GRUPO DE PESQUISA

Formação de Professores e Práticas Educativas - FORPPE.

Líder: Elaine Corrêa Pereira - Vice-Líder: Celiane Costa Machado

PROJETOS DE PESQUISA

1) INVESTIGAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA UNIVERSIDADE E NA ESCOLA (Este é um projeto guarda chuva que abrange outros projetos)

Descrição: 

Inúmeras mudanças têm ocorrido na sociedade referentes aos avanços tecnológicos, sendo estes voltados, especialmente para a educação, evidenciando, desta forma, a necessidade de buscar estratégias pedagógicas no sentido de proporcionar um ensino mais compromissado com o educando. Então, este projeto tem por finalidade investigar os processos de ensino e aprendizagem e desenvolver ações que contemplem a formação docente envolvendo a universidade e a escola, repercutindo na comunidade. Além disso, pretende-se fomentar espaços de formação docente, voltada para uma atualização constante, devido as mudanças e transformações as quais vem ocorrendo em todos os campos do saber. Espera-se com essa pesquisa ampliar o olhar investigativo e crítico de professores, de modo a propiciar ações pedagógicas inovadoras que atendam a demanda da sociedade contemporânea. 

2) MAPAS TEÓRICOS DAS PRODUÇÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA UNIVERSIDADE E NA ESCOL A (Este projeto tem bolsista fomentado pelo CNPq)

Descrição:

O grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPPE), por meio da rede de projetos que se engendram, almeja desenvolver ações que objetivam reafirmar a potência da metodologia de educar pela pesquisa como uma possibilidade para a melhoria da qualidade de ensino na Educação Básica e consequentemente no Ensino Superior. Então, este projeto tem por finalidade promover a inserção de um acadêmico de graduação no grupo de pesquisa FORPPE com o objetivo de construir mapas teóricos das produções acerca da formação de professores e práticas educativas, na Educação Básica e Ensino Superior. Para o desenvolvimento da ação busca-se a parceria com um estudante que esteja em formação, no nível de graduação, na área da biblioteconomia. Desta forma, o estudante de iniciação cientifica, além de realizar mapas teóricos, perceberá possibilidades de complementar sua formação e tornar-se mais preparado para a atuação profissional, lidando não apenas com uma participação acadêmica singular, mas sim com a possibilidade do envolvimento nas ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo FORPPE.

PROJETOS DE EXTENSÃO:
 

PROGRAMA DE FORMAÇÃO ACADÊMICO PROFISSIONAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS (Este projeto tem um bolsista EPEC)

Descrição: 

O Programa de Formação Acadêmico Profissional e Práticas Educativas visa discutir e aprofundar o estudo sob temas relacionados a formação de professores no âmbito da educação básica e superior. A ação interdisciplinar permite transitar nas diferentes áreas do conhecimento de modo a investigar os problemas do ensino e aprendizagem nos diversos contextos, como escola, universidade e comunidade.

PROJETO DE INOVAÇÃO

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) - Este é um projeto institucional que eu sou a coordenadora institucional na FURG, tem fomento da CAPES. 

Descrição: 

Levando em consideração o compromisso histórico da FURG com a formação acadêmico- profissional este projeto institucional "Práticas Educativas em Rodas de Formação acadêmico-profissional de Professores" tem por objetivo promover a formação acadêmico-profissional por meio do estudo investigativo do cotidiano da escola, possibilitando a articulação entre teoria e prática, com vistas à valorização do magistério e à melhoria da qualidade da educação básica e sendo os objetivos específicos: Inserir os licenciandos semanalmente no cotidiano das escolas da rede pública de educação, intensificando sua aprendizagem acerca da docência; mobilizar os professores supervisores a perceberem-se co-formadores dos futuros docentes, tornando-se protagonistas nos processos de formação para o magistério; intensificar a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura, buscando de modo criativo e fundamentado a superação de problemas no processo de ensino e aprendizagem; incentivar nas rodas de formação semanais na universidade a articulação entre teoria e prática possibilitando a articulação com grupos de pesquisa que discutem e investigam escola, formação de professores e práticas educativas; promover o registro em portfólios/webfólios coletivos para a reflexão e análise da prática; desenvolver estratégias formativas para que o licenciando aperfeiçoe o domínio da Língua Portuguesa, incluindo leitura, escrita e fala, de modo a promover a capacidade comunicativa do estudante no que se refere ao aperfeiçoamento da língua; estudar os documentos nacionais que regulam a formação de professores como Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica, Base Nacional Comum Curricular, bem como textos de fundamentação teórica relativos à formação de professores e teorias e conhecimentos específicos das licenciaturas envolvidas; desenvolver a realização do Seminário Institucional de Iniciação à Docência com vistas a socializar as ações do Subprojeto Multidisciplinar e seus núcleos integrantes; participar de eventos do campo da educação divulgando as produções realizadas nas rodas de formação; garantir a formação acadêmico- profissional de 21 professores supervisores em grupos de formação com encontros semanais durante o ano letivo; formar 210 licenciandos (178 bolsistas e 32 não bolsistas) nas atividades propostas pelo Subprojeto Multidisciplinar e seus Núcleos, inseridos em um ambiente contínuo de pesquisa; promover a participação semestral de professores supervisores, licenciandos bolsistas e coordenadores de área no Encontro sobre Investigação na Escola (Seminário Institucional do PIBID/FURG).

PROJETO DE ENSINO:

O PAPEL DA MONITORIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM EM DISCIPLINAS DE GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR

Descrição: 

A monitoria no ensino superior é fundamental na formação dos acadêmicos dos cursos de graduação para reduzir os índices de reprovação e evasão estudantil. Tendo em vista as dificuldades que os alunos apresentam em trabalhar no contexto abstrato na disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear, existe a necessidade de um acompanhamento extraclasse, como alternativa para a aprendizagem dos conteúdos teóricos e práticas da disciplina, além do desenvolvimento da pesquisa como fonte de conhecimento.