O Comitê de Trabalhos Científicos do 8º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud), que ocorrerá de 3 a 5 de em outubro na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, divulgou a lista de minicursos selecionados. Os pesquisadores Valmir Heckler, Marcio Oliveira, Danúbia Espíndola e Zelia Seibt do Couto, da Secretaria de Educação a Distância da FURG (SeAD/FURG), tiveram seu minicurso aprovado para apresentação no Congresso. Foram mais de 64 atividades submetidas ao Conselho Científico do Esud, mas apenas doze selecionados para fazer parte da programação oficial do evento.

Intitulado “Possibilidades Pedagógicas com o Uso de Vídeos e Animações Articuladas à Webconferência”, o minicurso tem como objetivo discutir as questões inerentes à apropriação dos recursos tecnológicos da Web 2.0 como ferramentas auxiliares nos processos de ensinar e de aprender. Além disso, segundo os integrantes da SeAD, será mostrada a mediação tecnológica via Webconferência como uma forma de aproximar face a face os atores envolvidos, “buscando tornar a Educação a Distância em uma Educação sem Distância”.

Professor do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), Heckler explica o conteúdo da apresentação: “Abordaremos a possibilidade da criação de ambientes virtuais (sala de aula) que possam estimular a participação e a corresponsabilidade de seus atores”, assinala. Assim como as demandas, articulações e produções de materiais com associação de mídias, combinando texto, imagem, som, animação e vídeo, “o que pode ser um diferencial no processo de aula”.

Os minicursos do evento serão ofertados durante o primeiro dia do Esud 2011, permitindo aos inscritos unir a teoria e a prática. Ao total, serão 12 minicursos, sendo seis realizados na pela manhã e o restante à tarde.