IMEF realiza ações de escuta e diálogo a partir do resultado da Avaliação Docente pelo Discente – 2024

O Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da FURG promoveu, ao longo das últimas semanas, ações voltadas à escuta qualificada da comunidade acadêmica a partir dos dados da Avaliação Docente pelo Discente (ADD) referentes ao ano de 2024.

Com o objetivo de valorizar a participação estudantil e qualificar os processos pedagógicos, a Comissão Interna de Avaliação da Unidade (CIAP) e a Direção do IMEF organizaram seminários para apresentação e debate dos resultados: o primeiro momento voltado aos estudantes, realizado no dia 3 de julho, em dois horários (manhã e noite); o segundo voltado ao corpo docente, no dia 10 de julho. Os encontros oportunizaram momentos de escuta, análise crítica e construção de propostas para o aperfeiçoamento institucional.

A análise dos dados destacou, de modo geral, a excelência do corpo docente do IMEF, cujos docentes que atuam nos cursos da Unidade possuem nota média igual a 8,43, com a maioria dos(as) professores(as) recebendo avaliações muito boas e excelentes. Comentários positivos mencionaram a clareza nas explicações, o domínio do conteúdo e o comprometimento com a formação dos(as) estudantes.

Ao mesmo tempo, a Direção identificou pontos que merecem atenção — como aspectos relacionados à organização das aulas, formas de comunicação e estratégias de avaliação — e se comprometeu a promover espaços de diálogo com colocando-se à disposição para escuta e apoio no que estiver ao alcance da gestão.

Essas ações demonstram o compromisso do IMEF com uma educação pública de qualidade, participativa e em constante aperfeiçoamento. A escuta ativa da comunidade acadêmica, por meio de instrumentos como a ADD, é fundamental para fortalecer os laços institucionais e promover melhorias contínuas nos processos de ensino e aprendizagem.

A ADD referente ao semestre 2025/1 está em andamento, e a participação dos(as) estudantes é essencial. Preencher o questionário com atenção e responsabilidade é uma forma de contribuir ativamente com o crescimento dos cursos, com o aprimoramento das práticas docentes e com a qualidade da formação universitária.

Participe da ADD 2025/1 e faça sua voz ser ouvida!