A décima terceira edição do projeto de extensão Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha chega a sua última etapa a partir desta segunda feira, 06, com a exposição virtual dos projetos desenvolvidos pelos estudantes da Educação Básica. Devido à pandemia, pelo segundo ano consecutivo, o evento acontece de forma online através do wwww.mostrasap.furg.br

Nesta etapa da ação de extensão participam 12 projetos desenvolvidos por estudantes da Educação Infantil, Ensino fundamental Anos iniciais e Anos Finais, abrangendo a participação de 10 escolas municipais e estaduais da cidade de Santo Antônio da Patrulha. 

O projeto de extensão coordenado pelo docente Charles Guidotti, do IMEF, em parceria com a Secretária Municipal de Educação de Santo Antônio da Patrulha, ao longo do ano de 2021 desenvolveu inúmeras ações formativas com professores e estudantes com o apoio do grupo de pesquisa Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar (CIEFI) e de estudantes e professores do campus da FURG na cidade. Além disso, a decima terceira edição do projeto conta com recurso financeiro do CNPQ que possibilitará contemplar 4 estudantes da Educação Básica com bolsas de Iniciação Científica Junior e 2 professores orientadores com bolsas do tipo ATP ao longo do ano de 2022.

A avaliação dos projetos enviados durante a última etapa será desenvolvida, por uma comissão avaliadora constituída por estudantes e professores da FURG e convidados. No dia 14 de dezembro às 19h, em live no canal do projeto no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCfwWR_sFaAhAOXrSDVahTHw) serão divulgados os projetos destaques e as indicações dos estudantes e professores bolsistas.

O evento é realizado em consonância com a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), e que ocorre em todo o país.