Edital de Seleção de Bolsista de Iniciação Científica - Projeto: Percepção dos pescadores artesanais acerca dos impactos ambientais provocados pelo lixo encontrado nas redes de pesca

 

A professora Débora Spenassato do Instituto de Matemática, Estatística e Física – IMEF, torna público que realizará Processo Seletivo para Bolsista de Iniciação Científica, conforme descrição abaixo.


1.
Descrição


1.1
Unidade Acadêmica: IMEF
1.2
Responsável pela bolsa: Débora Spenassato


1.3
Projeto: Percepção dos pescadores artesanais acerca dos impaactos ambientais provocados pelo lixo encontrado nas redes de pesca.


Resumo:
O lixo e os resíduos sólidos têm ganhado destaque nos últimos anos devido ao crescente descarte de forma incorreta e aos grandes danos que podem causar ao ambiente, seja ele terrestre ou marinho, assim como na saúde dos seres humanos. Muitos estudos têm abordado a temática de resíduos encontrados nas praias ou nos oceanos. No entanto, esseestudo busca avaliar a temática do lixo encontrado em ambiente de água doce, mais especificamente no Estuário da Lagoa dos Patos, Ilhas da Torotama e Marinheiros, em Rio Grande-RS. Para isso, pretende-se levar em consideração a percepção dos pescadores(as) artesanais, pois são eles que atuam diariamente no local e tiram seu sustento e de suas famílias. Sendo assim, essa pesquisa visa elaborar e aplicar um instrumento (questionário) autoaplicável para avaliar a percepção dos pescadores sobre os impactos ambientais negativos causados pelo lixo encontrado nas redes de espera utilizadas para a pesca. Após, pretende-se realizar uma análise exploratória desses dados e aplicar técnicas de estatística multivariada para avaliar a percepção dos mesmos. Esses resultados fornecerão subsídios para promover atividades de extensão nas temáticas de reciclagem/reaproveitamento de materiais e artesanato, além de educação estatística. O estudo surge da inquietação e preocupação com o aumento desses resíduos descartados de forma incorreta e seu impacto ambiental.


1.4
Período de atividades: 01 de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023.


1.5
Número de vagas: 01


1.6
Prazo para inscrição: até 11/08/2022 às 23:59 horas.


2.
Requisitos para a inscrição:


2.1.1
Estar regularmente matriculado em curso de graduação da FURG, preferencialmente Oceanologia, Biologia ou Gestão Ambiental;
2.1.2
Ser aluno cotista (EPEC SOCIAL);
2.1.3
Dispor de 12 horas semanais para o trabalho;
2.1.4
Não possuir vínculo empregatício, nem receber salário ou remuneração decorrente do exercício de atividades de qualquer natureza, inclusive estágio remunerado, durante a vigência da bolsa;
2.1.5
Não receber, concomitantemente, duas bolsas da FURG ou de outro órgão.

 

link para o edital: clique aqui.

 

financiador, durante a vigência da bolsa;
2.1.6
Estar ciente dos termos desse Edital, bem como do Edital PDE/EPEC Nº 01/2022.
3.
Inscrição:
Interessados(as) devem enviar e-mail para
dspenassato@furg.br contendo cópia do
Histórico
Acadêmico atualizado e emitido pelo Sistema da FURG até o dia 11/08/2022.
4.
Critérios avaliativos:
O(a) estudante deve possuir nível básico em Excel. Terá preferência o(a) estudante que

já tenha cursado as disciplinas de probabilidade e estatística e esteja matriculado(a) nos

cursos citados no item 2.1.1 desse edital.
Também será considerada a nota obtida na(s)
disciplinas(s) citadas e o coeficiente de rendimento.

Seleção de bolsista de iniciação científica EPEC para atuar no projeto "Aplicação de Transformações Difeomorfas para Resolução de Problemas de Dispersão e de Escoamento".

 

Inscrições:

  • Até dia 10 de agosto às 18h
  • Enviar o histórico escolar para e-mail

          andre.imef@gmail.com

          e agendar entrevista.

 

Critérios de seleção:

  • Entrevista (será realizada dia 11 de agosto)
  • Histórico escolar

Seleção de bolsista de iniciação científica EPEC para atuar no projeto "Tópicos de Equações Diferenciais Parciais e Aplicações".

 

Inscrições:

  • Até dia 10 de agosto às 18h
  • Enviar o histórico escolar para email

            juliana.s.ricardo@gmail.com

          e agendar entrevista.

 

Critérios de seleção:

  • Entrevista (será realizada dia 11 de agosto)
  • Histórico escolar
Na última sexta-feira, 29 de julho, foi inaugurado o Casarão do Saber e da Inovação no município de São José do Norte. O Casarão oferecerá mais de 10 opções de oficinas gratuitas, em diferentes áreas do conhecimento, aos estudantes no contraturno escolar.

Durante o ato inaugural foi assinado o termo de convênio entre a Prefeitura de São José do Norte e a Universidade Federal do Rio Grande. Assinaram o termo, a prefeita, Fabiany Zogbi Roig e a Pró-Reitora de Inovação e Tecnologia de Informação, Danúbia Bueno Espíndola.  

Acompanharam a solenidade alguns professores do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) e a sua diretora, Adriana Elisa Ladeira Pereira.

O Laboratório Ciência Impressa 3D do Instituto de Matemática, Estatística e Física em parceria com a prefeitura desenvolverá o Projeto Casarão do Saber Maker coordenado pelos Professores Everaldo Arashiro, João Prolo e Aline Guerra Dytz. 
 
O projeto tem como objetivo oferecer oficinas de Prototipagem e Impressão 3D, contribuindo para que os alunos da rede pública do município tenham acesso à cultura maker (mãos na massa), ou seja, à experimentação, aprendizagem criativa e prática do conhecimento, com uso de tecnologias, objetos recicláveis e outros materiais.
 
 
 
 
 

É com imenso prazer que o Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) divulga a notícia que o egresso Felipe Vargas do curso de Mestrado em Física, vinculado ao IMEF, publicou artigo referente ao seu tema de pesquisa desenvolvido no Mestrado e, atualmente, em seu Doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), no melhor periódico de Astrofísica do mundo, o Astrophysical Journal.

Abaixo podem ser conferidas maiores informações sobre o ex-estudante do IMEF e seu trabalho:

 

Felipe Vargas

 

Graduação e Mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é estudante de Doutorado no Instituto de Ciências Nucleares na UNAM (México). Iniciou o curso de Engenharia Mecânica em 2010 participando de projetos na área de Física do estado sólido e trocou para o curso de Física Bacharelado em 2012, onde continuou atuando na área de estado sólido. Fez um estágio acadêmico de três semestres na Irlanda, pelo programa Ciência Sem Fronteiras, na National University of Ireland, Maynooth, estudando Astrofísica. Participou de um projeto da missão COrE da European Space Agency (ESA). Sua Dissertação de Mestrado foi focada na área das supernovas. Tem interesse na grande área da Astrofísica das altas energias. É membro colaborador do grupo ASTROFURG do IMEF.

 

Sua pesquisa no Mestrado (com continuação no Doutorado) rendeu um artigo sobre a supernova 2014C, que foi publicado no melhor periódico de Astrofísica do Mundo, o Astrophysical Journal (ApJ). Neste trabalho, Felipe e seus colaboradores usam simulações numéricas sofisticadas para explicar melhor a dinâmica expansiva e energética da supernova em questão e assim, sugerir um novo método para a classificação destes fenómenos ultra energéticos no universo.

O trabalho de Felipe Vargas Ventura foi tão relevante que os editores do periódico fizeram uma entrevista exclusiva para ele falar sobre essa publicação.

 

Os links da publicação e da entrevista estão especificados a seguir.

 

Publicação: Survival of the Fittest: Numerical Modeling of SN 2014C - IOPscience

 

Entrevista: AAS Journal Author Series: Felipe Vargas on 2022ApJ...930..150V - YouTube

Processo de seleção bolsista PROBIC  - FAPERGS 
 
Projeto envolvendo conhecimentos de Cálculo, Geometria Analítica,  Álgebra Linear e linguagem de programação Python.
 
Maiores informações acesse: https://tinyurl.com/bolsapython
 

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFIS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) torna pública a abertura de processo de credenciamento de docentes neste Programa de Pós-Graduação.

Maiores informações estão descritas no Edital disponível em Edital Credenciamento 2022.

As inscrições estão abertas até o dia 31/07/2022. Em caso de eventuais dúvidas, por favor enviar e-mail para a coordenação do Programa, no e-mail pgfisica@furg.br

Alunos que preencherem a lista de presença receberão certificação de 10h ao assistirem todas as lives.

Os projetos de extensão "Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo" e “Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha” do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) informam sobre o Ciclo de Lives Formativas sobre Feiras e Mostras Científicas que ocorrerá a partir do dia 15 de junho de 2022 pelos canais do YouTube dos referidos projetos, sempre às 19h.

A primeira live do ciclo falará sobre “Feiras e Mostras Científicas: Espaço-tempo coletivo de ensinar e aprender”, e acontecerá no dia 15 de junho, quarta-feira.

No dia 22 de junho, quarta-feira seguinte, a segunda live trará o tema “Projetos Investigativos em Feiras e Mostras Científicas”.

Encerrando o ciclo, no dia 29 de junho, também quarta-feira, a pauta da última transmissão será “Experiências em Feiras e Mostras de Ciências na Educação Básica”.

As lives contarão com a participação de palestrantes externos à FURG, envolvidos desde a universidade à escola, com as feiras e mostras científicas. Os interessados poderão assistir às lives e preencher a lista de presença que será disponibilizada no chat, recebendo certificação de 10h ao assistir a todas as lives.

Além disso, os interessados que participarem das três lives estarão habilitados para a seleção de relatos para compor através de um capítulo o e-book "Memórias, Práticas e Relatos de professores sobre Feiras e Mostras Científicas - volume 3”, observando os critérios na chamada disponível em <https://sinsc.furg.br/detalheseventos/1694>

Os coordenadores dos projetos de extensão, professora Rafaele Rodrigues de Araujo e professor Charles dos Santos Guidotti, entendem que o processo formativo que faz parte dos referidos projetos contribui de forma significativa com o andamento das outras ações que são realizadas, que vão desde a organização e execução de Feiras de Ciências nas escolas, assim como a Feira de Ciências municipal (em Rio Grande e Santo Antônio da Patrulha), que envolve a seleção e disponibilização de bolsas do CNPq para estudantes e professores da educação básica.

Mais informações:

Site do projeto de extensão “Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo”: https://feiradascienciasrg.furg.br/

Site do projeto de extensão “Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha”: https://mostrasap.furg.br/

Mostra municipal está na sua 14ª edição e tem participação da comunidade escolar e acadêmica.

A 14ª edição da Mostra de Ciências e do Conhecimento do município, projeto financiado pelo CNPq, foi aberta na última quarta-feira, 1º, na Unidade Cidade Alta do Campus da FURG de Santo Antônio da Patrulha, com a participação da comunidade acadêmica e escolar, representada por professores e gestores. 

O evento, que também teve transmissão via canal do projeto no YouTube, objetivou apresentar para a comunidade o cronograma das atividades vinculadas ao projeto, bem como revelar o tema da edição. Constituem as ações do projeto de extensão, vinculado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), cursos e oficinas para professores e estudantes da educação básica da cidade, bem como feiras e mostras escolares, que culminam com a Mostra de Ciências e do Conhecimento municipal. 

Tradicionalmente o tema da MCCSAP é o mesmo escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que em 2022 chega à sua 19ª edição, e foi “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, em homenagem aos 200 anos da declaração da independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822.

O coordenador do projeto, professor Charles Guidotti, ressaltou a importância do evento de abertura das atividades da MCCSAP, uma vez que é o momento em que a comunidade conhece o tema que norteará as produções dos estudantes da educação básica, bem como as suas potencialidades pedagógicas. Para isso, os convidados Fernando Kokubun (FURG) e Augusto Fraga (Semed-SAP), ministram duas palestras sobre o “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciências, Tecnologia e Inovação no Brasil”, apresentando diversos pontos e personalidades da história da ciência no Brasil. 

Veja as próximas atividades da XIV MCCSAP aqui (https://mostrasap.furg.br/)

As atividades do projeto seguem durante os próximos cinco meses, encerrando-se em outubro com a etapa municipal de exposição dos trabalhos de investigação dos estudantes da educação infantil ao Ensino Médio.

A expectativa é que em 2022, na etapa municipal, sejam apresentados 60 trabalhos. Na oportunidade, serão distribuídas 6 bolsas de Iniciação Científica Junior, para os estudantes destaques da edição, e duas bolsas de Apoio Técnico em Extensão no País – ATP para professores orientadores de projetos destaques. 

A Direção do Instituto de Matemática, Estística e Física (IMEF) informa que a partir desta segunda-feira, dia 30/05/2022, iniciam as monitorias no Espaço de Aprendizagem Colaborativa (EAC) do Instituto. Os atendimentos dos monitores(as) ocorrerão nas salas 2108 e 2109 no pavilhão 2 do Campus Carreiros da FURG. As monitorias ofertadas no EAC do IMEF contemplam as disciplinas de Cálculo, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Física, Probabilidade e Estatística. Para maiores informações sobre os horários dos atendimentos dos monitorias, basta consultar o site do IMEF, no menu "Acesso Rápido" ou diretamente pelo link: https://imef.furg.br/monitorias-2022