O Imef convida toda comunidade acadêmica para o seminário de Física intitulado Congelamento Inverso no modelo Ghatak-Sherrington com um campo aleatório que será ministrado pelo pós-doc Dr. Carlos Alberto Vaz de Morais Junior

O seminário será na quinta-feira, dia 29 de março de 2012, às 13h30, na sala 2102 do pavilhão 2 do Campus Carreiros da FURG.

O presente seminário discute os resultados obtidos a partir do modelo Ghatak-Sherrington (GS) na presença de um campo magnético aleatório. Resultados anteriores obtidos a partir do modelo GS sem campo aleatório sugerem que desordem e frustração são ingredientes chave na produção espontânea de congelamento inverso. Contudo, neste modelo, os efeitos de desordem e frustração sempre aparecem combinados. Nesse sentido, a introdução de um campo aleatório permite o estudo do congelamento inverso sob o efeito de uma desordem que não é fonte de frustração. O problema é resolvido dentro da aproximação com um passo de quebra de simetria de réplicas. Os resultados mostram que a transição de primeira ordem entre as fases vidro de spin e paramagnética, a qual está relacionada com o congelamento inverso para certo alcance de campo de cristal D, é gradualmente suprimida quando o campo aleatório é aumentado.