Uma comitiva formada por uma professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), um mestrando do programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e dois acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática representou a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), de 7 a 10 de novembro, na cidade de Curitiba (PR), no X Congresso Nacional de Educação e no I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação.
O evento teve como tema “Formação para mudanças no contexto da educação: políticas, representações sociais e práticas”, promovido pela PUC-PR, Unesco e Fundação Carlos Chagas. Conta com o apoio de profissionais da Université de Genève, Universidade do Minho, Cedes, Capes, Anfope e Fapesp.

Este ano o evento bateu recorde de submissão de trabalhos chegando a 1216 propostas aprovadas nas diversas modalidades.

O acadêmico Morenci Porto Rocha, graduando do 2º ano do curso de Licenciatura em Matemática apresentou o trabalho intitulado “Formação continuada de professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental”, orientado pela professora doutora Tanise Novello.

Já o mestrando Daniel da Silva Silveira e a acadêmica Vanessa Silva da Luz, apresentaram o trabalho “Reflexões sobre o ensino de matemática atrelado ao uso do material concreto nos anos iniciais de escolarização”.

Ambos os trabalhos receberam incentivo do projeto “Ciência, Universidade e Escola: investindo em novos talentos” e contou com a parceria de outros integrantes do projeto.

“Discutirmos questões relacionadas à Educação, Ciência e Ensino de Matemática é essencial para repensarmos constantemente nossa prática educativa. Acredito que pensar e discutir sobre o ensino é um processo de reconstrução constante e inacabado e é em eventos, como o EDUCERE, que socializamos nossas experiências e ampliamos nossos olhares sobre a docência. Afinal, é nesse processo de troca de saberes que  construímos nossos entendimentos e práticas”, diz a profa. Tanise Novello. Ela salienta e agradece o apoio recebido pelo IMEF, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes).