O observatório astronômico da Universidade Federal do Rio Grande completa 3 anos de atividades neste mês de Abril. O observatório e as noites de observação Astronômica no campus da FURG foram idealizadas pelo Prof. Dr. João Rodrigo Souza Leão (IMEF) e conta atualmente com a ajuda e o trabalho de dois bolsistas da graduação em Física que são os acadêmicos Leandro Almeida (Ted) e Laura Amaral. As atividades do grupo começaram após a aquisição de 2 Telescópios Meade LX 90 de 8 e 12 polegadas pela Universidade através de um projeto financiado pelo CNPq. A primeira seção de observação do céu de Rio Grande foi uma atividade aberta aos calouros de física em abril de 2011.

Ao longo destes 3 anos o projeto também contou com a ajuda e colaboração do Prof. Dr. Fabrício Ferrari e da Profa. Dra. Denise Maria Varella Martinez (Diretora do IMEF entre 2008 e 2012 e nossa atual Pró-Reitora de Graduação) de e de outros 3 estudantes (bolsistas) do curso de Física. São os acadêmicos: Yuna de León (2011), Jéssica Santos (2011) e Suzieli Mendonça (2012). Além das atividades previstas da iniciação científica, os bolsistas aprimoram seus conhecimentos nas áreas de computação, ótica e processamento de imagens, criando softwares autônomos de redução de dados e aprimorando técnicas de registro fotográfico. Muitos outros campos da Física são abordados na Astronomia como por exemplo a mecânica quântica e a Cosmologia.

Nesses 3 anos de atividades, o grupo já participou de diversos seminários regionais e nacionais de Astronomia e Astrofísica e já apresentou cursos e trabalhos em universidades como a USP. Isso gerou um total de 8 trabalhos publicados, sendo dois artigos completos. Além de publicações em jornais da mídia local e nos blogs do grupo, o bolsista Ted também teve um de seus trabalhos premiados em primeiro lugar em um concurso de astrofotografia, bem como uma entrevista publicada no livro: “Astrofotografias” no ano de 2014. O grupo já produziu mais de 100 fotografias astronômicas de qualidade com os equipamentos da FURG.

Ao longo de 3 anos de operação o projeto já atendeu em torno de 2000 pessoas, entre alunos, professores e membros da comunidade universitária. Estima-se que este número poderá aumentar quando ficar pronta a sede do Observatório que está orçada em aproximadamente 620 mil reais e que atualmente está sendo construída no campus carreiros da FURG. Estas novas instalações certamente vão ampliar as atividades do grupo e aumentar a capacidade de atender ao público interessado.

O grupo SOFIA dedica-se ainda a palestras de divulgação científica, oficinas de montagem de equipamentos astronômicos e seminários de astronomia. As atividades de observação e registro astronômico são realizadas dentro da própria universidade, semanalmente, nas proximidades do IMEF. O grupo SOFIA também mantém alguns canais eletrônicos contendo informações a respeito das atividades, metodologias, fotos e curiosidades:

Canal sobre o Observatório e suas atividades: www.observatoriosofia.blogspot.com

Canal com Vídeos das Observações Astronômicas: www.youtube.com/observatoriosofia

Canal com Artigos sobre Astronomia: www.astrophisika.blogspot.com.br

 Abaixo mostramos duas imagens feitas pelo bolsista Ted utilizando os equipamentos do Grupo:

Nebulosa da Trífida. Foto premiada em 2014:
https://www.flickr.com/photos/tedkevintailor/8948215842/sizes/c/
  (clique aqui e veja a imagem em vários tamanhos)

Nebulosa do Haltere:

https://www.flickr.com/photos/tedkevintailor/8947653927/sizes/l/ (clique aqui e veja a imagem em vários tamanhos)

O Agendamento de atividades com o grupo e outras informações pertinentes às atividades podem ser obtidas pelo telefone (53) 3233 – 6870 ou pelos e-mails  monolipo@leisdemurph.com.br e jrsleao@gmail.com