O Programa de Pós-Graduação em Física do Imef promove a apresentação do seminário intitulado "DRX, MEV e MET: técnicas de caracterização utilizadas em física de estado sólido", com o Profa. Dra. Águeda Maria Turatti (Imef/FURG). O encontro será realizado no dia 14 de outubro, às 13h30min, na sala 2211 - pavilhão 2 do Campus Carreiros.

Resumo:

A física de estado sólido, maior ramo da física da matéria condensada, busca entender e explicar as propriedades físicas (elétricas, térmicas, magnéticas, ópticas e mecânicas) de materiais que podem ser explorados para inúmeras aplicações. Para isso, é de fundamental importância que sejam feitas caracterizações microestruturais, através de técnicas como difração de raios X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia eletrônica de transmissão (MET).
A difração de raios X é usada para a determinação das fases cristalinas presentes em materiais em função de que, na maior parte dos sólidos (cristais), os átomos se ordenam em planos cristalinos separados entre si por distâncias da mesma ordem de grandeza do comprimento de onda dos raios X incidentes.
A microscopia eletrônica consiste em usar de um feixe de elétrons, e não de fótons como na microscopia óptica, que incide sobre a amostra. A partir dessa interação entre o feixe incidente e o material são gerados vários tipos de sinais que são detectados com a finalidade de investigar composição química, estrutura cristalográfica e imagens da superfície do material analisado.
A microscopia eletrônica pode ser de varredura (MEV) ou transmissão (MET). A microscopia eletrônica de transmissão (MET) utiliza os feixes transmitidos e difratados, possibilitando a observação direta de estruturas através da formação de imagens a níveis atômicos quando em alta resolução, ao passo que a microscopia eletrônica de varredura (MEV) detecta os elétrons secundários e os elétrons refletidos em função da posição do feixe primário, fornecendo imagens de topografia de superfície da amostra e características de variação de composição química.
Nesta apresentação serão abordados conceitos fundamentais para o entendimento dessas técnicas de caracterização microestrutural, cujos equipamentos se encontram disponíveis no Centro de Microscopia Eletrônica do Sul (CEME-SUL) da FURG.