O Imef convida para mais um seminário de Física. Será nesta quinta-feira, dia 26 de maio de 2011, às 13h30, na sala 2101 e será ministrado pelo pós-doutorando, Dr. Éder Maiquel Simão da Ufsm.

Título: A investigação da biologia associada ao câncer através da biofísica"

Resumo:
O câncer tem como principal característica o crescimento desordenado das células. A perda da estabilidade do genoma associada com a deterioração genética é um dos muitos aspectos importantes dos carcinomas. A taxa de mutações e a extensão do tumor evoluem de acordo com as características biológicas, imunológicas, antecedentes genéticos e ambientais da pessoa. A displasia é o processo inicial de formação do tumor maligno. Com alterações em alguns genes, a displasia poderá evoluir ao carcinoma passando por três estágios pré-cancerosos, definidos por: adenoma primário, intermediário e tardio.  O acúmulo de mutações que ocorrem ao longo da evolução da doença, elimina genes supressores de tumor e ativam outros genes que promovem o crescimento.  O fenótipo mutador surge com o aumento das alterações dos tecidos, que se manifesta a partir do acúmulo de mutações genéticas.
A nível genético, os pesquisadores estão procurando por genes responsáveis, principalmente, pelo processo de formação do câncer (MARX, 2002).. Conforme a literatura, tem-se procurado elucidar a biologia da evolução do câncer desde a formação de uma displasia até seu processo final (HALAZONETIS, 2008). Atualmente, muitos  estudos, através do uso de teorias estatísticas, têm sido realizados para se investigar a biologia envolvida na formação de carcinomas (CASTRO, 2007).
O objetivo deste seminário é apresentar esse processo de investigação da doença, justificado pelos novos olhares que vem sendo lançados para se buscar uma melhor compreensão da biologia associada ao câncer