O Curso
Nome do Curso:
Física Licenciatura
Titulação:
Licenciado em Física
Turno:
O curso funciona em turno integral, com preferência para o turno diurno (manhã e tarde).
Ingresso e Vagas:
O ingresso no curso de Licenciatura em Física é realizado anualmente, através do Sistema de Seleção Unificado (SiSU/MEC), em ingresso único, conjunto, com o curso de Bacharelado em Física, de acordo com o regulamento vigente da Universidade.
Duração do Curso:
8 semestres.
Integralização curricular:
Mínimo: 7 semestres
Máximo: 15 semestres
Modalidade:
Presencial.
Carga Horária Curricular:
Disciplinas obrigatórias = 2040 horas.
Disciplinas optativas = sem obrigatoriedade.
Atividades Acadêmico-Científico-Culturais: 200 horas
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado: 900 horas
Carga horária total do curso = 3140 horas.
Perfil Vocacional do Estudante:
• Interesse pela física e pela matemática;
• Curiosidade científica, criatividade e capacidade de raciocínio abstrato;
• Gosto por desafios, resolução de problemas, cálculos e trabalhos científicos;
• Motivação para aprender e para buscar a ampliação do conhecimento;
• Disposição para trabalho individual e em equipe;
• Interesse em atividades de pesquisa e de laboratório;
• Interesse e disposição para usar recursos computacionais para a solução de problemas acadêmicos, em ensino e pesquisa;
• Personalidade metódica e detalhista, capacidade de concentração e organização;
• Disposição para refletir sobre concepções de ensino, aprendizagem e natureza da ciência.
Competências e Habilidades:
O curso de Licenciatura em Física criará condições para desenvolver no futuro profissional as seguintes competências e habilidades:
• Conhecer os princípios gerais e fundamentais da física nas suas áreas clássicas e modernas;
• Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais;
• Utilizar a informática na resolução de problemas que exijam recursos computacionais;
• Utilizar instrumentos de laboratório e aplicar técnicas de análise de dados;
• Diagnosticar problemas teóricos, desenvolver e aplicar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;
• Diagnosticar problemas experimentais, organizar e realizar experimentos, reconhecendo os limites de validade dos resultados;
• Apresentar resultados científicos nas suas diferentes formas de expressão oral e escrita;
• Ensinar a física nas suas formas teórica e experimental, nos diferentes níveis de aprendiza do e instâncias sociais;
• Reconhecer a relação entre a física e outras áreas do saber, trabalhar em equipe com profissionais de outras áreas do conhecimento;
• Desenvolver uma ética de atuação profissional e compromisso social na construção de uma sociedade cientificamente instruída.
O Profissional:
Título de Licenciado em FísicaHistórico
Situação Legal:
Reconhecido pela Portaria nº. 286 de 21/12/2012, publicada no D.O.U.de 27/12/2012
Funcionamento do Curso:
O curso de Licenciatura em Física funciona na Universidade Federal do Rio Grande, FURG, localizada na Av. Itália, km 08, s/n, na cidade do Rio Grande, RS.
Estrutura Curricular:
O curso de Licenciatura em Física está estruturado com um núcleo básico comum de disciplinas de conteúdos essenciais de Física e Matemática que garantem a identidade de um curso de Física. Agregam-se a estas um conjunto de disciplinas pedagógicas, constantes no Núcleo Comum das Licenciaturas da FURG, adotado por todas as licenciaturas da Universidade; e atividades específicas do Ensino de Física, com suas habilidades e competências próprias. As disciplinas específicas do curso de Licenciatura em Física iniciam já no segundo semestre do primeiro ano, permitindo um contato estreito com a prática pedagógica ao longo do curso. Além disso, todas as disciplinas ofertadas pelo Setor de Física para o curso de Bacharelado são optativas e podem motivar o aprofundamento em uma área de interesse na Física. As disciplinas enquadram-se no regime de matrícula por disciplina.
Infraestrutura:
As instalações ora listadas compõe o núcleo específico do curso de graduação em Física - Laboratório de Física Geral: é um laboratório para ensino, no qual são realizados experimentos que servem de subsídios para as aulas de mecânica, fluidos e termodinâmica – Física I e Física II, bem como para as disciplinas de física experimental, atividades de ensino de física e estágios supervisionados.
- Laboratório de Eletricidade e Magnetismo: é um laboratório para ensino, no qual são realizados experimentos que servem de subsídios para as aulas de Física III e Física IV, bem como para as disciplinas de física experimental, atividades de ensino de física e estágios supervisionados.
- Laboratório de Física Moderna: é um laboratório para ensino, no qual são realizados experimentos que servem de subsídios para as aulas de Introdução à Física Quântica e Estrutura da matéria e atividades de ensino de física.
- Laboratório de Física Médica: é um laboratório para ensino, no qual são realizados experimentos que servem de subsídios para as aulas de proteção radiológica; estágio em física médica do radiodiagnóstico e da medicina nuclear, além de servir para atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão.
- Laboratório de Computação (MODELCIÊNCIAS): é um laboratório de ensino e pesquisa no qual também são ministradas aulas de computação aplicada à física.
No Campus Carreiros, os alunos podem utilizar os seguintes laboratórios: Física Experimental, Computação e Centro de Educação Ambiental em Ciências e Matemática (CEAMECIM), o Núcleo de Matemática Aplicada (NUMA), o Laboratório de Estatística Aplicada (LEA).
Ainda no Campus Carreiros, o NID (Núcleo de Informação e Documentação) oferece um acervo bibliográfico com instalações coletivas e individualizadas propícias para o estudante.
Objetivo
Objetivo:
Formar profissionais para atuar no ensino médio,em programas de extensão, e frequentar cursos de pós-graduação em áreas de pesquisa em Física, em especial na área de Ensino de Física e Educação.
Objetivos específicos:
São objetivos específicos do Curso de Licenciatura em Física:
- Oportunizar sólida formação científica e técnica na área de ensino de Física;
- Desenvolver atitude investigativa de modo a incentivar nos alunos a busca constante de atualização, acompanhando a rápida evolução científica na área;
- Oportunizar instrumentais teóricos e conceituais que auxiliem o futuro professor a planejar e desenvolver projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de Física;
- Desenvolver e problematizar atividades práticas e vivências educacionais, participando do planejamento, elaboração e implementação de atividades de ensino contextualizadas com a realidade escolar;
- Elaborar e/ou adaptar materiais didáticos apropriados ao ensino de física;
- Enfatizar a formação cultural e humanística, com ênfase nos valores éticos gerais e profissionais;
- Incentivar e orientar na apresentação e publicação dos resultados científicos nas
distintas formas de expressão.
Quadro de Sequência Lógica
Acervo de Monografias
Clique nos links abaixo para fazer o download da monografia desejada:
2019