O laboratório de Física Médica do IMEF recebeu dosímetros pessoais, que são  dispositivos para registrar os níveis de radiação recebidos por trabalhadores ou pesquisadores que se expõe às radiações ionizantes (radiação X e radiação gama).

O laboratório desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão que utilizam feixes de raios X e fontes didáticas de radiação gama. Assim sendo, o uso de dosímetros são imprescindíveis no laboratório para que haja o controle dos níveis de radiação e aplicação adequada da proteção radiológica para os usuários, possibilitando ainda, novos projetos de proteção radiológica a serem aplicados junto ao laboratório, cujos resultados podem beneficiar os usuários de dosímetros do Hospital Universitário.

Em março de 2011, iniciaram-se as atividades no Laboratório de Física Médica, entretanto uma série de medidas ainda não havia sido realizada pela falta de dosímetros pessoais para os pesquisadores, docentes e acadêmicos que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão junto a este laboratório.

Em 08 de julho de 2011, foram recebidos um total e 15 dosímetros pessoais para uso individual dos pesquisadores, docentes e acadêmicos, havendo, portanto, possibilidade de serem realizadas todas as propostas vinculadas aos projetos de ensino, pesquisa, extensão e aulas práticas associadas.

Os usuários dos dosímetros agradecem a universidade pela iniciativa e atendimento para aquisição deste dispositivo medidor dos níveis de radiação pessoal pela possibilidade de desenvolvimento integral dos projetos e práticas didáticas associadas.

Acredita-se que os resultados de alguns destes projetos de ensino, pesquisa e extensão possam ser apresentados ainda este ano em eventos como a Mostra da Produção Universitária da FURG.