A coordenação do curso de Matemática Licenciatura convida a comunidade acadêmica para comparecer na apresentação das defesas de Trabalho de Conclusão de Curso que ocorrerão no CEAMECIM nos dias 9 e 11 de dezembro de 2019.

 

1) O ensino de Matemática na Educação Básica para estudantes com Transtornos do Espectro Autista (TEA).

Estudante: Lucielma dos Santos da Silva Corrêa.

Data e hora: 9 de dezembro às 9h.

Banca Examinadora: Prof. Dr. Daniel da Silva Silveira (Orientador), Profa. Dra. Rafaele Rodrigues de Araújo, Profa. Dra. Catia Maria dos Santos Machado.

 

2) O Role Playing Game (RPG) como possibilidade metodológica no estudo da história da matemática no Ensino Fundamental.

Estudante: Lucas Marchand de Sousa.

Data e hora: 9 de dezembro às 10h30min.

Banca Examinadora: Prof. Dr. Daniel da Silva Silveira (Orientador), Profa. Dra. Vanda Leci Bueno Gautério (Coorientadora), Profa. Dra. Marília Nunes Dall'Asta, Profa. Dra. Grasiela Martini.

 

3) O estudo da elipse a partir da utilização do software GeoGebra em uma prática pedagógica de matemática no Ensino Médio.

Estudante: Roger Braga Dutra.

Data e hora: 9 de dezembro às 14h.

Banca Examinadora: Prof. Dr. Daniel da Silva Silveira (Orientador), Profa. Dra. Tanise Paula Novello, Profa. Dra. Elizangela Dias Pereira.

 

4) Métodos e práticas sobre avaliação no ensino da Matemática Escolar.

Estudante: Glenda Rodrigues Leivas.

Data e hora: 9 de dezembro às 15h30min.

Banca Examinadora: Prof. Dr. Daniel da Silva Silveira (Orientador), Esp. Marisa Musa Hasan Hamid (PPGEdu/FURG) e Prof. Dr. Maykon Gonçalves Müller (IFSul)

 

5) O ensino de funções quadráticas a partir do uso do GeoGebra em dispositivos móveis.

Estudante: Andressa Escobar Machado.

Data e hora: 11 de dezembro às 14h.

Banca Examinadora: Prof. Dr. Daniel da Silva Silveira (Orientador), Profa. Dra. Débora Pereira Laurino e Profa. Dra. Adriana Elisa Ladeira Pereira.

O Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF realizará no dia 05/12/2019 às 14h no auditório da Escola de Engenharia, a reunião com todos os docentes e técnicos administrativos em educação para o fechamento do ano de 2019 e o planejamento das ações para o ano de 2020. Após a reunião ocorrerá uma confraternização para os servidores no auditório do IMEF.

A coordenação do curso de Bacharelado em Matemática Aplicada convida a comunidade acadêmica para comparecer na apresentação das defesas de Trabalho de Conclusão de Curso que ocorrerão no dia 29 de novembro de 2019 no auditório do IMEF, sala J16, anexo do pav. 2, a partir das 13h30min.

Equações Diferenciais Ordinárias de Primeira Ordem: aplicações na Economia.

Estudante: Elisandra Konflanz Freitas.

Horário: 13h30min.

Banca Examinadora: Prof.ª Cristiana Andrade Poffal (Orientadora), Prof.ª Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez (Coorientadora), Prof. Mario Rocha Retamoso e Prof.ª Cinthya Maria Schneider Meneghetti.

 

Programação Linear: uma aplicação ao problema da dieta.

Estudante: Giulia Saquetti Pereira de Carvalho Tirone.

Horário: 14h30min.

Banca Examinadora: Prof.ª Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez (Orientadora), Prof.ª Cristiana Andrade Poffal (Coorientadora), Prof.ª Catia Maria dos Santos Machado e Prof.ª Fabíola Aiub Sperotto.

 

Transformações Lineares no Plano: Rotação e Translação de Curvas Cônicas.

Estudante: Hellen Lopes Trindade.

Horário: 15h30min.

Banca Examinadora: Prof.ª Grasiela Martini (Orientadora), Prof. Eneilson Campos Fontes (Coorientador), Prof.ª Cinthya Maria Schneider Meneghetti e Prof.ª Fabíola Aiub Sperotto..

 

Aplicação do Cálculo Fracionário em Mecânica Celeste.

Estudante: Matheus Silva Colmenero de Oliveira.

Horário: 16h30min.

Banca Examinadora: Prof. Matheus Jatkoske Lazo (Orientador), Prof. Fabrício Ferrari e Prof. Luverci do Nascimento Ferreira.

 

Estudo Introdutório da Equação do Calor Unidimensional.

Estudante: Renan de Almeida Schmidt.

Horário: 17h30min.

Banca Examinadora: Prof.ª Fabiana Travessini de Cezaro (Orientadora), Prof. Adriano de Cezaro e Prof. Julian Moises Sejje Suarez.

O resultado final da seleção do estagiário de desenvolvimento Web para o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da FURG, consta no link abaixo:

RESULTADO FINAL

 

 

Abaixo disponibilizamos a lista dos trabalhos que foram destaques por turno.

Em breve todos os trabalhos apresentados receberão o convite via e-mail (semanaimef2019@gmail.com) com as orientações sobre a escrita do resumo expandido que irá compor o Ebook da Coleção Ecologia Digital.

Os autores dos trabalhos listados abaixo receberão uma certificação de destaque.

Tarde:

Willian Debon Pereira – Grafos de Cayley: Uma conexão entre a teoria de grupos e a teoria de grafos;

Gabriel Zardo Becker - Modelagem matemática e simulação computacional da interação fóton-fóton em altas energias

Augusto Nazareno Soares Costa - Computer simulation of systems based on Fe, Ni, Se and Te.

 

Noite:

Gerson Freitas Luz - Compreensões sobre a cultura digital na formação de professores de matemática;

Andressa Nunes Martins - O uso das TIC no ensino de Matemática para alunos inclusos;

Lisiane de Pinho Coutinho da Costa e Jessica Renata da Cruz - Potencialidade na Construção de Jogos RPG para o Ensino de Matemática;

Andressa Escobar Machado e Kaline Machado da Silva - A produção de vídeos didáticos no ensino do cálculo diferencial e integral;

Daiane Rattmann Magalhães Pirez - Contextualizando o Eletromagnetismo no estudo das potencialidades das atividades prático-experimentais;

Estefany Fonseca dos Santos e Daniele Amaral Fonseca - A construção de um MOOC como possibilidade para discutir a abordagem temática na formação de professores de Ciências e Matemática;

Mailin Elizabeth Hauschild - Interdisciplinaridade: Uma análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Física Licenciatura à Distância.

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da FURG seleciona para entrevista dos candidatos à seleção para estagiário de desenvolvimento Web. A lista de candidatos está disponível no arquivo abaixo:

Lista de candidatos para entrevista

 

O Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF sediará o Encontro de Física Médica - EFESul, com os seguintes eventos: III Escola de Física do Extremo Sul V, Simpósio Sul Brasileiro de Física Médica e X Encontro Gaúcho de Física Médica, que ocorrerão nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2019, na FURG. Serão abordados temas de Física Médica relacionados com as novas metodologias e tecnologias associadas à radiologia,  incluindo o diagnóstico e terapia de doenças, assim como mercado de trabalho para os profissionais de Física Médica. As informações e inscrições poderão ser realizadas através do sitio https://sinsc.furg.br.

O projeto de extensão Física nas Artes promove um Recital de Canto Lírico, no dia 25 de outubro, às 20h 30min, no Auditório do SEAD.

O projeto Física nas Artes é coordenado pelo professor Cristiano Mariotti, do IMEF, e conta com a participação de professores e estudantes da FURG, da UFPel e da Escola de Belas Artes (EBAHL), e tem por objetivo explorar a interdisciplinariedade entre a Física e as Artes, em especial, a música, o cinema e a dança.

 

A 3ª edição do projeto de extensão Feira de Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo acontecerá nessa terça-feira, 22 de outubro, no CTG das 13h30min às 17h. As escolas municipais e estaduais envolvidas nessa última etapa do projeto são: E.E.E.F. Adelaide Alvim, E.M.E.F. Dolores Garcia, E.M.E.F. Profa. Zenir de Souza Braga, E.E. Silva Gama, E.M.E.F. Assis Brasil E.M.E.F. Manoel Martins Mano e E.T.E. Getúlio Vargas. Após a avaliação dos trabalhos dos estudantes será divulgado os quatro (04) alunos que receberão bolsas de Iniciação Científica Júnior, como prêmio e incentivo a continuidade da carreira científica. Nessa tarde do dia 22, mais de 50 estudantes da Educação Básica estarão apresentando seus trabalhos desenvolvidos durante o ano com auxílio dos seus professores. Toda a comunidade está convidada a prestigiar a 3ª edição da Feira de Ciências Municipal.

O projeto de extensão III Feira de Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo, coordenado pela Profa. Dra. Rafaele Rodrigues de Araujo do IMEF, foi aprovado na Chamada CNPq/CAPES/MEC/MCTIC/SEPED nº 27/2018 e tem por finalidade promover o incentivo da alfabetização científica e da interdisciplinaridade na Educação Básica, através da promoção de Feiras de Ciências nas escolas. Esse desenvolve atividades para execução de uma Feira de Ciências no município de Rio Grande/RS. Dessa forma, com apoio da universidade, pretende-se elaborar estratégias para investir na alfabetização científica, envolvendo estudantes e professores da Educação Básica, acadêmicos e docentes dos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza, articulando Universidade e Escola, e assim contribuindo para a formação inicial, continuada e interdisciplinar.

Como parte do programa “Ciência é Dez”, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), a FURG foi escolhida para a oferta de 240 vagas para o curso de Especialização em Ensino de Ciências.  Para mais informações sobre esse curso, acesse a URL: https://sead.furg.br/noticias/188-ciencia-e-dez-furg-oferece-curso-de-especializacao-em-ensino-de-ciencias-em-seis-municipios