PROJETOS DE PESQUISA
Caracterização estrutural e microestrutural de materiais cerâmicos e/ou metálicos
Projeto de Pesquisa: Caracterização estrutural e microestrutural de materiais cerâmicos e/ou metálicos
Esse projeto de pesquisa tem por objetivo principal viabilizar o aprendizado e a compreensão de técnicas de caracterização estrutural e microestrutural de materiais, que são fundamentais para a formação de novos pesquisadores, sendo estes imprescindíveis para dar continuidade e consolidar a pesquisa científica na área de física experimental, iniciada no Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF).
As técnicas de caracterização estrutural (Difração de Raios X) e microestrutural (Microscopia Eletrônica de Varredura e Microscopia Eletrônica de Transmissão) estão disponíveis no Centro de Microscopia Eletrônica do Sul da FURG.
A partir dessa caracterização é possível estabelecer uma correlação com as propriedades físicas (mecânicas, magnéticas, térmicas, ópticas, elétricas) apresentadas pelo material. As amostras serão produzidas no IMEF e/ou serão obtidas em colaboração com outras instituições de ensino e pesquisa.
Coordenadora: Profª. Drª. Agueda Maria Turatti
Centro de Inovação em Educação Estatística - ICE
O Centro de Inovação em Educação Estatística (ICE) integra um conjunto de ações voltadas à promoção da Educação Estatística. Essas ações incluem Projetos e Programas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Tecnológico, que conectam a Universidade com a comunidade.
Os principais Programas são o LeME (Letramento Multimídia Estatístico), o ATELIE (Apoio Tecnológico para uma Educação Lúdica e Interativa de Estatística) e o MOSAICO (Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística). Estes contemplam, indissociavelmente, ações de ensino, pesquisa e extensão.
O ICE faz parte do Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF, da Universidade Federal de Rio Grande – FURG. Como infra-estrutura física dispõe do Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística - LabEst; da Sala da Aprendizagem da Estatística - SalAEst, no Campus Carreiros; e da Sala LeME, no CCMar. No âmbito de recursos humanos, o ICE é composto por pesquisadores do Grupo Internacional de Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE.
A logomarca do ICE é inspirada em um cristal de gelo. Se constitui de várias micro partículas hexagonais - formato das mesas de nossos espaços físicos (LabEst e SalaEst). Representam a união das ações de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora realizadas de forma colaborativa pelo grupo, em prol da Educação Estatística.
Formação de Professores e Práticas Educativas - FORPPE
GRUPO DE PESQUISA
Formação de Professores e Práticas Educativas - FORPPE.
Líder: Elaine Corrêa Pereira - Vice-Líder: Celiane Costa Machado
PROJETOS DE PESQUISA
1) INVESTIGAÇÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA UNIVERSIDADE E NA ESCOLA (Este é um projeto guarda chuva que abrange outros projetos)
Descrição:
Inúmeras mudanças têm ocorrido na sociedade referentes aos avanços tecnológicos, sendo estes voltados, especialmente para a educação, evidenciando, desta forma, a necessidade de buscar estratégias pedagógicas no sentido de proporcionar um ensino mais compromissado com o educando. Então, este projeto tem por finalidade investigar os processos de ensino e aprendizagem e desenvolver ações que contemplem a formação docente envolvendo a universidade e a escola, repercutindo na comunidade. Além disso, pretende-se fomentar espaços de formação docente, voltada para uma atualização constante, devido as mudanças e transformações as quais vem ocorrendo em todos os campos do saber. Espera-se com essa pesquisa ampliar o olhar investigativo e crítico de professores, de modo a propiciar ações pedagógicas inovadoras que atendam a demanda da sociedade contemporânea.
2) MAPAS TEÓRICOS DAS PRODUÇÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA UNIVERSIDADE E NA ESCOL A (Este projeto tem bolsista fomentado pelo CNPq)
Descrição:
O grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPPE), por meio da rede de projetos que se engendram, almeja desenvolver ações que objetivam reafirmar a potência da metodologia de educar pela pesquisa como uma possibilidade para a melhoria da qualidade de ensino na Educação Básica e consequentemente no Ensino Superior. Então, este projeto tem por finalidade promover a inserção de um acadêmico de graduação no grupo de pesquisa FORPPE com o objetivo de construir mapas teóricos das produções acerca da formação de professores e práticas educativas, na Educação Básica e Ensino Superior. Para o desenvolvimento da ação busca-se a parceria com um estudante que esteja em formação, no nível de graduação, na área da biblioteconomia. Desta forma, o estudante de iniciação cientifica, além de realizar mapas teóricos, perceberá possibilidades de complementar sua formação e tornar-se mais preparado para a atuação profissional, lidando não apenas com uma participação acadêmica singular, mas sim com a possibilidade do envolvimento nas ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo FORPPE.
PROJETOS DE EXTENSÃO:
PROGRAMA DE FORMAÇÃO ACADÊMICO PROFISSIONAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS (Este projeto tem um bolsista EPEC)
Descrição:
O Programa de Formação Acadêmico Profissional e Práticas Educativas visa discutir e aprofundar o estudo sob temas relacionados a formação de professores no âmbito da educação básica e superior. A ação interdisciplinar permite transitar nas diferentes áreas do conhecimento de modo a investigar os problemas do ensino e aprendizagem nos diversos contextos, como escola, universidade e comunidade.
PROJETO DE INOVAÇÃO:
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) - Este é um projeto institucional que eu sou a coordenadora institucional na FURG, tem fomento da CAPES.
Descrição:
Levando em consideração o compromisso histórico da FURG com a formação acadêmico- profissional este projeto institucional "Práticas Educativas em Rodas de Formação acadêmico-profissional de Professores" tem por objetivo promover a formação acadêmico-profissional por meio do estudo investigativo do cotidiano da escola, possibilitando a articulação entre teoria e prática, com vistas à valorização do magistério e à melhoria da qualidade da educação básica e sendo os objetivos específicos: Inserir os licenciandos semanalmente no cotidiano das escolas da rede pública de educação, intensificando sua aprendizagem acerca da docência; mobilizar os professores supervisores a perceberem-se co-formadores dos futuros docentes, tornando-se protagonistas nos processos de formação para o magistério; intensificar a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura, buscando de modo criativo e fundamentado a superação de problemas no processo de ensino e aprendizagem; incentivar nas rodas de formação semanais na universidade a articulação entre teoria e prática possibilitando a articulação com grupos de pesquisa que discutem e investigam escola, formação de professores e práticas educativas; promover o registro em portfólios/webfólios coletivos para a reflexão e análise da prática; desenvolver estratégias formativas para que o licenciando aperfeiçoe o domínio da Língua Portuguesa, incluindo leitura, escrita e fala, de modo a promover a capacidade comunicativa do estudante no que se refere ao aperfeiçoamento da língua; estudar os documentos nacionais que regulam a formação de professores como Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica, Base Nacional Comum Curricular, bem como textos de fundamentação teórica relativos à formação de professores e teorias e conhecimentos específicos das licenciaturas envolvidas; desenvolver a realização do Seminário Institucional de Iniciação à Docência com vistas a socializar as ações do Subprojeto Multidisciplinar e seus núcleos integrantes; participar de eventos do campo da educação divulgando as produções realizadas nas rodas de formação; garantir a formação acadêmico- profissional de 21 professores supervisores em grupos de formação com encontros semanais durante o ano letivo; formar 210 licenciandos (178 bolsistas e 32 não bolsistas) nas atividades propostas pelo Subprojeto Multidisciplinar e seus Núcleos, inseridos em um ambiente contínuo de pesquisa; promover a participação semestral de professores supervisores, licenciandos bolsistas e coordenadores de área no Encontro sobre Investigação na Escola (Seminário Institucional do PIBID/FURG).
PROJETO DE ENSINO:
O PAPEL DA MONITORIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM EM DISCIPLINAS DE GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
Descrição:
A monitoria no ensino superior é fundamental na formação dos acadêmicos dos cursos de graduação para reduzir os índices de reprovação e evasão estudantil. Tendo em vista as dificuldades que os alunos apresentam em trabalhar no contexto abstrato na disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear, existe a necessidade de um acompanhamento extraclasse, como alternativa para a aprendizagem dos conteúdos teóricos e práticas da disciplina, além do desenvolvimento da pesquisa como fonte de conhecimento.
Trajetória acadêmica dos estudantes de graduação dos cursos do IMEF/FURG: evasão, permanência e conclusão de curso
Projeto de pesquisa: Trajetória acadêmica dos estudantes de graduação dos cursos do IMEF/FURG: evasão, permanência e conclusão de curso.
Período: 2018 - Atual
Descrição:
Conhecer as condições sob as quais se comportam o desempenho e o percurso acadêmico dos estudantes de graduação dos cursos do IMEF - FURG, pode ser uma forma de embasar a tomada de decisão das entidades administrativas, bem como a avaliação da implementação das políticas públicas a nível individual e nacional. Este projeto é um estudo piloto aplicado ao IMEF para conhecer a trajetória acadêmica dos estudantes de graduação, bem como a sua evasão, permanência e conclusão de curso sendo futuramente expandido para os demais cursos desta Universidade.
Situação: Em andamento;
Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Débora Spenassato - Integrante / Raquel da Fontoura Nicolette - Coordenador / Juliano Cesar Marangoni - Integrante