Conforme abaixo, as defesas de TCC do curso de Licenciatura em Matemática:

Dia 3 de maio

Horário: 9h

Título: Propriedades interessantes da Função Quadrática e Equação do Segundo Grau

Acadêmica: Kanandra Garcia Teixeira

Banca: Profa. Dra. Cinthya Maria Schneider Meneghetti (Orientadora), Profa. Dra. Fabíola Aiub Sperotto e Profa. Dra. Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez

Link: meet.google.com/yhx-wber-pnz

 

Dia 7 de maio

Horário: 19h

Título: Matemática em pixels: o ensino de funções no ensino médio aplicado à criação de filtros de imagens digitais.

Acadêmico: Gabriel Teixeira Antunes

Banca: Profa. Dra. Cinthya Maria Schneider Meneghetti (Orientadora), Prof. Dr. Daniel da Silva Silveira e Profa. Dra. Grasiela Martini

Link: meet.google.com/xau-zfro-qeu

 

A DEFINIR

Horário: a definir

Título: A Utilização do Software "Geogebra" Como Facilitador de Aprendizagem no Conteúdo de Soma e Equivalência de Frações.

Acadêmica: Adriana Madruga Maciel

Banca: Profa. Dra. Grasiela Martini (orientadora), Profa Dra. Cinthya Maria Schneider Meneghetti

Profa. Dra. Tanise Paula Novello.

Link: https://meet.google.com/ooq-wspg-ava

 

O físico Eiichiro Komatsu (Max Planck Institute for Astrophysics, Garching), apresentará a palestra "Finding Gravitational Waves from the Early Universe", no próximo  ICTP-SAIFR/IFT-UNESP Physics Discussions que será realizado na quarta-feira, 5 de maio, às 10h40. O Physics Discussions é um colóquio on-line que traz cientistas de renome para discutir sobre diferentes temas de Física com pesquisadores e estudantes de mestrado e doutorado, além de proporcionar um espaço dedicado para pós-graduandos inscritos que desejem dialogar diretamente com o palestrante sobre sua carreira e pesquisa.

A Radiação Cósmica de Fundo (CMB, na sigla em inglês) fornece uma fotografia do Universo em seus estágios iniciais. Suas medições detalhadas sugerem que galáxias, estrelas, planetas e, eventualmente, nós mesmos fomos originados a partir de pequenas flutuações quânticas no início do Universo. Mas essa figura é verdadeira? Para responder a esta pergunta, pesquisadores estão tentando encontrar uma assinatura na CMB das "ondas gravitacionais primordiais" geradas desde o primeiro momento do Universo. No colóquio, o professor Komatsu apresentará a física da Radiação Cósmica de Fundo e os principais resultados de experimentos recentes, enquanto discute as perspectivas futuras da busca para descobrir sobre nossas origens.

Eiichiro Komatsu usa física teórica e dados experimentais para estudar a origem, evolução e os constituintes do universo. Desde 2012, o Prof. Komatsu é Diretor do Departamento de Cosmologia Física do Instituto Max Planck de Astrofísica, na Alemanha. Ele recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio Lancelot Berkeley da American Astronomical Society em 2013.

A palestra será transmitida ao vivo pelo Youtube, às 11 horas, no dia 5 de maio, e será aberta a todos. Você pode definir um lembrete acessando a página: https://youtu.be/Zf4PeRnnHiI. As sessões de discussão restritas a estudantes de pós-graduação inscritos ocorrerão tanto antes quanto após a apresentação, e serão realizadas por meio da plataforma Zoom. O formulário de inscrição para as sessões de discussão, bem como a programação detalhada do colóquio podem ser acessados na página do evento: https://www.ictp-saifr.org/physicsdiscussions/. O Physics Discussions é uma atividade quinzenal organizada pelo ICTP-SAIFR, um centro de pesquisa em física teórica vinculado ao IFT-UNESP, localizado na cidade de São Paulo.

A equipe do projeto transdisciplinar Exactum – “Núcleo Transdisciplinar de Teoria, Modelagem, Tecnologia e Educação” participou de um evento internacional “V Latin American Conference on Statistical Computing” entre os dias 19-21 de abril de 2021 com o trabalho intitulado “Clusterization of COVID-19 deceased patients in Rio Grande do Sul/Brazil.

Inicialmente Exactum era composto por 20 docentes do IMEF e ao aumentar sua abrangência, atualmente conta com mais de 30 docentes do C3, FAMED, IE, HU e IFRS e tem como objetivo apresentar soluções voltadas ao enfrentamento e COMBATE A SURTOS, ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS.

O principal objetivo deste grupo é usar ferramentas da ciência básica através de teoria, modelagem, tecnologia e educação para construir um protocolo de ações de previsão e controle de epidemias e/ou pandemias.
Mais informações visitem o site www.exactum.furg.br

Nós, docentes da área de Física do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG,

Gostaríamos de registrar a preocupação do nosso grupo de professores e pesquisadores quanto ao teor da ementa da disciplina "Perspectiva Quântica para o Cuidado de Enfermagem/Saúde" para o curso de Enfermagem da FURG, segundo a Deliberação nº 08/2020 da 2ª Câmara do COEPEA. A ementa se utiliza da nomenclatura particular da Teoria Quântica (ver detalhes abaixo sobre seu contexto e desenvolvimento) vinculada a práticas de saúde e/ou enfermagem, que não têm suporte científico de correlação ou vínculo com a Teoria Quântica, e em qualquer contexto conhecido é suportado por esta.  A ementa e a bibliografia apresentadas configuram pseudociência, ao contrário do atual panorama científico em que a Física e a Teoria Quântica estão inseridos. Não deveriam compor uma ementa de um curso cuja base conceitual e prática é científica, como a Enfermagem, exceto no desenvolvimento de uma análise crítica dos (pseudo)métodos propostos. Na presente forma apresentada, a ementa configura uma associação perniciosa e errônea de uma teoria com ampla base científica e pseudociências.

A Teoria Quântica diz respeito ao tratamento de sistemas microscópicos e de fenômenos que ocorrem na escala do muito pequeno. Assim, trata do comportamento e do movimento de partículas nesta escala. A palavra quantum está relacionada à unidade mínima constituinte de um sistema, e foi inicialmente usada por Planck para descrever o comportamento da radiação emitida por um corpo aquecido. Assim, a gênese fala sobre a energia ser quantizada, associando energia e frequência da radiação. No entanto, a própria constante de proporcionalidade entre estas grandezas mostra a característica microscópica da teoria. Avançando no tempo, a analogia de que a matéria exibiria efeitos ondulatórios, da mesma forma que a luz, levou a Teoria Quântica a ser utilizada para explicar fenômenos envolvendo a matéria.

No entanto, estes efeitos são pouco pronunciados para corpos macroscópicos, como o corpo humano. Assim, generalizações da Teoria Quântica para sistemas maiores são pouco úteis e não encontram nenhum amparo científico para sua aplicação. Apesar disso, percebemos um uso indiscriminado do termo “quântico” para caracterizar processos e situações que pouca ou nenhuma relação trazem com a Teoria Quântica, estudada no escopo da Física. Assim, questionamos a utilização do termo como nome de disciplina do curso de Enfermagem – Perspectiva Quântica para o Cuidado de Enfermagem/Saúde – uma vez que não existe uma relação clara entre o que a ementa apresenta – Contribuições da Teoria Quântica – e a prática de saúde. Além disso, a utilização de termos adaptados, com bibliografia direcionada para uma linha pseudocientífica, pode fazer os acadêmicos do curso incorrerem no erro de assumir posturas não científicas como científicas. Atentamos para essa situação, não desmerecendo a oferta de uma disciplina que apresente as Práticas Integrativas e Complementares, mas chamando a atenção para seu caráter complementar, como a própria denominação demonstra. Aqui, deixamos claro que nossa preocupação está em associar conteúdos tratados em nossa área de atuação com conceitos pseudocientíficos, e não discutimos aspectos técnicos da área da Enfermagem, a qual não estamos totalmente familiarizados.

O uso de um termo deslocado e de bibliografia pseudocientífica não pode ter lugar dentro da cultura acadêmica. A presença na bibliografia indicada na ementa de autores de reputação duvidosa, que utilizam indiscriminadamente associações entre ideias da Física Quântica e áreas com nenhuma correlação, como a espiritualidade, apresentam uma visão obscurantista da ciência, no lugar das perspectivas críticas esperadas a partir de um tratamento adequado da ciência. Publicações deste tipo não deveriam constar como bibliografia básica de disciplina obrigatória oferecida por nossa universidade, ou qualquer outra universidade que preze a ciência e o conhecimento. Lembramos que a presente apresentação de nome e ementa carrega conteúdo pseudocientífico na formação dos estudantes de Enfermagem.

Reforçamos, ainda, que não existe associação entre a referida disciplina e a área da Física Quântica, e o caráter da ementa aponta diversos pontos pseudocientíficos, aos quais não tivemos acesso para avaliar e criticar quanto aos conceitos envolvidos.

Ainda, como docentes desta Universidade, nos preocupa que a adoção desta disciplina no Quadro de Sequência Lógica do curso de Enfermagem crie um rótulo negativo para a FURG, como a Universidade da “Terapia Quântica”. Mesmo que trabalhemos na direção contrária, buscando a divulgação científica e a promoção da ciência, este rótulo será mantido. Este também será carregado pelos egressos da instituição, refletindo negativamente em suas vidas profissionais. Também estendemos nossa preocupação pelas manifestações de colaboradores, de outras universidades brasileiras, de indignação pela criação de tal disciplina pela FURG, gerando um mal estar na comunidade científica nacional.

Finalmente, defendemos a livre manifestação do pensamento nesta universidade e em todos os espaços públicos, bem como reforçamos nosso compromisso com ensino, pesquisa e extensão de qualidade, mantendo os princípios da ciência como pilares na construção do conhecimento. Como encaminhamento, solicitamos a revogação dos atos da reunião ordinária do Conselho da Escola de Enfermagem (Ata 11/2019), a respeito da Alteração Curricular, de extinguir a disciplina Terapias Integrativas e substituí-la pela disciplina “Perspectiva Quântica para o Cuidado de Enfermagem/Saúde”, bem como a revogação dos atos da Deliberação nº 08/2020 da 2ª Câmara do COEPEA, quanto à criação da referida disciplina. Também solicitamos a rediscussão do nome e da ementa da disciplina que venha a ser criada, retirando toda e qualquer menção à Teoria Quântica ou conceitos associados, eliminando qualquer vinculação com a Física. Além disso, também endereçamos o questionamento quanto à cientificidade dos conteúdos tratados na ementa, com vários exemplos de pseudociências sendo tratados em disciplina oferecida por nossa Universidade.

 

Águeda Maria Turatti

Aline Guerra Dytz

André Ricardo Rocha da Silva

Antonio Gledson de Oliveira Goulart

Berenice Vahl Vaniel

Carla Eliete Iochims dos Santos

Charles Guidotti

Cláudio Masumi Maekawa

Cristian Giovanny Bernal

Cristiano Brenner Mariotti

Dinalva Aires de Sales

Eliane Cappelletto

Everaldo Arashiro

Fabrício Ferrari

Fernanda Sauzem Wesendonk

Fernando Kokubun

João Thiago de Santana Amaral

Jorge Luiz Pimentel Júnior

Juan Segundo Valverde Salvador

Luis Dias Almeida

Luiz Fernando Mackedanz

Matheus Jatkoske Lazo

Otavio Socolowski Junior

Pedro Ricardo del Santoro

Rafaele Rodrigues de Araujo

Rosângela Menegotto Costa

Tobias Espinosa de Oliveira

Valmir Heckler

No final da tarde de quinta-feira, 08/04/2021, a coordenação do curso de Matemática Aplicada do IMEF promoveu uma reunião para apresentar o relatório gerencial 2020 e os resultados da pesquisa sobre o ensino online. Deste importante momento participaram: a diretora do Instituto, os membros do Núcleo Docente Estruturante, os professores e acadêmicos do curso. 

O II Curso Online de formação de professores sobre Feiras e Mostras Científicas está com inscrições abertas do período de 1º a 15 de abril de 2021. O curso online ocorrerá de maio a julho de 2021 por meio do AVA Moodle e terá momentos síncronos e assíncronos, tendo como finalidade promover a formação de professores acerca de diversas temáticas, visando o desenvolvimento de feiras e mostras científicas. São ofertadas 100 vagas, sendo que o público-alvo são professores (as) e gestores(as) da rede pública da Educação Básica dos municípios de Rio Grande/RS e Santo Antônio da Patrulha. Se houver vagas remanescentes, serão destinados a demais interessados. Quem realizar 75% das atividades do curso receberá certificação de 60 horas.

Os professores(as) cursistas poderão participar, posteriormente, das ações realizadas nos projetos de extensão: V Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo (edição virtual) do município de Rio Grande/RS e da XIII Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha, coordenados pelos professores Rafaele Rodrigues de Araujo e Charles dos Santos Guidotti do IMEF/FURG.

 

Mais informações e inscrições: https://sinsc.furg.br/detalheseventos/1386

Contato com a coordenação do curso: fpfeirascientificas.furg@gmail.com

 

Foi realizado no dia 26/03/2021, de forma online, o III Encontro do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT. O evento reuniu professores, discentes e egressos do PROFMAT – FURG, com o objetivo de acolher os alunos ingressantes, motivá-los sobre a relevância do curso, dos conteúdos e metodologias de estudo que serão realizados no programa. Além disso, visa divulgar trabalhos de conclusão de curso dos alunos egressos, acompanhando o impacto da pós-graduação nas suas carreiras profissionais.

O Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF-FURG) torna pública a abertura de processo seletivo simplificado para contratação contratação de Professor Visitante em Ensino de Física. As inscrições vão de 01/04/2021 até 01/06/2021 através do link: https://siposg.furg.br/curso/1005

Para mais informações, clique no Edital conforme abaixo:

Edital de abertura (Língua Portuguesa)

Edital de abertura (Língua Inglesa)

 

 

O Programa de Pós-graduação em Física da FURG divulga o edital do processo seletivo simplificado para aluno especial no curso de Mestrado, com ingresso em 2021/1.  As inscrições poderão ser realizadas até 14 de março de 2021, neste link.

Serão oferecidas 5 vagas para cada disciplina do semestre corrente: Mecânica Estatística Mecânica Quântica.

Mais informações estão disponíveis no Edital:

Edital de Seleção Simplificada 02/2021 - Aluno Especial

Com pesar, o IMEF comunica o falecimento do Professor Dr. Wiliam Correa Marques, ocorrido na manhã de hoje, dia 06/03/2021. O Professor Wiliam ingressou na FURG como professor do IMEF em 06/07/2010 para atuar na área da Matemática, com formação na Graduação em Física, Mestrado e Doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica pela FURG.

Ao longo de sua carreira acadêmica foi professor de graduação e pós-graduação, tendo orientado diversos trabalhos e coordenado vários projetos de pesquisa na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise e tratamento de dados secundários, modelagem matemática e numérica, hidrodinâmica costeira e estuarina e transporte de sedimentos. Atuou como pesquisador em nível de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional da FURG e como professor permanente nos Programas de Pós-graduação: Modelagem Computacional (PPGMC), Oceanologia (PPGO) e Engenharia Oceânica (PPGEO) da FURG. Também foi coordenador do Laboratório de Análise Numérica e Sistemas Dinâmicos (LANSD) e coordenador do PPGMC no período de 2017 até 2020. 

A direção do IMEF declara luto na Unidade, se solidarizando com os familiares e amigos neste momento de pesar.