Nome do Curso:
Matemática Licenciatura
Titulação:
Licenciado em Matemática.
Turno:
Noturno
Ingresso e Vagas:
O curso tem o funcionamento em turno noturno e o ingresso é realizado anualmente, através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU/MEC), de acordo com o regulamento vigente da FURG. Por ano, são oferecidas 40 vagas, com entrada única no começo do ano letivo.
Duração do Curso:
Mínima: 9 semestres. Máxima: 15 semestres
Modalidade:
Presencial
Carga Horária Curricular:
Disciplinas obrigatórias = 2730 horas.
Disciplinas optativas = 120 horas.
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais: 200 horas
Carga horária total do curso = 3050 horas.
Estágio Obrigatório: 480 horas
Prática Pedagógica: 420 horas
Perfil Vocacional do Estudante:
Competências e Habilidades:
As diretrizes apontam para as seguintes competências e habilidades para a formação do licenciado em Matemática:
- Capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão.
- Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares.
- Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologia para a resolução de problemas.
- Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento.
- Habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema.
- Estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento.
- Conhecimento de questões contemporâneas.
- Participar de programas de formação continuada.
- Realizar formação continuada.
- Trabalhar na interface da Matemática com outros campos do saber.
- Elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica.
- Analisar, selecionar e produzir materiais didáticos.
- Desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático do educando, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, formulas e algoritmos.
- Perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente.
- Contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.
- Potencializar situações favoráveis ao aprendizado da matemática.
O Profissional:
Licenciado em Matemática
Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática