Professores IMEF integram comitê da FAPERGS

Quatro professores da FURG SAP, sendo três do Instituto de Matemática, Física e Estatística (IMEF) foram nomeados para integrar o comitê de assessoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) para o período 2025-2026. A nomeação, que inclui 16 pesquisadores de diversas áreas, representa um marco para o IMEF e para a FURG, destacando a excelência de seus docentes e a contribuição da universidade para a pesquisa e inovação no estado.

O Professor Dr. Charles dos Santos Guidotti, nomeado para o comitê de Educação, expressou que está muito contente e sobre as expectativas nesta nova e importante missão: “é uma oportunidade de contribuir diretamente para a pesquisa do nosso estado, ajudando a garantir que os recursos sejam destinados a projetos que realmente promovam o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável. Para a universidade, essa nomeação reflete o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos na formação de professores, na pesquisa e na extensão”, destacou Charles.

A Professora Dra. Karin Ritter Jelinnek, também nomeada para o comitê de Educação, revela que o sentimento é de gratidão, aos seus pares, colegas pesquisadores que indicaram seu nome para este novo desafio, e também, de muita alegria em poder contribuir para a pesquisa na área da Educação no Rio Grande do Sul. “O papel deste comitê é assessorar as pesquisas que passam pela Fapergs, não só na avaliação de novos projetos que possam vir por editais, mas também no sentido de fomento para áreas específicas da educação, e poder contribuir com a Educação do nosso estado me deixa muito grata e feliz”, concluiu a pesquisadora.

Por fim, o Professor Dr. Renê Carlos Cardoso Baltazar Júnior, que integrará o comitê de Matemática e Estatística, conta que "principalmente para a FURG de Santo Antônio da Patrulha, é um marco muito importante estar inserido em uma agência de pesquisa”, afirma. Segundo ele, a área da matemática merece um destaque e um maior fomento em várias áreas, por isso acredita que sua indicação seja relevante para a pesquisa em Matemática no sul do Brasil e sugere que esta representatividade na área seja ampliada na Fapergs.

Essas nomeações reforçam o papel da FURG como protagonista na formulação de políticas públicas para a pesquisa, inovação e desenvolvimento no Rio Grande do Sul, além de promover a troca de conhecimento entre instituições de ensino e pesquisa.

A notícia completa pode ser conferida no link: https://sap.furg.br/35-notícias/965-professores-do-campus-furg-sap-compõe-comitê-da-fapergs-2.html