Clique nos links abaixo para fazer o download da monografia desejada:
2024
2023
- Eliane Veiga Moreira - Conjuntos: uma proposta pedagógica envolvendo material didático manipulável.
- Fabio Ferreira Moreira - Vale a pena elaborar uma unidade didática?! Influências da Escola da Ponte e o Novo Ensino Médio no Brasil sob olhar da Educação Matemática Crítica.
- Felipe de Freitas Nascimento - As tecnologias digitais com projetos de aprendizagem como possibilidade desencadeadora do interesse dos estudantes pela Matemática.
- Haira Gatielly Jorge da Silva - ENTRE PÁGINAS E DESCOBERTAS: O DIÁRIO DE APRENDIZAGEM DE UMA FUTURA PROFESSORA DE MATEMÁTICA.
- Isabel Cristina Cerchiaro Schiller - EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA.
- Jessiéle Mendonça Arruda - Mulheres e Ciência: construção de uma Unidade didática sobre representatividade feminina no campo da Matemática.
- Jovane Rosca da Silva - Tipos de financiamentos no Brasil: uma proposta pedagógica com ênfase na Educação Financeira.
- Lucas da Silva Schwarzbach - .PERCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE O USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA.
- Sheron Magalhães dos Santos - Estatística Animal: Unindo o ensinar e aprender estatística e probabilidade com o bem-estar animal.
- Vera Cristina da Silva Rocha - Origami no ensino da Matemática.
- Vitor Andrade Pedrotti - Além das Faces Coloridas: Desvendando a Matemática por meio do Cubo Mágico.
2022
- Bruna Aguiar Encarnação - Desafios do Ensino e da Aprendizagem de Matemática na Pós-pandemia na Voz dos Discursos de Professoras da Educação Básica.
- Daniel de Paula Jacques - O ensino de Matemática na educação de jovens e adultos (EJA): desafios e possibilidades no estudo de álgebra.
- Douglas Machado Martta Rodrigues - Uma Proposta de Atividade Pedagógica par Estudantes do Ensino Médio Envolvendo Funções do 1° Grau e o Software GeoGebra.
- Fabiane Pontes Pereira - Uma Proposta Pedagógica para Auxiliar no Ensino e Aprendizagem dos Números Inteiros Relativos.
- Gerson Freitas Luz - Explorando Propriedades de Funções Trigonométricas: Motivados por Séries de Fourier.
- Giliard de Castro Silveira - A Relação da Matemática com a Música: Justificativas Matemáticas na Construção da Escala Musical. Abordagem de Conceitos Matemáticos Contextualizados a Construção da Escala Musical.
- Joice Neves Machado - A Estatística para Surdos e Deficientes Auditivos: Um Caminho Potencial para a Inclusão Social.
- Júlia Bittencourt Hammes Sampaio - Matemática Legal em Espaços Representativos.
- Marcela Silveira da Silveira - O Uso do Jogo de Tabuleiro "Aprendendo Potenciação e Radiciação"como Mediador no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática.
- Monique Carvalho Bandeira Pithan - Equações de 1° e 2° Grau e o Jogo Bingo de Equações.
- Murilo da Cunha Paz - Função Afim: Uma Proposta de Atividade Sobre a Conta de Luz Utilizando a Modelagem Matemática.
- Raquel Brião Oliveira - Interpretação de Gráficos no Ensino Fundamental Utilizando Dados Oficiais Sobre Desigualdade Social.
- Robson dos Santos Machado - Jogo de Tabuleiro “O Enigma Matemático”: O Lúdico com a História da Matemática.
- Thaiane Cardoso Félix - Tangram como um Artefato Pedagógico.
2021
- Ana Karina da Costa Rodrigues - A Educação Financeira como Forma de Promover Qualidade de Vida.
- André Cougo de Cougo - A Matemática no Ensino Médio em um Diálogo Com Temas Sociais e de Direitos Humanos.
- Bruno Gantes Cardoso - Jogos didáticos e atividades lúdicas no ensino de Matemática: um mapeamento de artigos científicos na Revista Bolema.
- Jéssica Renata da Cruz - A Educação Financeira em Sala de Aula.
- Leonardo Eduardo da Costa Portal - Interações que Ocorrem no Digital: o Coensinar como Possibilidade para a Formação de Professores de Matemática.
- Maurício Fangueiro Pereira - O Jogo de Xadrez: uma Alternativa para Ensinar Matemática.
- Pércoles Tiago Napivoski - LATEX como Linguagem para Possibilitar o Ensino de Matemática a Pessoas com Deficiência Visual ou Cegueira.
- Priscila Martta Rodrigues - Material manipulável: oficinas para professores relacionadas ao ensino de frações.
- Renata Truquijo Crizel - Um Olhar para a Dinâmica de Trabalho do LEMAFI: Possibilidades das Tecnologias Digitais no Trabalho Cooperativo com as Escolas.
- Tatiane Cozza Machado da Silva - Introduzindo o Uso Software Geogebra no Ensino de Equações do Segundo Grau.
- Télia Mara Lopes da Rosa - Equações Diofantinas: Uma proposta de atividade para o Ensino Fundamental.
2020
- Adriana Madruga Maciel - A utilização do software “geogebra” como facilitador de aprendizagem no conteúdo de soma e equivalência de frações.
- Andressa Nunes Martins - As tecnologias assistivas na formação inicial de professores de matemática: desafios, potencialidades e limites.
- Bruno Oliveira Oleiro da Silva - O conhecimento mobilizado sobre as propriedades de média aritmética por meio do Magic the gathering.
- Débora Lima Gularte - Conceitualização matemática: uma análise de situações-problemas fundamentada na teoria dos campos conceituais.
- Gabriel Teixeira Antunes - Matemática em pixels: o ensino de funções aplicado a criação de filtros de imagens digitais.
- Kaline Machado da Silva - Licenciatura em matemática em universidades federais do RS: mapeamento de trabalhos de conclusão de curso.
- Kanandra Garcia Teixeira - Propriedades interessantes da função quadrática e equação do segundo grau.
- Karine Cunha Duarte Silva - Situações-problemas a partir de notícias sobre o coronavírus: potencialidade para trabalhar conceitos matemáticos.
- Pedro Henrique Barcarolo - As percepções de professores em relação as potencialidades do livro "uma viagem no universo estatístico" para promoção do letramento estatístico.
- William Debon Pereira - Fundamentos da aritmética: propriedades naturais e elementares das congruências.
2019
- Ana Carolina Dasso Felix - Construção e interpretação de gráficos no ensino técnico integrado ao ensino médio de uma escola pública profissionalizante do litoral sul do Brasil.
- Andressa Escobar Machado - O ensino de funções quadráticas a partir do uso do geogebra em dispositivos móveis.
- Glenda Rodrigues Leivas - Métodos e práticas sobre avaliação no ensino da matemática escolar.
- Lucas Marchand de Sousa - O role playing game (rpg) e a história da matemática como possibilidade metodológica no estudo da matemática no ensino fundamental.
- Lucielma dos Santos da Silva Corrêa - O ensino de matemática na educação básica para estudantes com transtornos do espectro autismo (TEA).
- Richard de Freitas Pinto - R COMMANDER como proposta de formação para o ensino de estatística.
- Roger Braga Dutra - O estudo da elipse a partir da utilização do software geogebra em uma prática pedagógica de matemática no ensino médio.
- Ronaldo Cozza Rodrigues - Desenvolvimento de jogo de celular como ferramenta para compreensão de Geometria Plana e Espacial.
2018
- Elto dos Santos Silva Junior - A prática de jogos didáticos como perspectiva pedagógica no ensino de matemática na educação básica.
- Jessica Santos - Aplicação do Cálculo Fracionário na Modelagem da Memória e da Aprendizagem.
- Joel Quevedo de Matos - Os sólidos platônicos e suas aplicações no ensino básico, desenvolvimento/difusão de material.
- Nataliya Malska - Figuras planas e seu mundo isoperimétrico.
- Rudinei dos Santos Lombardi - Discursos dos egressos do curso de licenciatura em matemática da universidade federal do rio grande (FURG) acerca da formação inicial de professores.
- Tais Farias Machado - Reflexões sobre a aprendizagem de álgebra no ensino fundamental.
2017
- Daniele Amaral Fonseca - O ensinar Matemática para Deficientes Visuais.
- Fabrine Diniz Pereira - Investigando o Tecnostress em um coletivo de Professores de Matemática.
- Luana Maria Santos da Silva - Vivências de mal-estar docente nas escolas públicas: discursos de professores de matemática.
- Jorge Iran Conceição Ferreira - Geogebra: Sequência didática e os projetos de aprendizagem na formação do professor de matemática.
- Kelvin John Silva dos Anjos - Ações Parciais de Grupos.
- Marcio Antonio de Souza - Introdução a teoria de Galois.
- Matheus Pimentel Gomes - Mapeamento de produções científicas sobre a prova Brasil.
- Thiago Avila Pouzada - Perspectivas teórico-pedagógicas sobre o ensinar geometria a partir do discurso de professores de matemática.
- Tatiane Santos de Oliveira Muniz - Ressignificando concepções sobre o ensino de matemática para alunos com necessidades auditivas: uma prática pedagógica na escola bilíngue e as relações com trabalhos científicos
2016
- Elisa Ferreira Medeiros - Uma introdução ao estudo das Equações Diferenciais Parciais usando o modelo de Euler-Bernoulli para a vibração transversal de uma barra flexível.
- Wellington Tavares dos Santos - A história do quinto postulado, as geometrias não-euclidianas e suas implicações no pensamento científico.
2015
- Camila Rubira Silva - Da Teoria à Prática: Uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental.
- Félix Afonso de Afonso - Compreendendo a teoria das Álgebras de Hopf.