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Instituto de Matemática, Estatística e Física

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matemática licenciatura

    O Curso

    Nome do Curso:

    Matemática - Licenciatura

    Titulação: 

    Licenciado em Matemática.

    Turno:

    Noturno

    Ingresso e Vagas:

    A principal forma de ingresso no curso de Matemática - Licenciatura é por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Anualmente são ofertadas 40 vagas.

    Outra forma de ingresso é por meio do Processo Seletivo de Ocupação de Vagas Ociosas (PSVO), que oferece vagas nas modalidades de troca de curso, transferência facultativa, reingresso e portador de diploma de graduação. Além dele, também podem ser ofertadas vagas pelo Edital de Vagas Complementares e pelos Processos Seletivos Específicos de estudantes indígenas, quilombolas e transgêneros.

    Duração do Curso:

    Mínima: 9 semestres. Máxima: 15 semestres

    Modalidade:

    Presencial

    Carga Horária Curricular:

    Disciplinas obrigatórias: 3240 horas.

    Disciplinas optativas: não são obrigatórias para integralizar o curso.

    Atividades Acadêmico-Científico-Culturais: 60horas

    Carga horária total do curso: 3300 horas.

    Estágio Obrigatório: 480 horas

    Prática Pedagógica: 405 horas

    Práticas de Extensão: 330 horas

    Perfil Vocacional do Estudante:

    O ingressante no curso de Matemática Licenciatura deve gostar de Matemática, identificar-se com a prática docente e possuir algumas das seguintes características:

    • curiosidade em resolver problemas e desafios;

    • interesse na aprendizagem de conceitos e definições e aplicá-los na solução de problemas matemáticos;

    • autonomia de estudo;

    • interesse pela docência em Matemática;

    • disponibilidade no uso e aplicação dos recursos tecnológicos para realizar suas pesquisas e trabalhos;

    • tempo para o estudo extraclasse.

     

    Perfil profissional do egresso:

    O egresso do curso de Matemática - Licenciatura tem um perfil profissional que contempla os saberes pedagógicos e também específicos da área da Matemática, o que lhe permite assumir a docência como compromisso social, atuando como pesquisador de sua prática, e desenvolvendo a autonomia na aprendizagem continuada.

    É um profissional capaz de trabalhar de forma integrada com os professores da sua área e de relacionar-se com outras áreas, no sentido de conseguir contribuir efetivamente com a proposta pedagógica do seu ambiente de trabalho e favorecer uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos. Nesse sentido, o curso de Matemática - Licenciatura da FURG promove a formação de professores aptos a atuar no campo profissional, dotados de espírito crítico, pluralismo de ideias, ética e respeito ao indivíduo e ao ambiente. Procura ainda, promover a educação plena, enfatizando uma formação geral que contemple a técnica, o uso de tecnologias e as humanidades, em consonância com o potencial de crescimento da região.

    Áreas de atuação do futuro profissional:

    O Licenciado em Matemática pode atuar em diversas áreas de conhecimento. Espera-se que o egresso do curso de Matemática Licenciatura seja um profissional apto a atuar na área da Educação, como professor, diretor ou coordenador pedagógico na Educação Básica. Também pode exercer outras atividades que exijam raciocínio lógico-matemático, funções para as quais existe demanda no mercado, a exemplo de repartições públicas e bancárias. Há possibilidades de atuação também na informática, na indústria e em órgãos de pesquisa. Pode dar prosseguimento aos seus estudos de Pós-Graduação na área de Educação, Ensino de Matemática, Educação em Ciências, Matemática, Computação, Engenharias, entre outras áreas, bem como atuar na pesquisa e no Ensino Superior.

    O Profissional:

    Licenciado em Matemática

    Projeto Político Pedagógico do curso de Matemática - Licenciatura

    PPC 2011 - 2018

    PPC 2019 

    PPC 2023

    PPC 2023 (atualizado em 2024)

    Histórico

    Situação Legal:

    Reconhecido pelo Decreto nº 73818, de 12/03/74, publicado no DOU de 12/03/74.

    Funcionamento do Curso:

    O curso de Matemática - Licenciatura funciona na Universidade Federal do Rio Grande, FURG, localizada na Av. Itália, km 08, s/n, na cidade do Rio Grande, RS.

    Estrutura Curricular:

    Podemos classificar as disciplinas que compõe o quadro de sequência lógica deste curso em 6 (seis) categorias:
    - Disciplinas obrigatórias básicas em Matemática.
    - Disciplinas obrigatórias de educação em Matemática.
    - Disciplinas obrigatórias do núcleo comum das licenciaturas.
    - Disciplinas optativas.
    - Estágios.
    - Trabalho de Conclusão de Curso.
    - Práticas de Extensão.

    Objetivos

    O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da FURG destaca como papel da Educação Superior sua responsabilidade social de compartilhamento de conhecimentos, de espaço público que delineia sua identidade no diálogo com a sociedade. Sob essa perspectiva, a Universidade necessita estar atenta a processos que contribuam na formação de profissionais, identificando diferentes desafios na formação de pessoas, na produção de conhecimento e novas tecnologias.

    Atento a essas mudanças e necessidades de formação o Curso de Matemática- Licenciatura da FURG tem por objetivo a formação de professores de Matemática. Buscando:

    •promover a formação de cidadãos atuantes dentro da comunidade, dotados de espírito crítico, pluralismo de ideias, ética e respeito ao indivíduo e ao ambiente;

    •promover a educação plena, enfatizando uma formação geral que contemple a técnica, o uso de tecnologias e as humanidades, em consonância com o potencial de crescimento da região.

    Tendo como base a Resolução CNE/CP 02/2015 de 09 de junho de 2015 e a Resolução CNE/CP 02/2015 de 1º de julho de 2015, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para formação continuada, a carga horária total do curso passou, em 2023, para 3.300 horas. Além disso, amparados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Matemática, registrada no Conselho Nacional de Educação sob o parecer nº 1.302/2001, busca-se, por meio da alteração curricular:

    •problematizar e construir uma visão aprofundada dos conceitos matemáticos e dos processos escolares. Formando um profissional que contempla saberes pedagógicos e específicos da área da Matemática.

    Quadro de Sequência Lógica

    Quadro de Sequência Lógica (QSL): Matemática - Licenciatura - 102123 (Atual)

    Quadro de Sequência Lógica (QSL): Matemática - Licenciatura - 102119 (Em extinção)

    Documentos - QSL 102123

    PPC atualizado

    Ficha de Avaliação TCC I

    Ficha de Avaliação TCC II

    Normas para elaboração de trabalho de conclusão de curso

    Normas dos estágios curriculares obrigatórios

    Ficha de acompanhamento supervisionado de estágio

    Tabela de atividades complementares - QSL 102123 (Atual)

    Normas estágios não obrigatórios

    Formulário para acompanhamento de egressos

    Documentos - QSL 102119

    Normas para elaboração de trabalho de conclusão de curso

    Normas para contagem de Horas Complementares - QSL 102119

    Ficha de Avaliação TCC I

    Ficha de Avaliação TCC II

    Plano de Ação da Coordenação

    Plano de Ação da Coordenação 2023

    Plano de Ação da Coordenação 2024

    Plano de Ação da Coordenação 2025

    Acervo de Monografias

    Clique nos links abaixo para fazer o download da monografia desejada:

    2025

    1. João Antonio Modernel Bender - EXPLORANDO O CÁLCULO MENTAL EM SALA DE AULA.
    2. Lucas Corrêa dos Santos - Educação Matemática Crítica: compreensões a partir da Revisão Sistemática da Literatura.

     

    2024

    1. Lúcia Reis Braz - A LUDICIDADE NOS JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.
    2. Maria Laurino Borges - A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NO ENSINO DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE FUNÇÕES PARA ALUNOS COM TEA.
    3. Matheus Madeira Corrêa - O Pensamento Computacional no Ensino de Equações do Primeiro Grau.
    4. Samanta Medina de Quadros - EXPLORANDO A UTILIZAÇÃO DA IA NO PLANEJAMENTO DE AULAS DE MATEMÁTICA∗.
    5. Thaisa Moreira Rodrigues Nunes - BINGO DA DETERMINAÇÃO DO DOMÍNIO DE FUNÇÕES: UMA PROPOSTA PARA TORNAR AS AULAS DE MATEMÁTICA INCLUSIVAS∗
    6. Vitória Alves Azevedo Melo - Transtorno do Espectro Autista: Levantamento e análise de dados de diagnósticos em estudantes da educação básica.

     

    2023

    1. Aline Manuela Klein de Almeida - PROPOSTA PEDAGÓGICA: A COMUNICAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE GRÁFICOS E OS PROCESSOS COGNITIVOS ANALÍTICOS DA MATEMÁTICA.
    2. Eliane Veiga Moreira - Conjuntos: uma proposta pedagógica envolvendo material didático manipulável.
    3. Fabio Ferreira Moreira - Vale a pena elaborar uma unidade didática?! Influências da Escola da Ponte e o Novo Ensino Médio no Brasil sob olhar da Educação Matemática Crítica.
    4. Felipe de Freitas Nascimento - As tecnologias digitais com projetos de aprendizagem como possibilidade desencadeadora do interesse dos estudantes pela Matemática.
    5. Haira Gatielly Jorge da Silva - ENTRE PÁGINAS E DESCOBERTAS: O DIÁRIO DE APRENDIZAGEM DE UMA FUTURA PROFESSORA DE MATEMÁTICA.
    6. Isabel Cristina Cerchiaro Schiller - EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA.
    7. Jessiéle Mendonça Arruda - Mulheres e Ciência: construção de uma Unidade didática sobre representatividade feminina no campo da Matemática.
    8. Jovane Rosca da Silva - Tipos de financiamentos no Brasil: uma proposta pedagógica com ênfase na Educação Financeira.
    9. Lucas da Silva Schwarzbach - .PERCEPÇÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE O USO DE MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA.
    10. Sheron Magalhães dos Santos - Estatística Animal: Unindo o ensinar e aprender estatística e probabilidade com o bem-estar animal.
    11. Vera Cristina da Silva Rocha - Origami no ensino da Matemática.
    12. Vitor Andrade Pedrotti - Além das Faces Coloridas: Desvendando a Matemática por meio do Cubo Mágico.

     

    2022

    1. Ana Karina da Costa Rodrigues - A Educação Financeira como Forma de Promover Qualidade de Vida.
    2. Bruna Aguiar Encarnação - Desafios do Ensino e da Aprendizagem de Matemática na Pós-pandemia na Voz dos Discursos de Professoras da Educação Básica.
    3. Daniel de Paula Jacques - O ensino de Matemática na educação de jovens e adultos (EJA): desafios e possibilidades no estudo de álgebra.
    4. Douglas Machado Martta Rodrigues - Uma Proposta de Atividade Pedagógica par Estudantes do Ensino Médio Envolvendo Funções do 1° Grau e o Software GeoGebra.
    5. Fabiane Pontes Pereira - Uma Proposta Pedagógica para Auxiliar no Ensino e Aprendizagem dos Números Inteiros Relativos.
    6. Gerson Freitas Luz - Explorando Propriedades de Funções Trigonométricas: Motivados por Séries de Fourier.
    7. Giliard de Castro Silveira - A Relação da Matemática com a Música: Justificativas Matemáticas na Construção da Escala Musical. Abordagem de Conceitos Matemáticos Contextualizados a Construção da Escala Musical.
    8. Joice Neves Machado - A Estatística para Surdos e Deficientes Auditivos: Um Caminho Potencial para a Inclusão Social.
    9. Júlia Bittencourt Hammes Sampaio - Matemática Legal em Espaços Representativos.
    10. Marcela Silveira da Silveira - O Uso do Jogo de Tabuleiro "Aprendendo Potenciação e Radiciação"como Mediador no Processo de Ensino e Aprendizagem em Matemática.
    11. Monique Carvalho Bandeira Pithan - Equações de 1° e 2° Grau e o Jogo Bingo de Equações.
    12. Murilo da Cunha Paz - Função Afim: Uma Proposta de Atividade Sobre a Conta de Luz Utilizando a Modelagem Matemática.
    13. Raquel Brião Oliveira - Interpretação de Gráficos no Ensino Fundamental Utilizando Dados Oficiais Sobre Desigualdade Social.
    14. Robson dos Santos Machado - Jogo de Tabuleiro “O Enigma Matemático”: O Lúdico com a História da Matemática.
    15. Thaiane Cardoso Félix - Tangram como um Artefato Pedagógico.

     

    2021

    1. André Cougo de Cougo - A Matemática no Ensino Médio em um Diálogo Com Temas Sociais e de Direitos Humanos.
    2. Bruno Gantes Cardoso - Jogos didáticos e atividades lúdicas no ensino de Matemática: um mapeamento de artigos científicos na Revista Bolema.
    3. Jéssica Renata da Cruz - A Educação Financeira em Sala de Aula.
    4. Leonardo Eduardo da Costa Portal - Interações que Ocorrem no Digital: o Coensinar como Possibilidade para a Formação de Professores de Matemática.
    5. Maurício Fangueiro Pereira - O Jogo de Xadrez: uma Alternativa para Ensinar Matemática.
    6. Pércoles Tiago Napivoski - LATEX como Linguagem para Possibilitar o Ensino de Matemática a Pessoas com Deficiência Visual ou Cegueira.
    7. Priscila Martta Rodrigues - Material manipulável: oficinas para professores relacionadas ao ensino de frações.
    8. Renata Truquijo Crizel - Um Olhar para a Dinâmica de Trabalho do LEMAFI: Possibilidades das Tecnologias Digitais no Trabalho Cooperativo com as Escolas.
    9. Tatiane Cozza Machado da Silva - Introduzindo o Uso Software Geogebra no Ensino de Equações do Segundo Grau.
    10. Télia Mara Lopes da Rosa - Equações Diofantinas: Uma proposta de atividade para o Ensino Fundamental.

     

    2020

    1. Adriana Madruga Maciel - A utilização do software “geogebra” como facilitador de aprendizagem no conteúdo de soma e equivalência de frações.
    2. Andressa Nunes Martins - As tecnologias assistivas na formação inicial de professores de matemática: desafios, potencialidades e limites.
    3. Bruno Oliveira Oleiro da Silva - O conhecimento mobilizado sobre as propriedades de média aritmética por meio do Magic the gathering.
    4. Débora Lima Gularte - Conceitualização matemática: uma análise de situações-problemas fundamentada na teoria dos campos conceituais.
    5. Gabriel Teixeira Antunes - Matemática em pixels: o ensino de funções aplicado a criação de filtros de imagens digitais.
    6. Kaline Machado da Silva - Licenciatura em matemática em universidades federais do RS: mapeamento de trabalhos de conclusão de curso.
    7. Kanandra Garcia Teixeira - Propriedades interessantes da função quadrática e equação do segundo grau.
    8. Karine Cunha Duarte Silva - Situações-problemas a partir de notícias sobre o coronavírus:  potencialidade para trabalhar conceitos matemáticos.
    9. Pedro Henrique Barcarolo - As percepções de professores em relação as potencialidades do livro "uma viagem no universo estatístico" para promoção do letramento estatístico.
    10. William Debon Pereira - Fundamentos da aritmética: propriedades naturais e elementares das congruências.

     

    2019

    1. Ana Carolina Dasso Felix - Construção e interpretação de gráficos no ensino técnico integrado ao ensino médio de uma escola pública profissionalizante do litoral sul do Brasil.
    2. Andressa Escobar Machado - O ensino de funções quadráticas a partir do uso do geogebra em dispositivos móveis.
    3. Glenda Rodrigues Leivas - Métodos e práticas sobre avaliação no ensino da matemática escolar.
    4. Lucas Marchand de Sousa - O role playing game (rpg) e a história da matemática como possibilidade metodológica no estudo da matemática no ensino fundamental.
    5. Lucielma dos Santos da Silva Corrêa - O ensino de matemática na educação básica para estudantes com transtornos do espectro autismo (TEA).
    6. Richard de Freitas Pinto - R COMMANDER como proposta de formação para o ensino de estatística.
    7. Roger Braga Dutra - O estudo da elipse a partir da utilização do software geogebra em uma prática pedagógica de matemática no ensino médio.
    8. Ronaldo Cozza Rodrigues - Desenvolvimento de jogo de celular como ferramenta para compreensão de Geometria Plana e Espacial.

     

    2018

    1. Elto dos Santos Silva Junior - A prática de jogos didáticos como perspectiva pedagógica no ensino de matemática na educação básica.
    2. Jessica Santos - Aplicação do Cálculo Fracionário na Modelagem da Memória e da Aprendizagem.
    3. Joel Quevedo de Matos - Os sólidos platônicos e suas aplicações no ensino básico, desenvolvimento/difusão de material.
    4. Nataliya Malska - Figuras planas e seu mundo isoperimétrico.
    5. Rudinei dos Santos Lombardi - Discursos dos egressos do curso de licenciatura em matemática da universidade federal do rio grande (FURG) acerca da formação inicial de professores.
    6. Tais Farias Machado - Reflexões sobre a aprendizagem de álgebra no ensino fundamental.

     

    2017

    1. Daniele Amaral Fonseca - O ensinar Matemática para Deficientes Visuais. 
    2. Fabrine Diniz Pereira - Investigando o Tecnostress em um coletivo de Professores de Matemática.
    3. Luana Maria Santos da Silva - Vivências de mal-estar docente nas escolas públicas: discursos de professores de matemática.
    4. Jorge Iran Conceição Ferreira - Geogebra: Sequência didática e os projetos de aprendizagem na formação do professor de matemática.
    5. Kelvin John Silva dos Anjos - Ações Parciais de Grupos.
    6. Marcio Antonio de Souza - Introdução a teoria de Galois.
    7. Matheus Pimentel Gomes - Mapeamento de produções científicas sobre a prova Brasil.
    8. Thiago Avila Pouzada - Perspectivas teórico-pedagógicas sobre o ensinar geometria a partir do discurso de professores de matemática.
    9. Tatiane Santos de Oliveira Muniz - Ressignificando concepções sobre o ensino de matemática para alunos com necessidades auditivas: uma prática pedagógica na escola bilíngue e as relações com trabalhos científicos

     

    2016

    1. Elisa Ferreira Medeiros - Uma introdução ao estudo das Equações Diferenciais Parciais usando o modelo de Euler-Bernoulli para a vibração transversal de uma barra flexível.
    2. Wellington Tavares dos Santos - A história do quinto postulado, as geometrias não-euclidianas e suas implicações no pensamento científico.

     

    2015

    1. Camila Rubira Silva - Da Teoria à Prática: Uma proposta pedagógica para o ensino da estatística nos anos finais do ensino fundamental.
    2. Félix Afonso de Afonso - Compreendendo a teoria das Álgebras de Hopf.
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