O Programa de Pós Graduação em Física do Imef-FURG promove, dia 23 de outubro de 2014, quarta-feira, às 13h30min, no anfiteatro da Escola de Engenharia, no final do corredor "K", no anexo do prédio 2. a apresentação do seminário do Prof. Dr. Paulo Pureur Neto intitulado "Efeito Hall na Fase Normal dos Supercondutores de Alta Temperatura Crítica".

Sobre o seminário: É feita uma introdução sobre o efeito Hall em materiais metálicos, caracterizando as contribuições ordinária e anômala. Posteriormente discute-se as particularidades do efeito Hall em supercondutores, mencionando a contribuição relacionada à deriva de vórtices nas proximidades da temperatura crítica. Na segunda parte da palestra mostra-se resultados experimentais de resistividade Hall na fase normal de diversos cupratos supercondutores e discute-se as diversas e contraditórias interpretações propostas para descrever sua acentuada dependencia em temperatura. Por fim, apresenta-se alguns resultados de resistividade Hall originalmente obtidos no Laboratório, tanto em cupratos quanto nos novos supercondutores de ferro-pnictídeos, e apresenta-se uma proposta para sua interpretação em termos da estabilização de estados ligados virtuais junto aos íons cobre (caso dos cupratos) e ferro (caso dos ferro-pnictídeos).

Sobre o palestrante: Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) , mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) , doutorado em Sciences Physiques pela Universite de Paris XI (Paris-Sud) (1984) e pós-doutorado pela Universite de Paris XI (Paris-Sud) (1985) . Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Física , com ênfase em Física da Matéria Condensada. Atuando principalmente nos seguintes temas: magnetism, terres rares. 

 

O professor Paulo realizou seu trabalho de doutorado com o Nobel em Física de 2007, Albert Fert, pesquisador da Universidade Paris-Sud e diretor científico da Unidade de Física do CNRS na França. Como professor da UFRGS, ao longo das últimas duas décadas, o professor Paulo formou uma série de doutores em ciências. Estes jovens pesquisadores, que desenvolveram seus trabalhos nas áreas de supercondutividade e magnetismo, hoje são precursores da formação de grupos experimentais em física da matéria condensada em diversas universidades, como UFPel, UEPG e FURG.