-
2008
16/04/2008 - Com a aprovação do novo Estatuto da FURG, a estrutura organizacional da Universidade foi reformulada. Os antigos Departamentos e Comissões de Curso foram substituídos por Centros, Escolas e Institutos, que passaram a constituir as novas Unidades Acadêmicas da FURG. Os cursos de graduação e pós-graduação, assim como os docentes e técnicos administrativos em educação, passaram a integrar essas Unidades, organizados por área de atuação, conforme estabelecido no Capítulo II do Estatuto.
-
2008
05/2008 - Diante do novo cenário, tornou-se necessário definir um direcionamento para o Departamento de Matemática (DMAT) e o Departamento de Física (DFIS), dois departamentos com características semelhantes, responsáveis por ministrar disciplinas básicas para diversos cursos da Universidade. Com esse objetivo, foi realizada uma reunião entre os interessados do DMAT e do DFIS, em conformidade com a Resolução nº 002 do Colegiado Especial, de 16 de maio de 2008, que estabelece normas e procedimentos para a organização e apresentação de propostas das novas Unidades Acadêmicas da FURG.
-
2008
16/05/2008 - É aprovado o Curso de Bacharelado em Matemática Aplicada, Deliberação nº 012/2008 do Conselho de Ensino, pesquisa e Extensão – COEPE.
-
2008
06/06/2008 - Realizou-se a primeira reunião aberta a todos(as) os(as) servidores(as) do DMAT e do DFIS interessados(as) na criação de uma nova unidade, que agregasse as áreas de Matemática, Estatística e Física. O objetivo do encontro foi organizar e alinhar as principais ideias e intenções relacionadas à constituição da nova Unidade Acadêmica. Durante a reunião, o grupo presente delegou a alguns professores a responsabilidade de compor uma Comissão Especial, encarregada de aprofundar e detalhar a proposta de criação da nova unidade, conforme previsto na Resolução nº 002/2008 do Colegiado Especial.
Composição da Comissão Especial - Cláudio M. Maekawa, Aline Guerra Dytz, Marcos Cardoso Rodriguez, Luiz Augusto Pinto Lemos, Paul G. Kinas, Suzi Samá, Leandro Sebben Bellicanta, Sebastião Cícero Pinheiro Gomes, Denise Varella Martinez e Celiane Costa Machado.
-
2008
13/06/2008 - Realizou-se a primeira reunião da Comissão Especial, tendo como pauta a definição do objetivo, da missão e da filosofia da nova unidade, além do planejamento de sua estrutura organizacional (organograma). Durante o encontro, decidiu-se que o nome da unidade seria escolhido em reunião plenária.
-
2008
18/06/2008 - Acontece a segunda reunião da Comissão Especial com a finalidade de discutir o organograma da unidade, a inclusão do pós-graduação em Modelagem Computacional e concluir a justificativa de criação da unidade.
-
2008
01/07/2008 - Realiza-se a terceira reunião da Comissão Especial, na qual são definidos: a composição do Conselho, a criação de câmaras de apoio ao Conselho, a implantação de uma Secretaria Geral de apoio administrativo e acadêmico, bem como os setores que comporão a nova unidade.
-
2008
10/07/2008 - É realizada a Reunião Plenária com todos(as) os(as) servidores(as) que integrarão a unidade, com o objetivo de aprovar a proposta de criação da nova Unidade Acadêmica e escolher sua denominação. Na ocasião, foram sugeridos três nomes: Instituto de Ciências Exatas (ICE), Centro de Estatística, Física e Matemática (CEFISMA) e Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) — sendo este último o escolhido pela maioria. A proposta de criação do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) foi, então, apresentada e aprovada pelos presentes.
-
2008
15/07/2008 - O chefe do Departamento de Física (DFIS), Prof. Marcos Cardozo Rodriguez; a chefe em exercício do Departamento de Matemática (DMAT), Prof.ª Denise Maria Varella Martinez; a coordenadora dos cursos de Física (Licenciatura e Bacharelado), Prof.ª Aline Guerra Dytz; e o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, Prof. Luiz Augusto Andreilli, entregam ao Reitor João Carlos Brahm Cousin a proposta formal de criação do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF). A proposta, registrada sob o processo nº 23116.101664/2008-59, contempla os seguintes itens: Introdução, Filosofia, Missão, Objetivos, Justificativa, Metas para o desenvolvimento do Ensino, da Ciência e Tecnologia e da Extensão no IMEF, Forma de organização prevista (cursos, setores, conselho), Projeção sobre o dimensionamento de pessoal (docentes e técnicos), Disciplinas ofertadas na graduação por cada setor, Disciplinas ofertadas na pós-graduação, Organograma, e ATAS.
Com a criação das Unidades Acadêmicas priorizando a afinidade com áreas de conhecimento, alguns docentes do Departamento de Matemática (DMAT) migraram para outras unidades, como o Centro de Ciências Computacionais e a Escola de Engenharia, por afinidade com sua formação e área de atuação. No caso do Departamento de Física (DFIS), a distribuição dos professores foi mais diversificada, com alocações no Centro de Ciências Computacionais, Escola de Engenharia, Instituto de Oceanografia e no recém-criado IMEF.
-
2008
15/08/2008 - É oficialmente criado o Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), conforme disposto na Resolução nº 17/2008 do Colegiado Especial da FURG.
Considerando que o Prof. Marcos Cardozo Rodriguez exercia a função de Chefe do DFIS, e a Prof.ª Denise Maria Varella Martinez a de Chefe Substituta do DMAT, ambos foram nomeados, respectivamente, Diretor pró-tempore e Vice-Diretora pró-tempore do IMEF, conforme Portaria nº 1561/2008. O mandato teve vigência de 15/08/2008 a 31/12/2008, período ao final do qual seriam eleitos os novos diretores da Unidade.
-
2008
Agosto/2008 - Início do Curso de Bacharelado em Matemática Aplicada - primeira turma
-
2008
Agosto a dezembro de 2008 - Período de várias mudanças e diálogos a fim de estruturar a Unidade.
-
2009
01/01/2009 - É eleita a primeira Diretora do IMEF, a Prof.ª Denise Maria Varella Martinez, nomeada pela Portaria nº 016/2009. Vale destacar que, em toda a existência do DMAT até aquela data, nenhuma mulher havia ocupado o cargo máximo do departamento, equivalente ao atual cargo de Diretora. Sua eleição representou uma significativa quebra de paradigma — resultado de um processo de conquista, no qual se passou de uma atuação coadjuvante para um protagonismo efetivo em iniciativas e projetos, reconhecido pelos pares. (memorial)
-
2009
Junho/2009 - Prof. do IMEF, Mario Rocha Retamoso, coordena a 5ª região do Rio Grande do Sul na Olimpíada Brasileira de Matemática, abrangendo escolas públicas de 39 municípios.
-
2009
31/08 a 04/09/2009 - Acontece o SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO DE FÍSICA E ASTROFÍSICA, promovido pelo Curso de Física do IMEF.
-
2009
14/09 a 18 /09/2009 - I SEMANA ACADÊMICA DO IMEF: A importância do aprender, saber, ensinar e fazer ciência, evento de extensão, organizado por professores ingressantes em 2008, que muito contribuem para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão no IMEF, Tanise Novello, Bárbara Rodriguez, Cristiana Poffal e o professor Luverci Nascimento, além dos estudantes Daniel Silveira, Rafaele Araujo e Juliana Ricardo (atualmente professores do IMEF), que contou com apresentação de palestras e mesas-redondas, mini-cursos e oficinas, durante cinco dias de muita troca de experiência, aprendizado e saberes.
A partir de janeiro de 2010, o IMEF passou a contar com novos docentes e técnicos administrativos em educação. Somados àqueles que já integravam a unidade, iniciou-se um processo de construção coletiva e colaborativa das ações, pautado por um novo olhar sobre a pesquisa e a pós-graduação, além de avanços significativos na graduação e na gestão. O esforço conjunto e a dedicação dos servidores e servidoras consolidam o IMEF como uma unidade acadêmica de fundamental importância para a FURG, onde a ciência básica e a pesquisa de ponta se articulam de forma integrada. (memorial)
-
2010
Março a agosto? /2010 - IMEF passa por reformas na estrutura física, qualificando e organizando os espaços e realizando as trocas de mobiliário.
-
2010
31/05/2010 - Dia das Profissões do IMEF (1ª edição) – O Mercado de trabalho e os Desafios do Desenvolvimento, atividade de extensão promovida pelo IMEF onde os docentes apresentam as suas áreas de atuação e aplicabilidade no mercado de trabalho.
-
2010
Agosto/2010 - É criado e aprovado o Mestrado em Física.
-
2010
Setembro/2010 - IMEF oferta a 1ª edição do Programa de Recapitulação e incentivo à Matemática – PRIMA
-
2010
Outubro/2010 - IMEF realiza 1º Seminário Interno para discussão e contribuições na revisão do PDI e PPP da FURG, pavilhão 06.
-
2011
Fevereiro/2011 - Projeto PRÉ-CÁLCULO, uma iniciativa dos novos professores do IMEF, todos ingressantes em 2010. Coordenado pelo Prof. Willian Correa Marques e tendo como integrantes André Meneghetti, Cinthya Maria Schneider Meneguetti, Daiane Silva de Freitas, Eneilson Campos Fontes, Edite Taufer, João Francisco Prolo Filho, Rodrigo Soares e Denise Maria Varella Martinez.
-
2011
Março/2011 - 2ª oferta do PROGRAMA DE RECAPITULAÇÃO E INCENTIVO À MATEMÁTICA – PRIMA I, submetido ao Edital 10/2010 – Programa de Práticas Alternativas de Ensino – PRAE/PROGRAD e promovido pelo IMEF, realizado no Cidec-Sul cumprindo 40 horas, coordenado pela prof.ª Denise Maria Varella Martinez e tendo como equipe o técnico Alessandro da Silva Saadi e professor Javier Lopez (IFRS) e os bolsistas, Matheus Vieiro, Lidiane Silva e Maria Simone Hornes.
-
2011
2011 - IMEF passa a ofertar o MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA em Rede Nacional – PROFMAT – no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática(SBM).
-
2011

Maio/2011 - É entregue o Laboratório de Física Médica do IMEF – que passa a realizar experimentos e práticas didáticas utilizando Raio X e instrumentos de medição com aplicações na área da saúde.
-
2011
12/08/2011 - O IMEF entrega três carros zero Km à FURG, através do projeto Estatísticas de Desembargue Pesqueiro da região sul do Rio Grande do Sul, coordenado pelo prof. Paul Kinas.
-
2012
31/05/2012 - DIA DAS PROFISSÕES DO IMEF (3ª edição) – O Mercado de trabalho e os Desafios do Desenvolvimento, realizado no Cidec Sul.
-
2012
De 2008 a 2012, a FURG conheceu um crescimento sem precedentes, em todas as suas áreas de abrangência. E nesse período de crescimento o IMEF contribui com a criação de 2 (dois) novos cursos de pós-graduação stricto-sensu (Física e PROFMAT) e 1 (um) novo curso de pós-graduação lato-sensu (especialização para Professores de Matemática). No período de 2009 a 2012, em virtude do REUNI, houve a criação de novos cursos e aumento de vagas em alguns cursos, o que gerou, de forma considerável, a demanda por professores das áreas de Matemática, Física e Estatística do IMEF. Tal fato, propiciou a realização de muitos concursos públicos para o cargo de docente do magistério superior no IMEF, tendo como exigência mínima o título de doutor. Em paralelo o quadro de servidores técnicos foi sendo renovado, com adesão de pessoal muito qualificado. Assim, a cada concurso, novos colegas chegavam para somar ao quadro de pessoal docente e técnico do Instituto. (memorial)