A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) teve o projeto “Correlações eletrônicas em materiais avançados: supercondutividade e magnetismo” aprovado no edital do Programa de Núcleos de Excelência – PRONEX – FAPERGS/CNPq. A iniciativa é uma parceria do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) e Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFísica), ambos da FURG, com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

O objetivo do projeto é o “desenvolvimento de pesquisa básica, de natureza experimental e teórica, sobre efeitos quânticos produzidos por fortes correlações eletrônicas em novos matérias sólidos com características físicas diferenciadas”. As pesquisas do projeto serão voltadas para áreas da Física da Matéria Condensada.

Na terceira edição do programa PRONEX, uma equipe experimental e um grupo teórico da FURG associaram-se aos proponentes anteriores, estabelecendo a configuração atual do Núcleo. O projeto, na FURG, terá a coordenação do professor Jorge Pimentel, com colaborações dos professores do PPGFisica, Rosângela Costa e Matheus Lazo. Na UFGRS, a atividade será coordenada pelo professor Paulo Pureur. O projeto terá duração de quatro anos.

O professor do Imef, Jorge Pimentel, também obteve aprovação no projeto “Estudo das correlações entre supercondutividade e magnetismo: produção e caracterização de sistemas baseados em ferro”, no edital de Auxílio Recém Doutor do Programa Primeiros Projetos – ARD/PPP 2014, da Fapergs. A aprovação dos projetos contribuirá para a pesquisa em Física Experimental, recentemente iniciada no Imef