Últimas Notícias

O projeto transdisciplinar “Criação de soluções digitais para controle, monitoramento e previsão da disseminação do COVID-19” é liderado pelo IMEF, segundo maior instituto da FURG, e também envolve a participação do Jean Espinoza docente do IFRS - Rio Grande. O principal objetivo deste grupo é usar ferramentas da ciência básica através de teoria, modelagem, tecnologia e educação para construir um protocolo de ações de previsão e controle de epidemias e/ou pandemias.

A FURG conquistou dois projetos no referido edital e especificamente este projeto alcança duas grandes vitórias segundo o coordenador Matheus Lazo e a líder executora Dinalva A. Sales, onde não apenas o IMEF protagoniza a FURG perante o cenário dos órgãos de fomento como também demonstra que a ciência básica é fundamental para compreensão dos fenômenos da natureza.

A conquista desse projeto irá viabilizar a aquisição de equipamentos e a contratação de dois doutores via bolsa de desenvolvimento tecnológico e industrial por um período de 12 meses.

Inicialmente o time era composto por 20 docentes do IMEF e ao aumentar sua abrangência, atualmente conta com mais de 30 docentes agora também com especialistas do C3, FAMED, IE e HU para a idealização do grupo “Exactum - Núcleo Transdisciplinar de Teoria, Modelagem, Tecnologia e Educação” que tem como objetivo apresentar soluções voltadas ao enfrentamento e COMBATE A SURTOS, ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS.

Abaixo, está o link sobre o projeto:

https://youtu.be/D6sjYULIfXY