Objetivos

O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da FURG destaca como papel da Educação Superior sua responsabilidade social de compartilhamento de conhecimentos, de espaço público que delineia sua identidade no diálogo com a sociedade. Sob essa perspectiva, a Universidade necessita estar atenta a processos que contribuam na formação de profissionais, identificando diferentes desafios na formação de pessoas, na produção de conhecimento e novas tecnologias.

Atento a essas mudanças e necessidades de formação o Curso de Matemática- Licenciatura da FURG tem por objetivo a formação de professores de Matemática. Buscando:

promover a formação de cidadãos atuantes dentro da comunidade, dotados de espírito crítico, pluralismo de ideias, ética e respeito ao indivíduo e ao ambiente;

promover a educação plena, enfatizando uma formação geral que contemple a técnica, o uso de tecnologias e as humanidades, em consonância com o potencial de crescimento da região.

Tendo como base a Resolução CNE/CP 02/2015 de 09 de junho de 2015 e a Resolução CNE/CP 02/2015 de 1º de julho de 2015, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para formação continuada, a carga horária total do curso passou, em 2023, para 3.300 horas. Além disso, amparados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Matemática, registrada no Conselho Nacional de Educação sob o parecer nº 1.302/2001, busca-se, por meio da alteração curricular:

problematizar e construir uma visão aprofundada dos conceitos matemáticos e dos processos escolares. Formando um profissional que contempla saberes pedagógicos e específicos da área da Matemática.