PROJETOS DE ENSINO
Centro de Inovação em Educação Estatística - ICE
O Centro de Inovação em Educação Estatística (ICE) integra um conjunto de ações voltadas à promoção da Educação Estatística. Essas ações incluem Projetos e Programas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Desenvolvimento Tecnológico, que conectam a Universidade com a comunidade.
Os principais Programas são o LeME (Letramento Multimídia Estatístico), o ATELIE (Apoio Tecnológico para uma Educação Lúdica e Interativa de Estatística) e o MOSAICO (Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística). Estes contemplam, indissociavelmente, ações de ensino, pesquisa e extensão.
O ICE faz parte do Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF, da Universidade Federal de Rio Grande – FURG. Como infra-estrutura física dispõe do Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística - LabEst; da Sala da Aprendizagem da Estatística - SalAEst, no Campus Carreiros; e da Sala LeME, no CCMar. No âmbito de recursos humanos, o ICE é composto por pesquisadores do Grupo Internacional de Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE.
A logomarca do ICE é inspirada em um cristal de gelo. Se constitui de várias micro partículas hexagonais - formato das mesas de nossos espaços físicos (LabEst e SalaEst). Representam a união das ações de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora realizadas de forma colaborativa pelo grupo, em prol da Educação Estatística.
Elaboração e Produção de Material para o Ensino de Cálculo Diferencial e Integral
Projeto de Ensino: Elaboração e Produção de Material para o Ensino de Cálculo Diferencial e Integral
Este projeto visa a elaboração de novos materiais didáticos para as disciplinas semestrais de Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III, Equações Diferenciais e para as disciplinas anuais de Cálculo Diferencial e Integral I e II, bem como prevê o aprimoramento do material didático que vem sendo produzido desde 2011. O projeto tem por objetivo a elaboração de um material acessível para os alunos, auxiliando na diminuição dos índices de retenção e evasão. Está previsto a inclusão de novos tópicos e curiosidades nos textos produzidos, bem como dados históricos e exercícios cuja resolução incentive a utilização de recursos computacionais. Os materiais produzidos serão publicados na modalidade e-book, com acesso público e gratuito a comunidade em geral.
Espaço de Aprendizagem Colaborativa (EAC)
Projeto de Ensino: Espaço de Aprendizagem Colaborativa do IMEF
O projeto de ensino "ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA DO IMEF", vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF, tem como principal propósito incentivar a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, promovendo cooperação acadêmica aos estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, que apresentam dificuldades nas disciplinas básicas ofertadas pelo IMEF. As atividades do projeto envolvem monitorias nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Geometria Analítica, Física, Probabilidade e Estatística. Os atendimentos das monitorias ocorrem nas salas 2108 e 2109 no pavilhão 02 do campus Carreiros da FURG. Os monitores, sob orientação dos docentes colaboradores do projeto, realizam atendimentos individuais, aulões, oficinas e produzem material de apoio para auxiliar a aprendizagem dos estudantes. Para garantir a qualidade do trabalho, este projeto conta com o apoio e a parceria da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da FURG.
Equipe de profissionais:
Monitoria para disciplinas de Física Básica
Projeto de Ensino: Monitoria para disciplinas de Física Básica
Esse projeto de ensino visa contribuir para o desenvolvimento e a otimização do processo de ensino aprendizagem, além de evitar a retenção de estudantes no seu percurso curricular, bem como, prevenir a evasão e o abandono do curso. Para isso, serão adotadas diversas metodologias alternativas.
Uma das alternativas propostas, e talvez a mais importante, é um acompanhamento extraclasse dos estudantes universitários matriculados nas disciplinas de Física Básica (Física 1, Física 2, Física 3 e Física 4, semestrais e/ou Física 1 e Física 2, anuais) realizados por monitor(es). Com isso, espera-se oferecer aos estudantes a oportunidade de um atendimento individual mais frequente e personalizado, permitindo que haja uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos previstos na(s) ementa(s) da disciplina(s). Tendo em vista que a interação social tem grande influência nesse processo.
Os monitores terão grande importância, tendo em vista o número elevado de alunos matriculados nessas disciplinas, especialmente Física 1 e 2. Além disso, eles terão a oportunidade de aprimorar ainda mais seus conhecimentos relativos ao conteúdo programático da disciplina e desenvolver habilidades de ensino e de relacionamento com o público de maneira geral, estimulando os estudantes ao hábito do estudo e a discussão em grupos.
Coordenadora: Profª. Drª. Agueda Maria Turatti
Programa de Incentivo à Matemática - PRIMA
O que é o PRIMA?
O Programa de Incentivo à Matemática – PRIMA é um programa que tem o intuito de colaborar com os estudantes de graduação da FURG, incentivando as ações que contribuam no aprendizado da Matemática.
Curso de Pré-Cálculo EaD
É um curso de Matemática Básica modalidade à distância com duração de até 10 semanas, onde o próprio estudante organiza seus horários de estudos.
Objetivos:
Retomar os conteúdos de Matemática Básica de nível fundamental e médio indispensáveis para as disciplinas que envolvem Matemática em nível superior a fim de promover as condições necessárias à formação acadêmica do(a) estudante.
Metodologia:
O material didático está disponibilizado na plataforma Moodle. O estudante fará a leitura da(s) apostila(s) de cada Aula e a seguir responderá o "Questionário online" para avaliar o seu aprendizado. O curso terá duração de até 10 semanas e o(a) estudante deverá responder a todos os questionários e obter uma média final igual ou superior a 70 (70%). Poderão ocorrer encontros presenciais (oficinas e minicursos) com os monitores em dias e horários pré-determinados e divulgados na plataforma de ensino a distância. O(A) estudante que concluir o curso com êxito, receberá um certificado digital de 40 horas que poderá ser usado como atividade complementar.
Público-Alvo:
Estudantes de graduação da FURG.