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A Coordenação de Curso de Matemática Licenciatura está disponibilizando os horários para o primeiro semestre de 2012:
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Há 7 anos a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) vem crescendo a cada ano, criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Em 2011, cerca de 1,87 milhões de alunos de mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados.
No Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da FURG está sediada a coordenação da regional sul do Rio Grande do Sul, com abrangência de 39 municípios, com 488 escolas e 127.368 alunos inscritos na primeira fase. No período de 22 a 24 de novembro de 2011 está ocorrendo a correção, pelos professores do IMEF, das provas dos estudantes que foram selecionados e realizaram a prova da segunda fase da OBMEP.
Ao término deste processo, as provas destaque da região irão para a correção unificada nacional, quando serão definidos os medalhistas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Os sucessivos recordes de participação tem feito da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.
Os professores que estão corrigindo as provas: Prof. Luverci do Nascimento Ferreira, Profa. Edite Taufer, Profa. Fabiana Travessini De Cezaro, Prof. Adriano De Cezaro, Profa. Mauren Porciúncula Moreira da Silva (Coordenadora da OBMEP), Prof. Eneilson Campos Fontes, Profa. Denise Maria Varella Martinez (Diretora do IMEF) e Prof. Mario Rocha Retamoso.- Detalhes
O seminário será nesta quinta feira 24 de novembro as 13h30, na sala 2209 do pavilhão 2 e será ministrado pelo aluno de mestrado Jeferson Gonçalves.
Esta comunicação tem por objetivo apresentar um experimento mental envolvendo um submarino, imerso em um fluido perfeito, que se move com velocidade relativística. Sabemos que o submarino estará em equilíbrio hidrostático quando sua densidade for igual a do fluido no qual ele está imerso.
No entanto, dentro do contexto da relatividade especial, veremos que se o submarino adquirir movimento horizontal com velocidade relativística esse equilíbrio desaparecerá. Mais, será visto que observadores em diferentes estados de movimento podem discordar quanto ao sentido do deslocamento vertical deste submarino.
De fato, um observador em repouso em relação ao fluido dirá que o volume do submarino deverá contrair-se por um fator de Lorentz, enquanto sua massa aumentará pelo mesmo fator, o que implicará, por sua vez, em um aumento da densidade do submarino. Logo, este observador concluirá que o submarino deverá inevitavelmente afundar.
Por outro lado, para um observador comóvel ao submarino serão os elementos de fluido que se contraem por um fator de Lorentz, concomitantemente com o aumento de massa por igual fator. Com efeito, a densidade do fluido aumentará e o observador comóvel concluirá que o submarino emergirá. Mostraremos que no domínio da relatividade geral estas divergências de pontos de vista desaparecem, e portanto todos os observadores concordarão com o sentido do movimento vertical do submarino.
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A Coordenação de Curso da Matemática licenciatura está convidando todos os alunos a participarem da reunião no dia 22 de novembro, terça- feira, às 19h na sala 1204 do pavilhão 1.
O assunto a ser tratado é o novo curso de Matemática Licenciatura em 2012.
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A prova será aplicada em cinco pólos, para melhor comodidade dos alunos, que poderão fazê-la em escolas próximas de suas residências, sendo: IFRS (centro); ETE Getúlio Vargas (Cohab II); EMEM Roberto Bastos Tellechea (Parque Marinha); EMEF Marques de Souza (São José do Norte); EEEM Lilia Neves (Vila da Quinta).
Assim como nas outras edições, os alunos farão a prova de acordo com a série que freqüentam, isto é, alunos de 5ª e 6ª série (6º e 7º ano), farão a prova de Nível I; alunos de 7ª e 8ª série (8º e 9º ano), a prova de Nível II; alunos do Ensino Médio, a prova de Nível III.
A prova constará de questões objetivas e uma discursiva envolvendo conteúdos de matemática, como aritmética, lógica, álgebra, geometria, entre outros. Por tratar-se de uma “competição”, além dos conhecimentos matemáticos o aluno necessitará, também de raciocínio lógico.
As inscrições podem ser realizadas através do site www.inscricoes.furg.br, mas, caso o aluno não consiga realizar sua inscrição pelo site, a mesma poderá ser efetuada até 30 minutos antes da prova. Para isto, basta que o mesmo tenha um documento de identidade e um comprovante da série que freqüenta (pode ser o boletim de notas do trimestre passado) e comparecer no pólo escolhido para a realização da prova.
Para a prova, o aluno deve levar caneta azul ou preta, lápis e borracha. Não será permitido o uso de calculadoras, celulares ou aparelhos afins.
A classificação dos alunos ocorrerá da seguinte forma, serão medalhistas:
- os classificados em primeiro lugar de cada nível, de cada pólo;
- na classificação geral, os três primeiros colocados de cada nível.
A premiação dos alunos acontecerá numa solenidade no CIDEC-SUL, no Campus Carreiros da Furg, em data a ser divulgada na 2ª quinzena de Março/2011.
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Este ano o evento bateu recorde de submissão de trabalhos chegando a 1216 propostas aprovadas nas diversas modalidades. O acadêmico Morenci Porto Rocha, graduando do 2º ano do curso de Licenciatura em Matemática apresentou o trabalho intitulado “Formação continuada de professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental”, orientado pela professora doutora Tanise Novello. Já o mestrando Daniel da Silva Silveira e a acadêmica Vanessa Silva da Luz, apresentaram o trabalho “Reflexões sobre o ensino de matemática atrelado ao uso do material concreto nos anos iniciais de escolarização”. Ambos os trabalhos receberam incentivo do projeto “Ciência, Universidade e Escola: investindo em novos talentos” e contou com a parceria de outros integrantes do projeto. “Discutirmos questões relacionadas à Educação, Ciência e Ensino de Matemática é essencial para repensarmos constantemente nossa prática educativa. Acredito que pensar e discutir sobre o ensino é um processo de reconstrução constante e inacabado e é em eventos, como o EDUCERE, que socializamos nossas experiências e ampliamos nossos olhares sobre a docência. Afinal, é nesse processo de troca de saberes que construímos nossos entendimentos e práticas”, diz a profa. Tanise Novello. Ela salienta e agradece o apoio recebido pelo IMEF, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes). |
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