no Laboratório de Laser do Instituto de Física da UFRGS pela Pós-graduação em Microeletrônica (Maio de 2015). Atualmente, é Professor Adjunto Classe A no Instituto de Física e Matemática da UFPel. As áreas de interesse incluem: produção monitorada de filmes via spin coating e dip coating. Estudo teórico-experimental da dinâmica de escoamento e a viscosimetria laser de fluidos não-Newtonianos. Desenvolvimento de filmes nanoestruturados superhidrofóbicos e superhidrofílicos via processo Sol-Gel, deposição por pulverização catódica, deposição por canhão de elétrons e deposição térmica a vácuo. Estudo Teórico-experimental das propriedades estatísticas e ópticas de superfícies multifuncionais micro-nanoestruturadas. Dentre as técnicas experimentais dominadas se destacam: interferometria laser, polarimetria, elipsometria, microscopia de forca atômica (AFM), interferometria de luz branca (WLI) e microscopia foco infinito (IF).