É com imenso prazer que o Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) divulga a notícia que o egresso Felipe Vargas do curso de Mestrado em Física, vinculado ao IMEF, publicou artigo referente ao seu tema de pesquisa desenvolvido no Mestrado e, atualmente, em seu Doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), no melhor periódico de Astrofísica do mundo, o Astrophysical Journal.

Abaixo podem ser conferidas maiores informações sobre o ex-estudante do IMEF e seu trabalho:

 

Felipe Vargas

 

Graduação e Mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é estudante de Doutorado no Instituto de Ciências Nucleares na UNAM (México). Iniciou o curso de Engenharia Mecânica em 2010 participando de projetos na área de Física do estado sólido e trocou para o curso de Física Bacharelado em 2012, onde continuou atuando na área de estado sólido. Fez um estágio acadêmico de três semestres na Irlanda, pelo programa Ciência Sem Fronteiras, na National University of Ireland, Maynooth, estudando Astrofísica. Participou de um projeto da missão COrE da European Space Agency (ESA). Sua Dissertação de Mestrado foi focada na área das supernovas. Tem interesse na grande área da Astrofísica das altas energias. É membro colaborador do grupo ASTROFURG do IMEF.

 

Sua pesquisa no Mestrado (com continuação no Doutorado) rendeu um artigo sobre a supernova 2014C, que foi publicado no melhor periódico de Astrofísica do Mundo, o Astrophysical Journal (ApJ). Neste trabalho, Felipe e seus colaboradores usam simulações numéricas sofisticadas para explicar melhor a dinâmica expansiva e energética da supernova em questão e assim, sugerir um novo método para a classificação destes fenómenos ultra energéticos no universo.

O trabalho de Felipe Vargas Ventura foi tão relevante que os editores do periódico fizeram uma entrevista exclusiva para ele falar sobre essa publicação.

 

Os links da publicação e da entrevista estão especificados a seguir.

 

Publicação: Survival of the Fittest: Numerical Modeling of SN 2014C - IOPscience

 

Entrevista: AAS Journal Author Series: Felipe Vargas on 2022ApJ...930..150V - YouTube