O Grupo de Cosmologia e Astrofísica da FURG (SOFIA), liderado pelo Prof. João Rodrigo de Souza Leão, registrou em detalhes a Nebulosa de Órion. O idealizador deste trabalho, bem como responsável pelo registro e processamento das imagens foi o acadêmico Leandro de Almeida, que é integrante do Grupo SOFIA.

A nebulosa de Órion é um dos objetos mais estudados do céu e se encontra na constelação de Órion, entre o cinturão e a estrela Rigel. Esta à uma distância de 1.600 anos-luz da terra (aproximadamente 1.51e16 km ou 15 quadrilhões de km) ou seja, sua luz levou 1.600 anos para chegar até nós.

O registro foi realizado utilizando o telescópio MEADE LX90 de 8” (Mosaico em preto e branco) e o telescópio GREIKA 150x1400 de 6” (região central em cores) em conjunto com as câmeras DSI II Pro e HS10. O processo fotográfico envolveu o registro de 7 setores da nebulosa, sendo empilhados 10 frames de 21.1 segundos em cada, totalizando aproximadamente 25 minutos de exposição para o mosaico. O processamento digital envolveu a revelação das imagens e a correção do ruído , bem como o alinhamento para formar o mosaico. A fotografia em cores da região central foi realizada no ano de 2012 com o telescópio GREIKA, utilizando os filtros vermelho, verde e azul (RGB) no processo de registro, totalizando 11 minutos de exposição no RGB. Como esta nebulosa possui 65 arc-minutos de diâmetro e o sistema LX90+DSI cobre 10 arc-minutos do céu, seriam necessários 6x6 setores para cobrir toda a área de Órion, o que levaria aproximadamente 6 horas de exposição para ter um trabalho final em cores, além do tempo de troca de filtros, reajustes de posição e processamento, é claro.

O Poster destaca ainda, um choque em arco (do inglês bow shock) na estrela SAO 132308, que é o arco formado entre a magnetosfera da estrela e o meio interestelar (poeira e gás).

Veja o poster no link: Poster42NebulosadeÓrion

Para mais detalhes sobre o trabalho de astrofotografia realizado pelo grupo, visite:
www.observatoriosofia.blogspot.com