No Laboratório do grupo de pesquisa denominado Formação de Professores e Práticas Educativas - FORPPE  são realizadas atividades para discutir e aprofundar o estudo sob temas relacionados a formação de professores no âmbito da Educação Básica e Educação Superior. Sua característica interdisciplinar permite transitar nas diferentes áreas do conhecimento de modo a investigar os problemas de ensino e aprendizagem nos diversos espaços. As diferentes pesquisas realizadas pelo grupo vem repercutindo positivamente para o avanço nas práticas educativas que atendem as atuais demandas da escola, da universidade e da comunidade.

O grupo de pesquisa utiliza o espaço deste laboratório para desenvolver a investigação no campo do ensino e da aprendizagem em Educação em Ciências, nos diferentes campos do saber, contextos educativos e instâncias sociais.

 Atividades desenvolvidas:

(x) ensino

(x) pesquisa

(x) extensão

Principais equipamentos instalados: 01 TV, 01 computador, 01 ar condicionado (que não foi instalado).

Capacidade de atendimento: 13 pesquisadores e 13 estudantes.

Área física disponível: 40 m².

Responsável - Nome Completo/SIAPE: Elaine Correa Pereira / 409104  e  Celiane Machado / 2219003

Localização: ANEXO PAV. 02 - IMEF E EE

Contato/Email/Telefone: celianemachado@furg.br /(53)32328868,   elainecorrea@furg.br/(53)981412471

O AstroESUL (Astronomia no Extremo Sul) desenvolve atividades relacionadas a temas de astrofísica. É um programa criado com o objetivo de desmistificar a astronomia, estimulando a sociedade para a busca de conhecimentos nesta área e facilitando o acesso ao tema por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão, idealizado e liderado pela Profa. Dra. Dinalva Aires de Sales do Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, no extremo Sul do Brasil. No laboratório AstroESUL, são realizadas atividades relacionadas a astrofísica.

Atividades desenvolvidas: 

(X) ensino

(X) pesquisa

(X) extensão

Principais equipamentos instalados: Computadores, quadro-negro, 3 telescópios, 1 luneta, 3 teodolitos, um planetário artesanal.

Área física disponível: 25 m2

Responsável - Nome Completo/SIAPE: Dinalva Aires de Sales/2276371

Localização: ANEXO PAV. 02 - IMEF E EE

Contato/Email/Telefone: dsales@furg.br/(51) 983365478

Esse laboratório de pesquisa têm como objetivo principal o estudo experimental na área da Física da Matéria Condensada. Estamos em etapa de nucleação e implementação dessa linha de pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Temos como objetivo o preparo de amostras de sistemas supercondutores, magnéticos e de outros materiais com interesse científico e tecnológico para o estudo de suas propriedades físicas.

O Laboratório de Supercondutividade, Magnetismo e Materiais Avançados, fica localizado na sala P16 do  Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF, onde estão alocados criostatos que permitem o estudo de propriedades de magneto-transporte em baixas temperaturas de amostras sólidas. Além disso, temos, na sala P13, o laboratório de preparação de amostras, onde estão os fornos, prensa e toda a instrumentação necessária para o preparo de amostras.

Contamos ainda com equipamentos destinados à caracterização estrutural das amostras: Difratômetro de Raios-X com acessório para medidas em função da temperatura e à caracterização microestrutural: Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET) e Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), disponíveis no Centro Multiusuário de Microscopia Eletrônica do Sul/ CEME-SUL.

Atividades desenvolvidas:

( x ) ensino

( x ) pesquisa

(    ) extensão

Principais equipamentos instalados: Plataforma de medidas de transporte elétrico, Balança, Microscópio óptico.

Capacidade de atendimento: 6 alunos

Área física disponível: 60 m2

Responsável - Nome Completo/SIAPE: Jorge Luiz Pimentel Jr. /2028116 e Águeda Maria Turatti/2212117

Localização: ANEXO PAV. 02 - IMEF E EE

Contato/Email/Telefone: jorge@furg.br /(51) 99935-6653, amturatti@furg.br/(51)999356673

 

Descrição:

É um laboratório para ensino que possui equipamentos no qual são realizados experimentos que servem de subsídios para as aulas de estrutura da matéria e atividades de ensino de física.

 Atividades desenvolvidas:

(x) ensino

( ) pesquisa

( ) extensão

Principais equipamentos instalados: trilho de ar, balanças, conjunto de experimentos de plano inclinado e Lei de Hooke.

Capacidade de atendimento: 20 alunos

Área física disponível: 40m2

O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (LEPEMAT) faz parte do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e está localizado no Campus de Santo Antônio da Patrulha.

O LEPEMAT atende ao curso de Licenciatura em Ciências Exatas e ao Mestrado em Ensino de Ciências Exatas nas atividades de Ensino que tangem à Educação Matemática, dando suporte para a articulação entre as disciplinas de formação teóricas e as de formação pedagógicas. É um ambiente privilegiado de “fazer” e “pensar” Matemática, que busca contribuir para o desenvolvimento matemático dos acadêmicos.

Além disso, este laboratório dá suporte ao desenvolvimento de projetos de Pesquisa e de Extensão ligados à Educação Matemática, consolidando-se como referência nessa área.

 Atividades desenvolvidas:

( x ) ensino

( x ) pesquisa

( x ) extensão

Principais equipamentos instalados: 3 computadores, notebook, uma lousa digital, 2 projetores multimídia e uma impressora.

Capacidade de atendimento: 25 alunos

Área física disponível: 48m2

Responsável - Nome Completo/SIAPE: Karin Ritter Jelinek/ 1611832

Localização: CAMPUS SAP

Contato/Email/Telefone: karinjelinek@furg.br/ (51) 3662.7803