O seminário será nesta quinta feira 24 de novembro as 13h30, na sala 2209 do pavilhão 2 e será ministrado pelo aluno de mestrado Jeferson Gonçalves.

Esta comunicação tem por objetivo apresentar um experimento mental envolvendo um submarino, imerso em um fluido perfeito, que se move com velocidade relativística. Sabemos que o submarino estará em equilíbrio hidrostático quando sua densidade for igual a do fluido no qual ele está imerso.

No entanto, dentro do contexto da relatividade especial, veremos que se o submarino adquirir movimento horizontal com velocidade relativística esse equilíbrio desaparecerá. Mais, será visto que observadores em diferentes estados de movimento podem discordar quanto ao sentido do deslocamento vertical deste submarino.

De fato, um observador em repouso em relação ao fluido dirá que o volume do submarino deverá contrair-se por um fator de Lorentz, enquanto sua massa aumentará pelo mesmo fator, o que implicará, por sua vez, em um aumento da densidade do submarino. Logo, este observador concluirá que o submarino deverá inevitavelmente afundar.

Por outro lado, para um observador comóvel ao submarino serão os elementos de fluido que se contraem por um fator de Lorentz, concomitantemente com o aumento de massa por igual fator. Com efeito, a densidade do fluido aumentará e o observador comóvel concluirá que o submarino emergirá. Mostraremos que no domínio da relatividade geral estas divergências de pontos de vista desaparecem, e portanto todos os observadores concordarão com o sentido do movimento vertical do submarino.